Nome do Projeto
Ensino de História e Educação: articulações para a formação de professores/as
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/01/2023 - 17/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O presente projeto tem por objetivo a realização de um evento direcionado à formação de professores/as de História. A XXVI Jornada de Ensino de História e Educação, promovida pelo Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História, sessão Rio Grande do Sul, em parceria com o Curso de Licenciatura em História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, se constitui em um evento que reúne pesquisadores/as, professores/as do Ensino Superior e da Educação Básica e estudantes de Licenciaturas com o objetivo de promover espaços de formação e discussão acerca de temas que atravessam os mundos da escola e, mais particularmente, o ensino de História. A Jornada será realizada nos dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril de 2023 na UFPel (Pelotas/RS) e terá como tema central: "Devolver alegria ao futuro: ensino de História, lutas sociais e direitos humanos. Um tributo à militância e às convicções do Professor Enrique Serra Padrós”. A Jornada será desenvolvida a partir de diferentes atividades: conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos, sarau, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais. Entre as temáticas que serão abordadas ao longo do evento, destacam-se: direitos humanos; lutas antirracistas e educação para as relações étnico-raciais; Novo Ensino Médio e seus desdobramentos e limites; igualdade de gênero e direitos da população LGBTQIA+ nas aulas de História; condições de trabalho, valorização profissional e saúde mental do/a professor/a de História; experiências e metodologias para ensinar História na Educação Básica.
Objetivo Geral
Constituir um evento qualificado direcionado à formação inicial e continuada de professores/as de História, contribuindo para qualificar o ensino de História na Educação Básica e para o avanço nos estudos acerca da educação histórica.
Justificativa
O Ensino de História tem sido atravessado por uma série de desafios nos últimos anos, o que evidencia a necessidade de refletirmos sobre o nosso ofício e nossas práticas no tempo presente. A emergência de discursos negacionistas e/ou que reivindicam o autoritarismo, as concepções equivocadas acerca dos direitos humanos e das lutas sociais que marcam nossa história recente e as tentativas de vigilância e controle sobre o trabalho docente tem impactado de forma significativa os mundos da escola. Nesse sentido, é urgente a construção de espaços de discussão e formação coletivos, em que seja possível tratar destas problemáticas e aproximar estudantes de Cursos de Licenciatura, professores/as da Educação Básica e universitários. Destaca-se que as Jornadas de Ensino promovidas pelo GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-RS tem uma tradição consolidada no campo dos estudos acerca do Ensino de História e Educação, e sua realização em Pelotas poderá oportunizar um espaço de formação singular para nossa comunidade acadêmica e escolar.
Metodologia
A Jornada de Ensino será realizada a partir de diferentes atividades, tais como conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos, sarau, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais, conforme programação abaixo explicitada:
Programação do evento:
29/3 – Quarta-feira
Manhã: Credenciamento
Mesa Redonda: O Ensino de História e as lutas antirracistas
Convidados/as: Fernanda Oliveira (UFRGS); Ledeci (Rede Pública Estadual / Pelotas)
Mediação: Carla Moura
Tarde: Sessão de Comunicações
Atividade cultural
Noite: Conferência de Abertura: Professora Marisa Massone (Universidade de Buenos Aires) / Mediação Lisiane Manke (UFPel)
30/3 – Quinta-feira
Manhã: Sessão de Comunicações
Tarde: Mesa Redonda: O Novo Ensino Médio e as lutas pela educação pública
Álvaro Hypólito (FAE/UFPel); Carmem Ucker (Rede Pública / Pelotas); Anderson Baretto (IEJC)
Mediação: Natiele Mesquita
17h – 19h - Rodas de conversa
Roda de Conversa: A EJA existe/resiste no ensino de História: lutas e desafios da modalidade
Roda de Conversa: Condições de trabalho, valorização profissional e saúde mental do/a professor/a de História
Roda de conversa: O que faz o/a professor/a de História diante de um currículo que não é seu?
Noite: SARAU HISTÓRICO e lançamento de livros
31/3 – Sexta-feira
Manhã:
Oficina: Ensinar sobre a ditadura em sala de aula
Oficina "As potências da linguagem dos jogos no ensino da História: como planejar, como fazer?"
Oficina: Ensinar História para pessoas com deficiência
Oficina: Negacionismos em sala de aula
Oficina: Ferramentas digitais para ensinar História
Oficina: Cinema e Ensino de História
1/04 – Sábado
Visitas guiadas em lugares de memória de Pelotas
Tarde: Mesa Redonda: Igualdade de gênero e direitos da população LGBTQIA+ nas aulas de História
Convidados/as: Fernando Seffner (FACED/UFRGS); Priscila (Prof.História / rede básica); Carla Ávila (Rede estadual e UCPel)
Mediação: Amanda Nunes Moreira (Rede Pública e Privada de Pelotas)
17h – 19h: Homenagem ao Prof. Dr. Enrique Serra Padrós
Noite: Conferência de Encerramento: “Faz escuro mas eu canto”: Resistência e denúncia das violações de direitos humanos ontem e hoje
Suzana Lisboa (Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos) e Débora Maria (Movimento Mães de Maio)
Após o evento, o mês de abril será dedicado a ações de avaliação do evento e encaminhamento do Relatório Final e dos certificados.
Programação do evento:
29/3 – Quarta-feira
Manhã: Credenciamento
Mesa Redonda: O Ensino de História e as lutas antirracistas
Convidados/as: Fernanda Oliveira (UFRGS); Ledeci (Rede Pública Estadual / Pelotas)
Mediação: Carla Moura
Tarde: Sessão de Comunicações
Atividade cultural
Noite: Conferência de Abertura: Professora Marisa Massone (Universidade de Buenos Aires) / Mediação Lisiane Manke (UFPel)
30/3 – Quinta-feira
Manhã: Sessão de Comunicações
Tarde: Mesa Redonda: O Novo Ensino Médio e as lutas pela educação pública
Álvaro Hypólito (FAE/UFPel); Carmem Ucker (Rede Pública / Pelotas); Anderson Baretto (IEJC)
Mediação: Natiele Mesquita
17h – 19h - Rodas de conversa
Roda de Conversa: A EJA existe/resiste no ensino de História: lutas e desafios da modalidade
Roda de Conversa: Condições de trabalho, valorização profissional e saúde mental do/a professor/a de História
Roda de conversa: O que faz o/a professor/a de História diante de um currículo que não é seu?
Noite: SARAU HISTÓRICO e lançamento de livros
31/3 – Sexta-feira
Manhã:
Oficina: Ensinar sobre a ditadura em sala de aula
Oficina "As potências da linguagem dos jogos no ensino da História: como planejar, como fazer?"
Oficina: Ensinar História para pessoas com deficiência
Oficina: Negacionismos em sala de aula
Oficina: Ferramentas digitais para ensinar História
Oficina: Cinema e Ensino de História
1/04 – Sábado
Visitas guiadas em lugares de memória de Pelotas
Tarde: Mesa Redonda: Igualdade de gênero e direitos da população LGBTQIA+ nas aulas de História
Convidados/as: Fernando Seffner (FACED/UFRGS); Priscila (Prof.História / rede básica); Carla Ávila (Rede estadual e UCPel)
Mediação: Amanda Nunes Moreira (Rede Pública e Privada de Pelotas)
17h – 19h: Homenagem ao Prof. Dr. Enrique Serra Padrós
Noite: Conferência de Encerramento: “Faz escuro mas eu canto”: Resistência e denúncia das violações de direitos humanos ontem e hoje
Suzana Lisboa (Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos) e Débora Maria (Movimento Mães de Maio)
Após o evento, o mês de abril será dedicado a ações de avaliação do evento e encaminhamento do Relatório Final e dos certificados.
Indicadores, Metas e Resultados
Este Projeto de Extensão caracteriza-se a partir da constituição de um evento acadêmico cuja meta central é contribuir para a formação inicial e continuada de professores/as de História. Como resultado, se espera que a Jornada contribua para a qualificação do ensino de História na Educação Básica, bem como para qualificar as discussões no campo do Ensino de História e da Educação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Janaína Athaydes Contreiras | |||
PRISCILA SPINDLER CORRÊA NUNES | |||
ALESSANDRA GASPAROTTO | 45 | ||
Anderson Barreto Moreira | |||
Camila Ventura Merg | |||
Carla de Moura | |||
Fernando Seffner | |||
Jocelito Zalla | |||
João Octavio França Teixeira | |||
LETICIA LOPES FELIX | |||
LISIANE SIAS MANKE | 43 | ||
MARA INÊS ALFLEN | |||
MARIA PORTILHO BAGESTEIRO | |||
MAURO DILLMANN TAVARES | 43 | ||
Marcello Paniz Giacomoni | |||
Nilo André Piana de Castro | |||
Nilton Mullet Pereira | |||
Stella Bianca Ferreira Maria | |||
Suzana Keniger Lisboa | |||
WILIAN JUNIOR BONETE | 43 |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Inscrições do evento | R$ 7.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339033 - Passagens de Despesas de Locomoção | R$ 2.000,00 |
339014 - Diária Pessoa Civil | R$ 3.740,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 1.260,00 |