Nome do Projeto
MathLibras - Anos VI e VII
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/02/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Projeto de Extensão "MathLibras - Anos VI e VII" é uma continuidade dos Projetos de Extensão "MathLibras - Ano 1" (código 1688), "MathLibras - Ano II" (código 2141), "MathLibras - Ano III" (código 4068), "MathLibras - Ano IV" (código 5297) e "MathLibras - Ano V" (código 6321), originados a partir do projeto de pesquisa "Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras", de 2017, financiado pelo CNPq (2017-2019). O projeto tem como foco principal produzir jogos, materiais didáticos e audiovisuais, com conteúdos de matemática, com a inserção da Língua Brasileira de Sinais - Libras, buscando a aplicação por meio de oficinas em escolas, eventos ou outros contextos. Além disso, ampliando a atuação, busca-se a realização de outras tipos de oficinas, com foco também na formação de professores, acadêmicos e mestrandos, a partir de diferentes jogos e materiais didáticos, vinculadas as áreas de Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.

Objetivo Geral

Produzir diferentes materiais didáticos e audiovisuais, bem como jogos com conteúdos de matemática e ministrar oficinas em diferentes contextos que tenham uma perspectiva inclusiva (preferencialmente), com ênfase na Educação de Surdos sempre que possível, e abrangendo as áreas da Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.

Justificativa

O projeto justifica-se pela necessidade de cada vez pensarmos no ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva, no qual as especificidades dos alunos são consideradas. Neste contexto, a ênfase é para os alunos surdos, pois foi o público inicial do projeto, porém os materiais didáticos e jogos produzidos podem ser utilizado por ouvintes e, dependendo da situação, por alunos com outras deficiências.

A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.

Em outros contextos, apresentar formas de trabalhar com a Educação Matemática Inclusiva.

Metodologia

Estudo de diferentes materiais e jogos com conteúdos de matemática possíveis de serem produzidos e/ou adaptados.
Produção de materiais e jogos com conteúdos de matemática, com foco na Educação Básica.
Produção de material audiovisual para os diferentes materiais do projeto.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos. Ainda, com diferentes públicos: alunos da Educação Básica, acadêmicos, mestrandos/doutorandos e/ou professores.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas, com a possibilidade de escrita de artigos.

Indicadores, Metas e Resultados

Participação efetiva do público alvo envolvido nas oficinas realizadas.
Publicação de artigos em eventos e periódicos da área da Educação, Educação Matemática ou Educação Inclusiva.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES1
Alice Carina Venzke Redmer
Cláudia Adriana Avila da Silva
Cristiane Winkel Elert
GABRIEL HENRIQUE POSSIGNOLO GOMES
HENIANE PASSOS ALEIXO
JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA
KELVIN WENDEL BOHN
MAGDA JOSIELI SOUZA DE SOUZA
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO
MONICA MENDES GARCIA
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF2
Thais Philipsen Grutzmann2

Página gerada em 21/12/2024 13:00:59 (consulta levou 0.120649s)