Nome do Projeto
EDUCAÇÃO ESCOLAR BILÍNGUE DE SURDOS: ANÁLISE DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
O presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa interinstitucional e volta-se para a educação escolar bilíngue e intercultural de surdos, privilegiando análises culturais a partir das contribuições dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais em Educação. Como objetivo geral, pretendemos compreender como vem se constituindo os modos de ser escola bilíngue, a partir das múltiplas relações interculturais presentes no cotidiano das escolas de surdos. Interessa-nos centrar a atenção nas práticas pedagógicas desenvolvidas na educação escolar bilíngue de surdos, a fim de problematizar relações interculturais presentes nesse cenário pedagógico e que permitam potencializar a criação de outros modos de pensar a escola. Consideramos que, nos espaços das escolas de surdos, alunos e professores são produtores e coautores dos artefatos e práticas com os quais se relacionam, constituindo jeitos de ser surdo, professor surdo, professor de surdo, produzindo modos de ser escola bilíngue. Metodologicamente a noção de discurso e narrativas é central para a análise do corpus empírico a ser investigado. Para cumprimento dos objetivos da pesquisa, estabelecemos diferentes momentos, quais sejam: (1) analisar as práticas pedagógicas produzidas na educação escolar bilíngue de surdos, com base no banco de dados da pesquisa “Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue” (GIPES/CNPq), no período de 2015-2017; (2) problematizar relações interculturais no cenário pedagógico da educação bilíngue, a partir da organização de espaços de estudos e de extensão junto aos profissionais das escolas de surdos do RS.
Objetivo Geral
Geral: Compreender como vem se constituindo os modos de ser escola bilíngue, a partir das múltiplas relações interculturais presentes no cotidiano das escolas de surdos.
Específicos:
(a) Analisar práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas na educação escolar bilíngue de surdos.
(b) Problematizar relações interculturais no cenário pedagógico da educação bilíngue.
(c) Discutir a potencialidade da criação de outros modos de pensar a escola.
Específicos:
(a) Analisar práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas na educação escolar bilíngue de surdos.
(b) Problematizar relações interculturais no cenário pedagógico da educação bilíngue.
(c) Discutir a potencialidade da criação de outros modos de pensar a escola.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE DE CASTRO E KASTER | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
ANA GABRIELA DA SILVA VIEIRA | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
DANIEL LOPES ROMEU | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
DILETA PERES DA SILVA | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
IVANA GOMES DA SILVA | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
JÚLIA HORII BERNARDINO | 20 | 01/09/2020 | 31/08/2021 |
LARISSA GOUVEA SOARES | 20 | 01/05/2021 | 31/07/2021 |
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
VIOLETA PÔRTO MORAES | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2021 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 40.200,00 |