Nome da Atividade
OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA II
CÓDIGO
10900130
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
a disciplina propõe atividades práticas relativas a temas e problemas do ensino de História, que permitam aos/às discentes refletir sobre suas experiências de ensino em espaços educativos escolares e não-escolares, bem como elaborar novas propostas e ferramentas pedagógicas a serem desenvolvidas em tais espaços, a partir de projetos ou ações coordenadas pelo/a docente responsável pela disciplina.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover o aprendizado e um maior contato dos discentes com propostas práticas nas escolas e o uso de ferramentas pedagógicas a partir de ações coordenadas pelos docentes.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARROSO, Vera Lúcia Maciel. [et all]. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gtensinohistoriaedurs/livro-ensino-dehistoria-desafios-contemporaneos/
- BITTENCORT, Circe. O SABER histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais / UFPel - Número de chamada: 907 S115 (BCS)
- FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - número de registro 372. F676c.
Bibliografia Complementar:
- DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares [org.]. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. Disponível em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/publication/juventude-e-ensino-mediosujeitos-e-curriculos-em-dialogo/
- FUNES, Eurípedes et al. (Orgs.). África - Brasil - Portugal: história e ensino de história. Fortaleza: UFC, 2010 - 981.03 A258 (BCS)
- HORN, Geraldo Balduino; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2010 - 907 H813e 3.ed. (BCS)
- KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/354385674/conversascom-um-jovem-professor-leandro-karnal-pdf
- SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Rezende (Org.). Jörn Rüsen: e o ensino de história. Curitiba: UFPR, 2010 - 907 J82 (BCS)
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA | História (Licenciatura - Noturno) |