
Resumo
Josias Pereira possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Habilitação (Rádio/TV, Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em Estudos da Linguagem. Por dez anos trabalhou com o grupo Núcleo Pesquisas coordenado pelo doutor Moises Groisman realizando vídeos sobre terapia de família e colaborando nos roteiros, ampliando sua base em Psicologia Social e Sociologia do Conhecimento. Trabalhou em Emissoras de TV e produtoras na cidade do Rio de Janeiro como operador de câmera, Editor de vídeo e Diretor cinematográfico em comerciais, campanha política e programas de TV. Trabalhou no SENAC/RJ coordenando a área de tecnologia e na criação de cursos técnicos (2000 2007); Foi o idealizador do videvideo da UFRJ.Criou e coordenou o Festival de Vídeo de Maringá (2009-2010) realizando oficinas em 20 cidades da região. Em 2012 criou o Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas com oficinas de produção de vídeo usando software livre. Em 2014 ajudou na criação do festival de vídeo estudantil de Rio Grande. No ano de 2015 ajudou a criar e coordenar o Festival de vídeo Estudantil de São Lourenço do Sul e de São Leopoldo. Em 2016 ajudou na criação do Festival de São José do Norte e do Capão do Leão. Trabalhou na ONG CEASM onde em 2000 ajudou a criar a Oficina de Vídeo para moradores do Bairro (Favela da Maré). Na Prefeitura do Rio de Janeiro trabalhou por 7 anos (2001- 2007) como voluntário no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes realizando oficinas de vídeos e telejornalismo com os alunos do 3º ano do ciclo fundamental, o que resultou em 2 prêmios internacionais. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em Produção de Vídeo em escolas, tecnologia educacional e roteiro. Para estes trabalhos acadêmicos utiliza teorias da Semiótica Greimasiana, Psicologia Social, Neurociência, Sociologia do Conhecimento, Teoria da Representação Social. É diretor cinematográfico independente com mais de 100 obras audiovisuais realizadas. Lançou dez livros, com temas sobre Tecnologia Educacional e Produção de Vídeo. É avaliador nas atividades que a INTERCOM propõe, no âmbito da Expocom e/ou Intercom Jr e DTs dos Congressos Regionais. Coordena o Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil e é editor chefe da Revista Roquette Pinto: A Revista do Vídeo Estudantil. Realiza workshops sobre educação e tecnologia e na produção de vídeo nas escolas. Criou o canal na internet "Produção de vídeo estudantil" que possui mais de 13 milhões de acessos a vídeos educacionais. Atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas do curso de Cinema e Audiovisual, docente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação Matemática e coordenador do grupo de pesquisa ?Produção de Vídeo Estudantil?.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2014)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007)
Especialização em Psicologia (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2003)
Graduação em Comunicação (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999)
Áreas de atuação
Comunicação - Direção Cinematográfica
Comunicação - Neurociência e Cinema
Artes - Produção de vídeo Estudantil
Artes - Interpretação Cinematográfica
Artes - Psicologia Social
Artes - Sociologia do Conhecimento
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2019/2 | M1 | DIREÇÃO II Horários
| 36+36 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) | ||||||
2019/2 | M1 | CINEMA E EDUCAÇÃO Horários
| 18+18 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) | ||||||
2019/2 | 1 | LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS PEDAGÓGICOS Horários
| 2+0 | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) | ||||||
2019/2 | M1 | PREPARAÇÃO DE ATORES Horários
| 36+36 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) | ||||||
2019/1 | M1 | Laboratório de Realização I Horários
| 36+72 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) | ||||||
2019/1 | M1 | LABORATÓRIO DE REALIZAÇÃO III Horários
| 18+54 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) | ||||||
2018/2 | M1 | PREPARAÇÃO DE ATORES Horários
| 34+34 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) | ||||||
2018/2 | M1 | DIREÇÃO II Horários
| 34+34 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) | ||||||
2018/2 | M1 | CINEMA E EDUCAÇÃO Horários
| 17+17 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) | ||||||
2018/2 | 1 | LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS PEDAGÓGICOS Horários
| 2+0 | Arquitetura e Urbanismo (Mestrado acadêmico) Educação Matemática (Mestrado acadêmico) | ||||||
2018/2 | 1 | NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS Horários
| 3+0 | Artes (Especialização) | ||||||
2018/2 | 04 | SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | 0+0 | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) |
* CH - na Graduação indica a carga horária no período; na Pós-Graduação indica a carga horária semanal.