Nome do Projeto
Acolhimento dos acadêmicos Surdos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 31/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto "Acolhimento dos acadêmicos Surdos" visa quebrar as barreiras no acesso do discente surdo à Ufpel. Com atividades e açoes que vao desde palestras e rodas de conversa até visitaçao aos espaços e setores da Ufpel e oficinas de Libras, busca-se que os alunos surdos se sintam parte da Universidade, sabendo como ela funciona, onde ir para resolver questoes relacionadas ao seu curso e que se sintam incluidos, principalmente no espaço da sala de aula, podendo conversar com os colegas e professores ouvintes em Libras.

Objetivo Geral

Acolher os acadêmicos surdos ingressantes ou que jà estao cursando sua graduaçao na Ufpel, bem como desenvolver atividades que possam integrar alunos surdos e ouvintes.

Justificativa

O projeto se justifica pelo nùmero crescente de alunos surdos que tem ingressado na Ufpel e que muitas vezes nao se sente incluido dentro da Universidade. O projeto visa fazer com que o aluno surdo se sinta bem-vindo, e que ele saiba os principais locais e departamentos que precisa ir para resolver qualquer problema com relaçao a sua matricula. É importante que o surdo, assim como qualquer outro discente da Universidade se sinta incluido e parte da UFPel, por isso é importante um momento para esclarecer ao aluno surdo qual as atribuiçoes de cada departamento da Universidade, onde fica, para que o surdo nao se sinta sozinho ou perdido.
Da mesma forma, como o surdo é usuàrio da Libras, quando ele chega na UFPel, ele nao consegue se comunicar com os demais colegas, professores ou servidores, muitas vezes se sentindo perdido. Por isso, é importante mostrar que hà outros surdos na UFPel, dentre eles professores e alunos, que hà um setor de Tradutores/Intérpretes, com o qual ele pode contar, bem como professores e servidores ouvintes que sao usuarios da Libras.

Metodologia

- Palestras
- Visita aos departamentos da UFPel que sao importantes ao discente
- Rodas de conversa
- Oficinas

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o aluno surdo, durante e ao final do seu curso, se sinta acolhido, incluso e parte da Universidade. Da mesma forma, espera-se que as barreiras de comunicaçao entre o surdo e os colegas, professores e servidores sejam quebradas. Que o aluno surdo possa transitar e se deslocar pelas Unidades da Ufpel de forma autônoma.

Página gerada em 27/04/2025 07:08:00 (consulta levou 0.806820s)