Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
17350232
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão dos sentidos e das representações sociais de escola. Profissão e
identidade docente. Formação de professores. Teorias de currículo. Planejamento
educacional e do ensino. Avaliação escolar. A sala de aula como espaço multicultural
de experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.

Objetivos

Objetivo Geral:

1-) Refletir sobre as relações entre educação e cultura, a escola e seus sujeitos.
2-) Analisar concepções e práticas da educação tradicional/conservadora e da
educação progressista: sociedade, escolarização, sujeitos e docência.
3-) Discutir aspectos relativos à profissão docente e à construção da identidade e dos
saberes docentes.
4-) Entender as relações entre teorias de currículo e os processos de avaliação e
planejamento do ensino.
5-) Reconhecer a sala de aula como espaço de socialização, experiências diversas e
aprendizagens múltiplas;
6-) Estudar práticas de organização do trabalho pedagógico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensianr a ensinar. Didática para a Escola fundamental e Média. 2ed. São Paulo: Cengage, 2018.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
  • TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.) Práticas inovadoras na formação de professores. 1ed. Campinas, Papirus, 2017.
  • GANDIN, Danilo. Escola e Transformação Social. Petrópolis: Editora Vozes, 1988.
  • SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (org.) Práticas avaliativas e parendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8ed. Porto Alegre:Mediação, 2010.
  • SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, António Flávio (org.). Territórios contestados. Petrópolis, Vozes, 1995.
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2ed. Campinas: Papirus, 2010.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 50 14 Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
CRISTINA MARIA ROSA
Professor responsável pela turma

T2 2024 / 1 46 20 Filosofia (Licenciatura - Noturno)
Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
21:30 - 22:20
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Ciências Biológicas (Bacharelado)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Ciências Biológicas (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA História (Bacharelado)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Geografia (Licenciatura - Noturno)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA História (Licenciatura - Noturno)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Música (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Química (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Todos Os Cursos
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática (Licenciatura - Noturno)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Física (Licenciatura)

Página gerada em 23/04/2024 21:28:58 (consulta levou 0.121552s)