Nome da Atividade
TEORIA E METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA
CÓDIGO
10900085
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina busca analisar concepções de narrativas históricas, de temporalidades, de ensino de História e de usos sociais e políticos do passado, compreender a relação entre regimes de historicidade, ordens do tempo e ensino de história, entender o ensino de história como dimensão da História Pública, estudar os sentidos da divulgação histórica para o ensino de História. Compreender a teoria e metodologia da pesquisa do ensino de história.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir diferentes concepções teóricas e metodológicas da pesquisa histórica relativa ao ensino de história.

Conteúdo Programático

Parte 1 – Fundamentos teóricos:
Consciência histórica; Espaços de experiência e horizonte de
expectativa,
Didática da História, cultura histórica e usos do passado;
Ensino de História e tempo presente. A dinâmica da cultura escolar e
suas confluências com a cultura histórica;

Parte 2 – Ensino de História, Didática da História e debates contemporâneos
Cultura digital, fontes digitais, o historiador e o ensino de História;
Ensino de História, negacionismos e usos públicos e políticos do
passado;
Aprendizagem histórica e os temas controversos;

Parte 3 – experiências de pesquisa e ensino de História
O ensino de História, redes sociais e youtube;
Podcast: experiências em divulgação científica e ensino de História;
Ensino de História; Games e RPG;
Ensino de História, cinema e telenovelas: uma relação possível?
Narrar história na tecnosfera: a responsabilidade de ensinar história na
internet;
Novas abordagens sobre o livro Didático e o Ensino de História;
Desafios e dilemas da pesquisa sobre relações étnico-raciais;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. Pedagogias da saudade: a formação histórica de consciências e sensibilidades saudosistas. A vida e o trabalho do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira. Revista História Hoje, v. 2, nº 4, p. 149-174, 2013 BAUER, Caroline; NICOLAZZI, Fernando. O historiador e o falsário. Usos públicos do passado e alguns marcos da cultura histórica contemporânea. Varia História, Belo Horizonte, v. 32, n. 60, p. 807-835, set/dez. 2016. EREIRA, Mateus; ARAUJO, Valdei Lopes de. Reconfigurações do tempo histórico: presentismo, atualismo e solidão na modernidade digital, Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 1 e 2, 2016.

Bibliografia Complementar:

  • BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O ofício de historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. PETERSEN, Silvia; LOVATO, Bárbara. Introdução ao estudo da história: temas e textos. Porto Alegre: UFRGS, 2013. REIS, José Carlos. Nouvelle historie e tempo histórico: a contribuição de Febvre, Bloch e Braudel. São Paulo: Ática, 1994. SCHMIDT, Benito B. (Org.). Novas questões de Teoria e Metodologia da História e Historiografia. São Leopoldo: Oikos, 2011. TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Tempo, Niterói, vol. 24, n. 2, maio/ago. 2018.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA História (Bacharelado)

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