Nome do Projeto
A construção do campo investigativo da Didática da História no Brasil: recepções, produções e abordagens
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo central realizar uma análise sobre os percursos da constituição da Didática da Historia no Brasil, entendida como um campo investigativo que se ocupa com a circulação e a recepção dos conhecimentos históricos na sociedade, em suas múltiplas dimensões. A concepção de Didática da História que fundamenta esta pesquisa, parte do entendimento de que ela é uma subdisciplina da História, e não um mero apêndice, cujo foco é a aprendizagem histórica e a formação da consciência histórica de estudantes e demais indivíduos que interagem com os saberes e conhecimentos históricos. Além disso, os diferentes pesquisadores têm buscado desenvolver suas investigações pautados principalmente na teoria e metodologia da História, e compreendem que o ensino de história e aprendizagem histórica é parte inerente do ofício do historiador e não apenas uma simples área de formação. Esse projeto, portanto, visa realizar um levantamento das pesquisas, em formatos de Teses, Dissertações e artigos no intuito de perceber como certos conceitos como consciência histórica, narrativa, identidade, competência narrativa, sobretudo a partir das obras de Jörn Rüsen, tem se evidenciado na produção acadêmica sobre o ensino de História no Brasil. O levantamento será realizado através do Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), na Plataforma de Periódicos da CAPES, no Google Acadêmico e outras plataformas de buscas de trabalhos científicos. Mediante o levantamento dos dados e o cruzamento com as teorias e referência é que se almeja identificar as linhas e possibilidades investigativas da Didática da História no Brasil. É conveniente destacar que esta pesquisa contribuirá para o fortalecimento do campo do ensino de História e servirá como uma referência para professores e pesquisadores que se comprometem com a qualidade e inovação nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica e universidade.

Objetivo Geral

Objetivo geral:

* Realizar uma análise sobre os caminhos da constituição da Didática da História no Brasil através do levantamento de trabalhos em formato de teses, dissertações e artigos acadêmicos.

Objetivos Específicos:

* Perceber a presença dos fundamentos da teoria da História, sobretudo os conceitos propostos pelo historiador Jörn Rüsen, na constituição das pesquisas em Didática da História.

* Analisar em quais autores e referenciais teóricos os pesquisadores da Didática da História embasam seus trabalhos e análises;

Identificar as linhas investigativas nas quais tem se desenvolvido os trabalhos sobre a Didática da História nos programas de pós-graduação strictu-sensu no Brasil;

* Identificar as lacunas investigativas e as possibilidades para novas pesquisas e frentes de trabalho.

Justificativa

Nestas duas primeiras décadas do século XXI temos presenciado o crescimento das investigações acerca do ensino de História. Conforme nos aponta Circe Bittencourt (2014), diferentes articulações têm sido feitas por inúmeros pesquisadores e hoje podemos afirmar que existe um quadro muito rico de abordagens epistemológicas, metodológicas e temáticas que circundam o ensino de História. Conforme a própria autora menciona, não se trata de falar sobre o ensino de História ou de como ela deve ser ensinada, mas sim de como “fazer a pesquisa em ensino de História”. Nessa mesma direção, temos visto o surgimento de inúmeras pesquisas que pautam-se pela teoria da História produzida pelo historiador alemão Jörn Rüsen. Tal perspectiva tem se mostrado eficaz ao trazer para o bojo da reflexão histórica o ensino e a aprendizagem histórica como partes inerentes ao trabalho do historiador. Um dos conceitos centrais formulados por Rüsen (embora ele não seja nem o primeiro nem o único a debate-lo) é a consciência histórica. Falar em consciência histórica implica saber, de antemão, que se trata de um termo polissêmico. Não há um consenso no campo das Ciências Humanas e Sociais, e são inúmeros os intelectuais e pensadores que elaboraram reflexões acerca de tal conceito. A Didática da História, campo investigativo do qual lançaremos o olhar neste projeto de pesquisa, toma como um de seus pressupostos, a consciência histórica. A Didática da História, enquanto campo de investigação, tem despertado inúmeros interesses de pesquisadores e professores, no Brasil e em outros países. Embora perceba-se um aumento nas produções que seguem por esta perspectiva, é fato que não existe um consenso sobre suas definições e metodologias investigativas. No contexto brasileiro, as pesquisas têm privilegiado a perspectiva alemã – em diálogo com diferentes autores – sobretudo a partir de teóricos com obras já traduzidas para a língua portuguesa, como Jörn Rüsen, Bodo Von Borries e Klaus Bergmann. O nosso entendimento acompanha as formulações de Bergmann (1990) que define a Didática da História como um campo que direciona o seu foco para o significado da História na sociedade, isto é, na produção, circulação e utilização social dos conhecimentos históricos. De maneira mais específica, o autor propõe uma subdivisão da Didática da História, qual seja: o aspecto empírico investiga os conteúdos históricos que circulam nas escolas, na mídia e outros âmbitos da cultura da sociedade; o aspecto reflexivo analisa especificamente os processos de formação histórica dos sujeitos e os conteúdos históricos que poderiam ser ensinados; já o aspecto normativo propõe conteúdos históricos a serem ensinados, dentro e fora da escola, e analisa as representações históricas na sociedade. Por se tratar de um campo que no Brasil ainda é recente, mas que já conta uma produção considerável, é que se propõe a justificativa da realização deste projeto, no intuito de elucidar as produções e identificar as possibilidades e novas frentes investigativas à luz da teoria da História. A pesquisa também almeja contribuir para o fortalecimento do campo do ensino de História e servir como uma referência para professores e pesquisadores que se comprometem com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem na educação pública brasileira.


Metodologia

No que diz respeito à metodologia da pesquisa, ela se pautará pela análise e reflexão sobre os conceitos que fundamentam a Didática da História e suas interfaces com as produções acadêmicas recentes. As buscas serão realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) mediante a utilização das seguintes palavras-chave como: “consciência histórica”; “narrativa”; “Jörn Rüsen”; “Teoria da história e ensino de história”; “aprendizagem histórica”, "Didática da História", dentre outras.
É importante mencionar que nesse processo de abordagem metodológica, a pesquisa contará com apoio e articulações do Laboratório de Aprendizagem Histórica (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma vez que os coordenadores e membros do laboratório também desenvolvem pesquisas acerca da Didática da História na região nordeste do Brasil.

Para a realização da análise dos materiais coletados, será feito uso da metodologia denominada Análise de Conteúdo, propostas por Lawrence Bardin e Maria Laura Franco. Tal metodologia consiste em uma técnica que pode ser aplicada em diferentes tipos de discursos e formas de comunicação. De modo mais específico, é designada como:

"Um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens (BARDIN, 2011, p.48)."

Bardin afirma que pertencem ao domínio da Análise de Conteúdo todas as iniciativas que, a partir de técnicas parciais, mas complementares, que buscam a explicitação e a sistematização do conteúdo das mensagens e da expressão deste conteúdo.

Indicadores, Metas e Resultados

Mediante a realização deste projeto de pesquisa, almeja-se interpretar e elucidar os caminhos recentes do campo investigativo da Didática da História no Brasil que tem sido considerada como um novo paradigma para o desenvolvimento das pesquisas que abrangem o ensino de História. Com esta pesquisa também enseja-se verificar as principais frentes investigativas, mas também as lacunas e temáticas que ainda carecem de análises mais sistematizadas. Outro ponto importante é demonstrar que a pesquisa em Didática da História precisa estar ancorada nos referenciais da teoria e epistemologia da História e estabelecer diálogos mais próximos com outras áreas do conhecimento.

Espera-se também que, ao envolver os alunos/as de graduação e colaboradores externos, sejam despertados interesses na área investigativa da Didática da História e que as pesquisa e reflexões também possam ser amplamente divulgada para a sociedade, em especial aos docentes da educação básica e ensino superior.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Arnaldo Martin Szlachta Junior
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW
MARIA PORTILHO BAGESTEIRO
VITORIA HENZEL FERREIRA
WILIAN JUNIOR BONETE6

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 500,00Coordenador

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