Nome do Projeto
MathLibras - Anos VI e VII
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/02/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Projeto de Extensão "MathLibras - Anos VI e VII" é uma continuidade dos Projetos de Extensão "MathLibras - Ano 1" (código 1688), "MathLibras - Ano II" (código 2141), "MathLibras - Ano III" (código 4068), "MathLibras - Ano IV" (código 5297) e "MathLibras - Ano V" (código 6321), originados a partir do projeto de pesquisa "Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras", de 2017, financiado pelo CNPq (2017-2019).
O projeto tem como foco principal produzir jogos, materiais didáticos e audiovisuais, com conteúdos de matemática, com a inserção da Língua Brasileira de Sinais - Libras, buscando a aplicação por meio de oficinas em escolas, eventos ou outros contextos.
Além disso, ampliando a atuação, busca-se a realização de outras tipos de oficinas, com foco também na formação de professores, acadêmicos e mestrandos, a partir de diferentes jogos e materiais didáticos, vinculadas as áreas de Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.
Objetivo Geral
Produzir diferentes materiais didáticos e audiovisuais, bem como jogos com conteúdos de matemática e ministrar oficinas em diferentes contextos que tenham uma perspectiva inclusiva (preferencialmente), com ênfase na Educação de Surdos sempre que possível, e abrangendo as áreas da Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.
Justificativa
O projeto justifica-se pela necessidade de cada vez pensarmos no ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva, no qual as especificidades dos alunos são consideradas. Neste contexto, a ênfase é para os alunos surdos, pois foi o público inicial do projeto, porém os materiais didáticos e jogos produzidos podem ser utilizado por ouvintes e, dependendo da situação, por alunos com outras deficiências.
A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.
Em outros contextos, apresentar formas de trabalhar com a Educação Matemática Inclusiva.
A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.
Em outros contextos, apresentar formas de trabalhar com a Educação Matemática Inclusiva.
Metodologia
Estudo de diferentes materiais e jogos com conteúdos de matemática possíveis de serem produzidos e/ou adaptados.
Produção de materiais e jogos com conteúdos de matemática, com foco na Educação Básica.
Produção de material audiovisual para os diferentes materiais do projeto.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos. Ainda, com diferentes públicos: alunos da Educação Básica, acadêmicos, mestrandos/doutorandos e/ou professores.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas, com a possibilidade de escrita de artigos.
Produção de materiais e jogos com conteúdos de matemática, com foco na Educação Básica.
Produção de material audiovisual para os diferentes materiais do projeto.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos. Ainda, com diferentes públicos: alunos da Educação Básica, acadêmicos, mestrandos/doutorandos e/ou professores.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas, com a possibilidade de escrita de artigos.
Indicadores, Metas e Resultados
Participação efetiva do público alvo envolvido nas oficinas realizadas.
Publicação de artigos em eventos e periódicos da área da Educação, Educação Matemática ou Educação Inclusiva.
Publicação de artigos em eventos e periódicos da área da Educação, Educação Matemática ou Educação Inclusiva.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | ||
Alice Carina Venzke Redmer | |||
Cláudia Adriana Avila da Silva | |||
Cristiane Winkel Elert | |||
GABRIEL HENRIQUE POSSIGNOLO GOMES | |||
HENIANE PASSOS ALEIXO | |||
JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA | |||
KELVIN WENDEL BOHN | |||
MAGDA JOSIELI SOUZA DE SOUZA | |||
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | |||
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO | |||
MONICA MENDES GARCIA | |||
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF | 2 | ||
Thais Philipsen Grutzmann | 2 |