Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
17350029
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão dos sentidos e das representações sociais de escola. Profissão e identidade docente. Formação de professores. Teorias de currículo. Planejamento educacional e do ensino. Avaliação escolar. A sala de aula como espaço multicultural de experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.

Objetivos

Objetivo Geral:


Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2002. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. SP, Cortez, 10 ed. 1994. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claud. O Trabalho Docente - Elementos para uma Teoria da Docência Como Profissão de Interações Humanas. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2005. PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de Professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 1.17. Bibliografia

Bibliografia Complementar:

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. DAYRELL, J. A Escola como Espaço Cultural. Múltiplos Olhares sobre a Educação e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1996. ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. RJ: DP&A, 1999. SACRISTÀN, J. Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu & MOREIRA, António Flávio. Territórios contestados. Petrópolis, Vozes, 1995. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento. Projeto de Ensino-Aprendizagem e projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2004. GANDIN, Danilo. Escola e Transformação Social. Petrópolis: Editora Vozes, 1988. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2017.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA História (Bacharelado)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Ciências Biológicas (Bacharelado)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Música (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Química (Licenciatura)

Página gerada em 05/03/2024 08:24:20 (consulta levou 0.162041s)