Nome do Projeto
Acolhimento dos acadêmicos Surdos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 30/01/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto "Acolhimento dos acadêmicos Surdos" visa quebrar as barreiras no acesso do discente surdo à Ufpel. Com atividades e açoes que vao desde palestras e rodas de conversa até visitaçao aos espaços e setores da Ufpel e oficinas de Libras, busca-se que os alunos surdos se sintam parte da Universidade, sabendo como ela funciona, onde ir para resolver questoes relacionadas ao seu curso e que se sintam incluidos, principalmente no espaço da sala de aula, podendo conversar com os colegas e professores ouvintes em Libras.

Objetivo Geral

Acolher os acadêmicos surdos ingressantes ou que jà estao cursando sua graduaçao na Ufpel, bem como desenvolver atividades que possam integrar alunos surdos e ouvintes.

Justificativa

O projeto se justifica pelo nùmero crescente de alunos surdos que tem ingressado na Ufpel e que muitas vezes nao se sente incluido dentro da Universidade. O projeto visa fazer com que o aluno surdo se sinta bem-vindo, e que ele saiba os principais locais e departamentos que precisa ir para resolver qualquer problema com relaçao a sua matricula. É importante que o surdo, assim como qualquer outro discente da Universidade se sinta incluido e parte da UFPel, por isso é importante um momento para esclarecer ao aluno surdo qual as atribuiçoes de cada departamento da Universidade, onde fica, para que o surdo nao se sinta sozinho ou perdido.
Da mesma forma, como o surdo é usuàrio da Libras, quando ele chega na UFPel, ele nao consegue se comunicar com os demais colegas, professores ou servidores, muitas vezes se sentindo perdido. Por isso, é importante mostrar que hà outros surdos na UFPel, dentre eles professores e alunos, que hà um setor de Tradutores/Intérpretes, com o qual ele pode contar, bem como professores e servidores ouvintes que sao usuarios da Libras.

Metodologia

- Palestras
- Visita aos departamentos da UFPel que sao importantes ao discente
- Rodas de conversa
- Oficinas

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o aluno surdo, durante e ao final do seu curso, se sinta acolhido, incluso e parte da Universidade. Da mesma forma, espera-se que as barreiras de comunicaçao entre o surdo e os colegas, professores e servidores sejam quebradas. Que o aluno surdo possa transitar e se deslocar pelas Unidades da Ufpel de forma autônoma.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE CASTRO E KASTER9
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS8
FABIANO SOUTO ROSA8
FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS8
GIL VEIGA PICANCO
Gabriele Schulz Zitzke8
IVANA GOMES DA SILVA8
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS
KARINA AVILA PEREIRA8
LAUREN SILVEIRA FARIAS
LUCIANO COUSEN BARBOSA
MAYARA BATAGLIN RAUGUST9
MAYARA IZADORA SOUSA FREIRE OLIVEIRA
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF8

Página gerada em 06/06/2023 22:52:01 (consulta levou 0.145032s)