Nome do Projeto
Voo livre em Libras: vida com as aves.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/10/2019 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O objetivo do projeto é que através das práticas de observação de pássaros, conseguir mudar a percepção de mundo, bem como auxiliar na formação cidadã através de praticas que possibilitem agregar valores através da conscientização da preservação do meio ambiente. No projeto, utilizarei de registro e de experiências realizadas na atividade observação de aves (birdwatching) e fotografia, juntamente com estudo de materiais para a produção de vídeos informativos. Através destas práticas, percebi a importância que este tipo de atividade pode oferecer e o quanto estas práticas carecem de atividades informativas que proporcionem maior conhecimento para um melhor desenvolvimento da prática de birdwatching e foto em Língua Brasileira de Sinais – Libras, este projeto criado para a produção de vídeos em Libras e através de experiência e estudos acerca das aves que estará disponível no canal no YouTube.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho é ampliar o conhecimento sobre a preservação do meio ambiente a partir do conhecimento mais aprofundado sobre as aves e como a vida destes animais contribuem para o equilíbrio da fauna brasileira. Este projeto utilizaria como forma de divulgação a Língua Brasileira de Sinais – Libras, bem como das plataformas disponíveis na internet, como: instagran, youtube entre outros.
Justificativa
A partir de experiências vivenciadas com a fotografia de aves que é uma atividade que pratico e que se transformou em um hobby, bem como a participação em eventos, comecei a perceber que algumas pessoas que participavam destas atividades não tinham conhecimento sobre a fauna, flora e preservação do meio ambiente, com base nisto, resolvi propor um projeto que contemplasse esta temática de forma a conscientizar e modificar a forma de perceber a natureza a partir destas práticas. A educação ambiental traz muitos conhecimentos que podem auxiliar na construção individual do ser humano que habita e utiliza deste mundo e da sociedade para viver.
Com o tempo, percebi a importância deste conhecimento e que as pessoas não sabiam distinguir as aves uma das outras, bem como não sabiam sua real importância para o meio em que vivem. Através dos estudos sobre as aves em que realizei, encontrei uma reportagem muito interessante que esta disponível no site da Globo g1 da página: Terra da gente, com o título: Observação de aves é uma prática que faz bem à saúde e à natureza. Diante das informações disponíveis na entrevista referida, podemos elencar cinco motivos para a observação das mesmas e como isso pode auxiliar na preservação de espécies e do equilíbrio natural. O primeiro motivo é a preservação e equilíbrio natural, o segundo é que o contato com a natureza é também uma forma de tratamento contra doenças e stress, o terceiro é que o contato com a natureza pode servir de inspiração para o desenvolvimento de outras atividades, o quarto motivo é que ao se conectar com a natureza, conseguimos ter uma melhor percepção do mundo em nossa volta, o quinto motivo é que observar aves ajuda a se conectar com a ciência e nas relevâncias sobre a preservação de espécies em geral. Através das observações acima citadas, gostaria de disponibilizar estes conhecimentos em Língua de Sinais Brasileira- Libras, para que este conhecimento possa também contribuir na formação dos cidadãos surdos.
O conhecimento é uma via de mão dupla, da mesma forma que ensino também aprendo, a partir desta reflexão gostaria de utilizar meu conhecimento para deixar este mundo um pouquinho melhor e mais colorido e também mostrar como cada um de nós pode preservar a natureza.
Então, esse projeto tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas nesta ação de extensão, cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pelotas.
Observação e Fotógrafo das Aves em Língua Brasileira de Sinais - Libras, um projeto criado para a produção de vídeos em Libras e através de experiência e estudos acerca das aves que estará disponível no canal no YouTube.
Com o tempo, percebi a importância deste conhecimento e que as pessoas não sabiam distinguir as aves uma das outras, bem como não sabiam sua real importância para o meio em que vivem. Através dos estudos sobre as aves em que realizei, encontrei uma reportagem muito interessante que esta disponível no site da Globo g1 da página: Terra da gente, com o título: Observação de aves é uma prática que faz bem à saúde e à natureza. Diante das informações disponíveis na entrevista referida, podemos elencar cinco motivos para a observação das mesmas e como isso pode auxiliar na preservação de espécies e do equilíbrio natural. O primeiro motivo é a preservação e equilíbrio natural, o segundo é que o contato com a natureza é também uma forma de tratamento contra doenças e stress, o terceiro é que o contato com a natureza pode servir de inspiração para o desenvolvimento de outras atividades, o quarto motivo é que ao se conectar com a natureza, conseguimos ter uma melhor percepção do mundo em nossa volta, o quinto motivo é que observar aves ajuda a se conectar com a ciência e nas relevâncias sobre a preservação de espécies em geral. Através das observações acima citadas, gostaria de disponibilizar estes conhecimentos em Língua de Sinais Brasileira- Libras, para que este conhecimento possa também contribuir na formação dos cidadãos surdos.
O conhecimento é uma via de mão dupla, da mesma forma que ensino também aprendo, a partir desta reflexão gostaria de utilizar meu conhecimento para deixar este mundo um pouquinho melhor e mais colorido e também mostrar como cada um de nós pode preservar a natureza.
Então, esse projeto tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas nesta ação de extensão, cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pelotas.
Observação e Fotógrafo das Aves em Língua Brasileira de Sinais - Libras, um projeto criado para a produção de vídeos em Libras e através de experiência e estudos acerca das aves que estará disponível no canal no YouTube.
Metodologia
A metodologia utilizada se dará a partir do conhecimento prévio que tenho no meio das observações de aves (birdwatching) e a partir deste conhecimento juntamente com estudos mais aprofundados sobre as aves e suas contribuições para o equilíbrio da fauna e flora. Este conhecimento se dará em forma de vídeo.
Os vídeos serão explicativos e logo após serão mostradas imagens sobre espécies e o meio ambiente. Os passos serão: Ler sobre o que será sinalizado, ou seja, estudo prévio do material a ser gravado (estudo sobre as aves); será feito um roteiro para a gravação dos vídeos em Libras, logo após, edição (o vídeo terá duração de 3min, ultrapassando este limite terá um corte e a temática será gravada por partes), Revisão do vídeo (se as informações e o tempo estão certos), Transcrição da Libras (realizado pelo intérprete de Libras) para o Português na forma de escrita (Legenda), na forma de áudio (voz), revisão ornitólogo e publicação no site via youtube.
Os vídeos serão explicativos e logo após serão mostradas imagens sobre espécies e o meio ambiente. Os passos serão: Ler sobre o que será sinalizado, ou seja, estudo prévio do material a ser gravado (estudo sobre as aves); será feito um roteiro para a gravação dos vídeos em Libras, logo após, edição (o vídeo terá duração de 3min, ultrapassando este limite terá um corte e a temática será gravada por partes), Revisão do vídeo (se as informações e o tempo estão certos), Transcrição da Libras (realizado pelo intérprete de Libras) para o Português na forma de escrita (Legenda), na forma de áudio (voz), revisão ornitólogo e publicação no site via youtube.
Indicadores, Metas e Resultados
Com esta iniciativa espera-se que entendam a importância das aves bem como a preservação da natureza.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| AIRTON BORGES | |||
| ALESSANDRA PEREIRA DOS SANTOS | |||
| ALEXANDRA FIGUEIRO CARVALHO DA SILVA | 3 | ||
| ALINE DE CASTRO E KASTER | |||
| ALINE DE CASTRO E KASTER | 7 | ||
| AMANDA DA COSTA DA SILVA | |||
| ANA ALICE RIBEIRO WINTER | |||
| ANA MARIA BERSCH DOMINGUES | |||
| ANDREW DA CUNHA MONTEIRO | |||
| BEATRIZ DA SILVA GOMES | |||
| BRUNA FERREIRA ALVES | |||
| CAMILY ALVES SAN MARTIN | |||
| CARLA ARAÚJO DE MACÊDO NOGUEIRA | |||
| CARLA BEDUHN WEBER | |||
| CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA | |||
| DEIVID ALLAN DA SILVA | |||
| ENZO CAVALLIN BARBOZA | |||
| FABIANO SOUTO ROSA | 29 | ||
| FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS | 11 | ||
| GABRIELE SCHULZ ZITZKE | 11 | ||
| GIULIA CARDOSO MATTOS SOARES | |||
| GUILHERME BOETTGE OSSANES | |||
| HELENA BARROS CORDENONSI LOPES | |||
| ILONE BEZERRA MÜLLER | |||
| INDI DO RÊGO MEDEIROS | |||
| IVANA GOMES DA SILVA | 11 | ||
| JEAN MICHEL CARRETT FARIAS | |||
| KAREN KLUG KRÜGER | |||
| KATHLEEN OLIVEIRA DE AVILA | |||
| LAIS FUNARI HARTWIG | |||
| LAUREN SILVEIRA FARIAS | |||
| LUCAS OSORIO FERRARI | |||
| LUCIANA DALSOCHIO | |||
| MAICON OLIVEIRA LUIZ | |||
| MAYARA BATAGLIN RAUGUST | 4 | ||
| MAYARA IZADORA SOUSA FREIRE OLIVEIRA | |||
| MIKAELA KAUANA GRIEBLER GRAF | |||
| MÔNICA MENDES GARCIA | 2 | ||
| NELITIANE SOARES DOS SANTOS | |||
| QUEREN HAPUQUE FROTA DE MEDEIROS | |||
| RAPHAEL KURZ CLASEN DE OLIVEIRA | |||
| RAQUEL LEAL DA SILVEIRA DA ROSA | |||
| ROCHELE PERES BARROS | |||
| SACHA DETTMANN ZARNOTT | |||
| SOL ANDRADE | |||
| Samanta Carniére Rodrigues | |||
| TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF | 8 | ||
| THUANI LUÍSA SALDANHA WAGENER | |||
| UILLIAM DA FONSECA ESCOUTO | |||
| VITOR MATHEUS SANDI SARAIVA |