Nome do Projeto
Laboratório de Ensino de História
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 29/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Laboratório de Ensino de História - LEH foi constituído em 2004, enquanto espaço de formação, para discussão, problematização, troca de experiências e produção de materiais didáticos relacionados ao Ensino de História. Conta com professores que atuam na graduação e no PPGH/ICH, articulando em suas práticas, o ensino, a pesquisa e a extensão, sobre temáticas vinculadas ao Ensino de História, História da Educação, História do Brasil em suas interfaces com o Ensino, Educação Patrimonial e Acervos, aproximando assim a teoria e a prática.

Objetivo Geral

Constituir espaço de formação inicial e continuada para alunos/as do Curso de Licenciatura em História e para os/as professores/as que atuam na Educação Básica, articulando teoria e prática.

Justificativa

A História apresenta significativo papel no processo de formação escolar de todo cidadão juntamente com as demais áreas do conhecimento, sua prática de ensino-aprendizagem envolve a construção das identidades, promove a consciência histórica e a participação articulada na vida em sociedade. Conforme Bittencourt (2009) o uso da frase: "estuda-se história para compreender o presente e criar os projetos futuros", para explicar o porquê da disciplina de história, apesar de ainda bastante recorrente, precisa ser ampliada, "um dos objetivos centrais do ensino de História, na atualidade, relaciona-se à sua contribuição na constituição de identidades" (p.121). Nesse sentido, torna-se fundamental o acompanhamento do processo formativo daqueles que irão atuar como docentes, assim como, na formação continuada dos professores que estão em sala de aula. Para tanto, este projeto justifica-se pela relevante contribuição que trará ao oportunizar espaços de formação docente, de interação entre escola e universidade, e de discussões e reflexões sobre teoria e prática do ensino de História. Assim como, enquanto núcleo de organização e preservação de materiais didáticos, históricos e atuais, possibilitando a realização de pesquisas acadêmicas e auxiliando professores e estagiários da disciplina de História na elaboração de materiais didáticos e no desenvolvimento dos planos de ensino desta disciplina.

Metodologia

O Laboratório de Ensino de História tem como local a sala 130 do ICH/UFPel, neste local ocorrem parte das atividades que envolvem o projeto de extensão, cita-se: catalogação e registro de documentos e materiais didáticos; abertura semanal do acervo didático para consulta local e/ou empréstimo para comunidade em geral; encontros quinzenais para discussão de textos teóricos sobre o ensino de História e Educação, relato e troca de experiências docentes e produção de materiais didáticos; planejamento e execução de cursos de curta duração sobre o ensino de História, oficinas, seminários, reuniões dos projetos de ensino e extensão vinculados ao LEH, e demais eventos afins, que possibilitem o intercâmbio entre profissionais dos IFES, estudantes universitários e professores/as da Educação Básica. Ainda, outras atividade são realizadas em espaço externo, indicado pelas comunidades escolares, como exposição de materiais didáticos, oficinas com alunos/as e professores/as, roda de conversações, troca de experiências, cursos, mediação de leituras e outros.

Indicadores, Metas e Resultados

O conjunto de ações orientadas a um objetivo comum, articulando projetos e outras ações existentes (cursos, eventos, prestação de serviços e produção acadêmica), possibilitará contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de ensino-aprendizagem da disciplina escolar de história, especialmente, através da interação entre a pesquisa, as concepções teóricas e metodológicas do Ensino de História, e a prática de ensino realizada no cotidiano da escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GASPAROTTO6
ANA GABRIELA DA SILVA VIEIRA
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES2
BARBARA DENISE XAVIER DA COSTA
BETHANIA LUISA LESSA WERNER
CARMEN BEATRIZ LUBKE UCKER
FELIPE NUNES NOBRE
GISELE MORAES RODRIGUES
HELOISA PEREIRA MIRANDA
Hailton Jyan Krüger da Silva
JESSICA CAMARGO TRISCH
JOCAR JOSÉ LUNA DA SILVA
JOSÉ PAULO QUADRO MACHADO
JOÃO GOMES BRAATZ
JÉSSICA BITENCOURT LOPES
LARISSA CERONI DE MORAIS
LISIANE SIAS MANKE8
LUCAS DE SOUZA PEDROSO
LÉO ARAÚJO LACERDA
MARA INES ALFLEN
MARCIA JANETE ESPIG3
MARIA CAROLINA PADILHA DE SOUZA NETA
MAURO DILLMANN TAVARES7
MOZART MATHEUS DE ANDRADE CARVALHO
PATRÍCIA DUARTE PINTO
PATRÍCIA DUARTE PINTO
SEBASTIAO PERES5
VANIA GRIM THIES
VIVIANE ADRIANA SABALLA6

Página gerada em 05/12/2020 13:16:55 (consulta levou 0.178798s)