Nome do Projeto
II ALFAMATSUL - Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul Gaúcho
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2021 - 01/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O II ALFAMATSUL é uma promoção conjunta do Programa de PósGraduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (PPGEMAT-UFPel), do Curso de Pedagogia, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (PPGECM-UFPEL), Programa de Pós-graduação em Educação (IFSUL), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (FURG) e Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGEdu) da Unipampa Jaguarão. O evento estava previsto inicialmente para ser realizado nos dias 06 e 07 de novembro de 2020, sediado na UFPEL, porém a pandemia fez com que o mesmo fosse adiado. A nova data para sua realização será em 05 e 06/11/2021. O evento visa reunir professores e pesquisadores interessados no tema da Alfabetização Matemática, com a realização de atividades diversas, entre elas, palestra, mesa redonda e apresentação de trabalhos (relatos e comunicações científicas).

Objetivo Geral

Socializar o conhecimento e divulgar e debater sobre práticas de ensino desenvolvidas por professores que ensinam matemática em diferentes níveis e compartilhar pesquisa, concluídas ou em andamento, acerca dos processos de alfabetização matemática de pesquisadores da temática, em particular no Rio Grande do Sul.
Serão privilegiados, no evento, os estudos acerca da alfabetização matemática, em seus diversos níveis, bem como práticas de professores nesse contexto.

Justificativa

Há algum tempo que os processos de alfabetização vem sido discutidos num contexto mais abrangente, o que envolve não somente o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, mas também o desenvolvimento da linguagem matemática.
Considerando a importância da matemática para a construção da cidadania dos diferentes sujeitos, torna-se necessário maior investimento nos processos de alfabetização matemática, bem como o desenvolvimento de estudos sobre o tema, objeto desse evento.

Metodologia

Por meio do diálogo entre professores, estudantes e pesquisadores da alfabetização matemática, pretende-se dar continuidade, na segunda edição do evento, ao processo de compreensão de como se desenvolvem as práticas e pesquisas sobre o tema, a partir de rodas de conversas, nas quais
os trabalhos submetidos são previamente lidos pelos participantes, que ocupam-se, no debate, de qualificar as produções apresentadas pelos colegas. Além disso será realizada uma palestra de abertura e uma mesa redonda, na qual é homenageada uma personalidade do campo, eleita pelos organizadores como patrona do evento. A participação e as produções serão certificadas, e futuramente publicadas nos Anais. Para os anais do evento os autores terão um tempo para fazerem as alterações solicitadas. Após o breve período definido para isso, serão confeccionados e divulgados os trabalhos.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão privilegiados, no evento, os estudos e relatos acerca da alfabetização matemática, esperando a participação de 100 profissionais da área, com apresentação de, até, 120 trabalhos e/ou relatos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES6
FERNANDA VIEIRA DOS SANTOS
JOAO ALBERTO DA SILVA
João Carlos Pereira de Moraes
Marta Cristina Cezar Pozzobon4
RAFAEL MONTOITO TEIXEIRA
RITA DE CASSIA DE SOUZA SOARES RAMOS24
THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN4
VINICIUS CARVALHO BECK

Página gerada em 01/07/2022 23:00:13 (consulta levou 0.117029s)