Nome do Projeto
Voo livre em Libras: vida com as aves.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/10/2019 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O objetivo do projeto é que através das práticas de observação de pássaros, conseguir mudar a percepção de mundo, bem como auxiliar na formação cidadã através de praticas que possibilitem agregar valores através da conscientização da preservação do meio ambiente. No projeto, utilizarei de registro e de experiências realizadas na atividade observação de aves (birdwatching) e fotografia, juntamente com estudo de materiais para a produção de vídeos informativos. Através destas práticas, percebi a importância que este tipo de atividade pode oferecer e o quanto estas práticas carecem de atividades informativas que proporcionem maior conhecimento para um melhor desenvolvimento da prática de birdwatching e foto em Língua Brasileira de Sinais – Libras, este projeto criado para a produção de vídeos em Libras e através de experiência e estudos acerca das aves que estará disponível no canal no YouTube.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é ampliar o conhecimento sobre a preservação do meio ambiente a partir do conhecimento mais aprofundado sobre as aves e como a vida destes animais contribuem para o equilíbrio da fauna brasileira. Este projeto utilizaria como forma de divulgação a Língua Brasileira de Sinais – Libras, bem como das plataformas disponíveis na internet, como: instagran, youtube entre outros.

Justificativa

A partir de experiências vivenciadas com a fotografia de aves que é uma atividade que pratico e que se transformou em um hobby, bem como a participação em eventos, comecei a perceber que algumas pessoas que participavam destas atividades não tinham conhecimento sobre a fauna, flora e preservação do meio ambiente, com base nisto, resolvi propor um projeto que contemplasse esta temática de forma a conscientizar e modificar a forma de perceber a natureza a partir destas práticas. A educação ambiental traz muitos conhecimentos que podem auxiliar na construção individual do ser humano que habita e utiliza deste mundo e da sociedade para viver.
Com o tempo, percebi a importância deste conhecimento e que as pessoas não sabiam distinguir as aves uma das outras, bem como não sabiam sua real importância para o meio em que vivem. Através dos estudos sobre as aves em que realizei, encontrei uma reportagem muito interessante que esta disponível no site da Globo g1 da página: Terra da gente, com o título: Observação de aves é uma prática que faz bem à saúde e à natureza. Diante das informações disponíveis na entrevista referida, podemos elencar cinco motivos para a observação das mesmas e como isso pode auxiliar na preservação de espécies e do equilíbrio natural. O primeiro motivo é a preservação e equilíbrio natural, o segundo é que o contato com a natureza é também uma forma de tratamento contra doenças e stress, o terceiro é que o contato com a natureza pode servir de inspiração para o desenvolvimento de outras atividades, o quarto motivo é que ao se conectar com a natureza, conseguimos ter uma melhor percepção do mundo em nossa volta, o quinto motivo é que observar aves ajuda a se conectar com a ciência e nas relevâncias sobre a preservação de espécies em geral. Através das observações acima citadas, gostaria de disponibilizar estes conhecimentos em Língua de Sinais Brasileira- Libras, para que este conhecimento possa também contribuir na formação dos cidadãos surdos.
O conhecimento é uma via de mão dupla, da mesma forma que ensino também aprendo, a partir desta reflexão gostaria de utilizar meu conhecimento para deixar este mundo um pouquinho melhor e mais colorido e também mostrar como cada um de nós pode preservar a natureza.
Então, esse projeto tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas nesta ação de extensão, cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pelotas.
Observação e Fotógrafo das Aves em Língua Brasileira de Sinais - Libras, um projeto criado para a produção de vídeos em Libras e através de experiência e estudos acerca das aves que estará disponível no canal no YouTube.

Metodologia

A metodologia utilizada se dará a partir do conhecimento prévio que tenho no meio das observações de aves (birdwatching) e a partir deste conhecimento juntamente com estudos mais aprofundados sobre as aves e suas contribuições para o equilíbrio da fauna e flora. Este conhecimento se dará em forma de vídeo.
Os vídeos serão explicativos e logo após serão mostradas imagens sobre espécies e o meio ambiente. Os passos serão: Ler sobre o que será sinalizado, ou seja, estudo prévio do material a ser gravado (estudo sobre as aves); será feito um roteiro para a gravação dos vídeos em Libras, logo após, edição (o vídeo terá duração de 3min, ultrapassando este limite terá um corte e a temática será gravada por partes), Revisão do vídeo (se as informações e o tempo estão certos), Transcrição da Libras (realizado pelo intérprete de Libras) para o Português na forma de escrita (Legenda), na forma de áudio (voz), revisão ornitólogo e publicação no site via youtube.

Indicadores, Metas e Resultados

Com esta iniciativa espera-se que entendam a importância das aves bem como a preservação da natureza.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON BORGES
ALESSANDRA PEREIRA DOS SANTOS
ALEXANDRA FIGUEIRO CARVALHO DA SILVA3
ALINE DE CASTRO E KASTER
ALINE DE CASTRO E KASTER7
AMANDA DA COSTA DA SILVA
ANA ALICE RIBEIRO WINTER
ANA MARIA BERSCH DOMINGUES
ANDREW DA CUNHA MONTEIRO
Beatriz da Silva Gomes
Bruna Ferreira Alves
CAMILY ALVES SAN MARTIN
CARLA ARAUJO DE MACEDO NOGUEIRA
CARLA BEDUHN WEBER
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA
DEIVID ALLAN DA SILVA
ENZO CAVALLIN BARBOZA
FABIANO SOUTO ROSA29
FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS11
GIULIA CARDOSO MATTOS SOARES
GUILHERME BOETTGE OSSANES
Gabriele Schulz Zitzke11
HELENA BARROS CORDENONSI LOPES
ILONE BEZERRA MÜLLER
IVANA GOMES DA SILVA11
Indi do Rêgo Medeiros
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS
KAREN KLUG KRUGER
KATHLEEN OLIVEIRA DE AVILA
LAIS FUNARI HARTWIG
LAUREN SILVEIRA FARIAS
LUCAS OSORIO FERRARI
Luciana Dalsochio
MAICON OLIVEIRA LUIZ
MAYARA BATAGLIN RAUGUST4
MAYARA IZADORA SOUSA FREIRE OLIVEIRA
MIKAELA KAUANA GRIEBLER GRAF
MONICA MENDES GARCIA2
NELITIANE SOARES DOS SANTOS
QUEREN HAPUQUE FROTA DE MEDEIROS
RAPHAEL KURZ CLASEN DE OLIVEIRA
RAQUEL LEAL DA SILVEIRA DA ROSA
ROCHELE PERES BARROS
SACHA DETTMANN ZARNOTT
SOL ANDRADE
Samanta Carniére Rodrigues
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF8
Thuani Luísa Saldanha Wagener
UILLIAM DA FONSECA ESCOUTO
VITOR MATHEUS SANDI SARAIVA

Página gerada em 26/04/2024 03:45:36 (consulta levou 0.241022s)