Nome do Projeto
Laboratório de Ensino de História
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 27/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Laboratório de Ensino de História - LEH foi constituído em 2004, enquanto espaço de formação, para discussão, problematização, troca de experiências e produção de materiais didáticos relacionados ao Ensino de História. Conta com professores que atuam na graduação e no PPGH/ICH, articulando em suas práticas, o ensino, a pesquisa e a extensão, sobre temáticas vinculadas ao Ensino de História, História da Educação, História do Brasil em suas interfaces com o Ensino, Educação Patrimonial e Acervos, aproximando assim a teoria e a prática.

Objetivo Geral

Constituir espaço de formação inicial e continuada para alunos/as do Curso de Licenciatura em História e para os/as professores/as que atuam na Educação Básica, articulando teoria e prática.

Justificativa

A História apresenta significativo papel no processo de formação escolar de todo cidadão juntamente com as demais áreas do conhecimento, sua prática de ensino-aprendizagem envolve a construção das identidades, promove a consciência histórica e a participação articulada na vida em sociedade. Conforme Bittencourt (2009) o uso da frase: "estuda-se história para compreender o presente e criar os projetos futuros", para explicar o porquê da disciplina de história, apesar de ainda bastante recorrente, precisa ser ampliada, "um dos objetivos centrais do ensino de História, na atualidade, relaciona-se à sua contribuição na constituição de identidades" (p.121). Nesse sentido, torna-se fundamental o acompanhamento do processo formativo daqueles que irão atuar como docentes, assim como, na formação continuada dos professores que estão em sala de aula. Para tanto, este projeto justifica-se pela relevante contribuição que trará ao oportunizar espaços de formação docente, de interação entre escola e universidade, e de discussões e reflexões sobre teoria e prática do ensino de História. Assim como, enquanto núcleo de organização e preservação de materiais didáticos, históricos e atuais, possibilitando a realização de pesquisas acadêmicas e auxiliando professores e estagiários da disciplina de História na elaboração de materiais didáticos e no desenvolvimento dos planos de ensino desta disciplina.

Metodologia

O Laboratório de Ensino de História tem como local a sala 130 do ICH/UFPel, neste local ocorrem parte das atividades que envolvem o projeto de extensão, cita-se: catalogação e registro de documentos e materiais didáticos; abertura semanal do acervo didático para consulta local e/ou empréstimo para comunidade em geral; encontros quinzenais para discussão de textos teóricos sobre o ensino de História e Educação, relato e troca de experiências docentes e produção de materiais didáticos; planejamento e execução de cursos de curta duração sobre o ensino de História, oficinas, seminários, reuniões dos projetos de ensino e extensão vinculados ao LEH, e demais eventos afins, que possibilitem o intercâmbio entre profissionais dos IFES, estudantes universitários e professores/as da Educação Básica. Ainda, outras atividade são realizadas em espaço externo, indicado pelas comunidades escolares, como exposição de materiais didáticos, oficinas com alunos/as e professores/as, roda de conversações, troca de experiências, cursos, mediação de leituras e outros.

Indicadores, Metas e Resultados

O conjunto de ações orientadas a um objetivo comum, articulando projetos e outras ações existentes (cursos, eventos, prestação de serviços e produção acadêmica), possibilitará contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de ensino-aprendizagem da disciplina escolar de história, especialmente, através da interação entre a pesquisa, as concepções teóricas e metodológicas do Ensino de História, e a prática de ensino realizada no cotidiano da escola.

Página gerada em 02/06/2025 19:18:29 (consulta levou 0.399965s)