Nome do Projeto
EDUCAÇÃO ESCOLAR BILÍNGUE DE SURDOS: ANÁLISE DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
O presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa interinstitucional e volta-se para a educação escolar bilíngue e intercultural de surdos, privilegiando análises culturais a partir das contribuições dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais em Educação. Como objetivo geral, pretendemos compreender como vem se constituindo os modos de ser escola bilíngue, a partir das múltiplas relações interculturais presentes no cotidiano das escolas de surdos. Interessa-nos centrar a atenção nas práticas pedagógicas desenvolvidas na educação escolar bilíngue de surdos, a fim de problematizar relações interculturais presentes nesse cenário pedagógico e que permitam potencializar a criação de outros modos de pensar a escola. Consideramos que, nos espaços das escolas de surdos, alunos e professores são produtores e coautores dos artefatos e práticas com os quais se relacionam, constituindo jeitos de ser surdo, professor surdo, professor de surdo, produzindo modos de ser escola bilíngue. Metodologicamente a noção de discurso e narrativas é central para a análise do corpus empírico a ser investigado. Para cumprimento dos objetivos da pesquisa, estabelecemos diferentes momentos, quais sejam: (1) analisar as práticas pedagógicas produzidas na educação escolar bilíngue de surdos, com base no banco de dados da pesquisa “Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue” (GIPES/CNPq), no período de 2015-2017; (2) problematizar relações interculturais no cenário pedagógico da educação bilíngue, a partir da organização de espaços de estudos e de extensão junto aos profissionais das escolas de surdos do RS.

Objetivo Geral

Geral: Compreender como vem se constituindo os modos de ser escola bilíngue, a partir das múltiplas relações interculturais presentes no cotidiano das escolas de surdos.
Específicos:
(a) Analisar práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas na educação escolar bilíngue de surdos.
(b) Problematizar relações interculturais no cenário pedagógico da educação bilíngue.
(c) Discutir a potencialidade da criação de outros modos de pensar a escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE CASTRO E KASTER401/05/201931/12/2021
ANA GABRIELA DA SILVA VIEIRA401/05/201931/12/2021
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS401/05/201931/12/2021
DANIEL LOPES ROMEU401/05/201931/12/2021
DILETA PERES DA SILVA401/05/201931/12/2021
IVANA GOMES DA SILVA401/05/201931/12/2021
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS401/05/201931/12/2021
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF401/05/201931/12/2021
VIOLETA PORTO MORAES401/05/201931/12/2021

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 40.200,00

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