Nome da Atividade
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
10900103
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina História da Educação prevê uma abordagem histórica da educação, em suas funções sociais, culturais e políticas nos diferentes momentos da sociedade brasileira; o conhecimento do passado da profissão, a partir de uma visão crítica sobre a diversidade da educação, das instituições escolares e das práticas pedagógicas do passado; a produção, utilização e circulação da cultura material escolar; os aspectos culturais da educação em suas manifestações escolares e não-escolares; as questões historiográficas da disciplina História da Educação; os aspectos históricos acerca da escolarização da Disciplina História.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Conhecer o processo de constituição da História da Educação como disciplina vinculada a formação de professores e como campo de pesquisa histórico-educacional;
b) Compreender os processos histórico-educacionais que antecederam a organização do sistema educacional brasileiro;
c) Possibilitar ao aluno a produção do conhecimento histórico acerca das diferentes questões que envolveram o sistema educacional brasileiro;
d) Desenvolver abordagens críticas e reflexivas sobre as dimensões históricas e sociológicas da educação;
e) Problematizar as reformas educacionais vivenciadas ao longo do século XX;
f) Refletir sobre a formação da profissão docente, suas práticas e condições de trabalho;
g) Promover a abordagem da cultura escolar, a partir da produção e utilização dos diversos materiais de uso cotidiano;
h) Identificar as políticas educacionais, os processos de escolarização e as transformações educativas atuais;

Conteúdo Programático

1. História, Historiografia e Educação.
2. A Educação durante o Brasil Colonial e Imperial.
3. Os sistemas e as reformas educacionais do século XX.
4. A profissão docente em uma perspectiva histórica.
5. A Cultura Material Escolar.
6. A Educação e suas práticas culturais escolares e não-escolares.
7. A História enquanto disciplina escolar ao longo dos séculos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABREU, Marcia; SCHAPOCHNIK, Nelson (orgs.). Cultura Letrada no Brasil: objetos e práticas. SP: Mercado das Letras, 2005. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. SP: Moderna, 2005. VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia Spedo (Org.). Brasil 500 anos: tópicas em História da Educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. BRUTER, Annie. Um exemplo de pesquisa sobre a história de uma disciplina escolar: A história ensinada no século XVII. (Tradução Maria Helena Câmara Bastos). In: História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.18, p.7-21, set. 2005. FONSECA, Thais Nivia de Lima e; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 FONSECA, Thais Nivia de Lima. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. FUNARI, Pedro Paulo. Os historiadores e a cultura material. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p.81-110. GATTI, Jr. Décio. A escrita Escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1979-1990). Bauru/SP: EDUSC, 2004. GHIRALDELLI JR., Paulo. História da Educação. 2° ed. São Paulo: Cortez, 2001. HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo:Pioneira Thomson Learning, 2003. JULIA, Dominique. 2001. “A Cultura Escolar como Objeto Histórico” In: Revista Brasileira de História da Educação.Campinas: Editora Autores Associados, nº 1, Janeiro /junho. P.9-43. LOPES, Eliane Marta Teixeira. et al. (org.) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. LOPES, Eliana Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973) 18ºed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda, 1996. STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs.). História e memória da educação no Brasil. 3 volumes. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ABREU, Marcia; SCHAPOCHNIK, Nelson (orgs.). Cultura Letrada no Brasil: objetos e práticas. SP: Mercado das Letras, 2005. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. SP: Moderna, 2005. VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia Spedo (Org.). Brasil 500 anos: tópicas em História da Educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. BRUTER, Annie. Um exemplo de pesquisa sobre a história de uma disciplina escolar: A história ensinada no século XVII. (Tradução Maria Helena Câmara Bastos). In: História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.18, p.7-21, set. 2005. FONSECA, Thais Nivia de Lima e; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 FONSECA, Thais Nivia de Lima. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. FUNARI, Pedro Paulo. Os historiadores e a cultura material. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p.81-110. GATTI, Jr. Décio. A escrita Escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1979-1990). Bauru/SP: EDUSC, 2004. GHIRALDELLI JR., Paulo. História da Educação. 2° ed. São Paulo: Cortez, 2001. HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo:Pioneira Thomson Learning, 2003. JULIA, Dominique. 2001. “A Cultura Escolar como Objeto Histórico” In: Revista Brasileira de História da Educação.Campinas: Editora Autores Associados, nº 1, Janeiro /junho. P.9-43. LOPES, Eliane Marta Teixeira. et al. (org.) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. LOPES, Eliana Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973) 18ºed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda, 1996. STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs.). História e memória da educação no Brasil. 3 volumes. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. COMPL

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