Nome do Projeto
XIV EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática - Edição Virtual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 31/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O XIV EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática é uma promoção conjunta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/RS) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (PPGEMAT-UFPel).
Será realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2021, em edição virtual, sediado na UFPel. O evento visa reunir professores e pesquisadores interessados nos diferentes temas da área da Educação Matemática, com a realização de atividades diversas, entre elas, palestras, mesas redondas, feiras e apresentação de trabalhos (relatos e comunicações científicas).
Objetivo Geral
Problematizar, discutir e analisar as ações da área de Educação Matemática na atualidade e os desafios e as perspectivas para o futuro.
Objetivos específicos:
Proporcionar espaços e tempos para encontros e discussões de alunos e de profissionais da área de Educação Matemática;
Levantar e discutir as problemáticas em relação à área, às práticas profissionais e de pesquisa;
Apontar algumas possibilidades para os próximos anos para a área de Educação Matemática no Rio Grande do Sul.
Objetivos específicos:
Proporcionar espaços e tempos para encontros e discussões de alunos e de profissionais da área de Educação Matemática;
Levantar e discutir as problemáticas em relação à área, às práticas profissionais e de pesquisa;
Apontar algumas possibilidades para os próximos anos para a área de Educação Matemática no Rio Grande do Sul.
Justificativa
O Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) é um evento organizado a cada três anos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/RS) em parceria com uma instituição de Ensino Superior do RS. Os encontros gaúchos ocorrem desde o ano de 1989, sendo o primeiro na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e o último, no ano de 2018, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Neste ano de 2021, o evento será sediado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática, de modo virtual, devido as restrições ocasionadas pelo Covid-19. O XIV EGEM tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – mestrado profissional, e dos Cursos de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e a Distância da instituição.
O EGEM representa o fechamento de um período de três anos, da diretoria da SBEM/RS, por isso, constitui-se em um momento importante de discussões para os licenciandos, os professores da escola e da universidade, os alunos da pós-graduação, pesquisadores, bolsistas e outros interessados na Educação Matemática.
A proposta do XIV EGEM é de oportunizar a discussão da seguinte temática: “Educação Matemática do presente e do futuro: resistências e perspectivas”. Consideramos que a temática envolve a área de Educação Matemática, na sua amplitude, trazendo a história para falar do presente, as suas rupturas, permanências e possibilidades para enfrentarmos o presente e delinearmos o futuro, com ações de resistência e de coragem.
Neste ano de 2021, o evento será sediado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática, de modo virtual, devido as restrições ocasionadas pelo Covid-19. O XIV EGEM tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – mestrado profissional, e dos Cursos de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e a Distância da instituição.
O EGEM representa o fechamento de um período de três anos, da diretoria da SBEM/RS, por isso, constitui-se em um momento importante de discussões para os licenciandos, os professores da escola e da universidade, os alunos da pós-graduação, pesquisadores, bolsistas e outros interessados na Educação Matemática.
A proposta do XIV EGEM é de oportunizar a discussão da seguinte temática: “Educação Matemática do presente e do futuro: resistências e perspectivas”. Consideramos que a temática envolve a área de Educação Matemática, na sua amplitude, trazendo a história para falar do presente, as suas rupturas, permanências e possibilidades para enfrentarmos o presente e delinearmos o futuro, com ações de resistência e de coragem.
Metodologia
Por meio do diálogo entre professores, acadêmicos, pós-graduandos e pesquisadores da Educação Matemática, pretende-se oportunizar a discussão sobre a área a partir de palestras, mesas redondas, feiras e apresentação de trabalhos (pesquisas e relatos de experiências). A participação e as produções serão certificadas, e futuramente publicadas nos Anais.
Indicadores, Metas e Resultados
Serão privilegiados, no evento, as pesquisas e os relatos de experiência que estejam vinculados a um dos seis Grupos de Trabalhos propostos. Espera-se a participação de aproximadamente 300 profissionais da área, com apresentação de 100 pesquisas e/ou relatos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA | 1 | ||
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | ||
CAUÊ DUARTE | 1 | ||
CINTIA FAGUNDES CORREA | 1 | ||
CIRCE MARY SILVA DA SILVA DYNNIKOV | |||
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 1 | ||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 1 | ||
DIOGO FRANCO RIOS | 1 | ||
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES | |||
JERÔNIMO MEDINA MADRUGA | 1 | ||
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES | 1 | ||
JOSIAS PEREIRA DA SILVA | 1 | ||
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA | |||
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | |||
MATEUS SCHMECKEL MOTA | 1 | ||
Marta Cristina Cezar Pozzobon | 24 | ||
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | |||
RAQUEL PADILHA SILVEIRA | 1 | ||
RODRIGO PADILHA SILVEIRA | 1 | ||
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO | 1 | ||
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 24 | ||
SILVIA PRIETSCH WENDT | 1 | ||
THAISE THUROW SCHAUN | 1 | ||
Thais Philipsen Grutzmann | 26 |