
Resumo
Josias Pereira é um educador e pesquisador reconhecido por sua contribuição inovadora na integração de tecnologias digitais , produção audiovisual e inteligências artificiais (IAs) no processo educacional. Graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com habilitação em Rádio/TV, Josias ampliou sua formação com uma especialização em Psicologia (UERJ) depois um mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Realizou pós-doutorado em Semiótica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).Ao longo de sua carreira, Josias publicou mais de 20 livros sobre o uso da tecnologia no contexto educacional, abordando temas como metodologias ativas , produção audiovisual e Inteligência Artificial utilizando conceitos de Paulo freire como base. Suas obras destacam-se por oferecer subsídios práticos para professores e estudantes que desejam integrar ferramentas tecnológicas no ambiente escolar na prática.Josias iniciou sua trajetória profissional no campo da comunicação, trabalhando em emissoras de TV e produtoras de cinema no Rio de Janeiro. Essa experiência serviu como base para sua transição para a área educacional, onde passou a explorar o potencial pedagógico das linguagens audiovisuais e das tecnologias digitais . Entre 2000 e 2007, coordenou a área de tecnologia no SENAC/RJ , colaborou com a ONG CEASM na criação da Oficina de Vídeo para moradores da Favela da Maré e realizou oficinas de vídeo e telejornalismo no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, conquistando dois prêmios internacionais .Em 2011, fundou o Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil (Lab PVE) , dedicado a capacitar professores e alunos na produção audiovisual no ambiente escolar. Sob sua liderança, o Lab PVE tornou-se referência no uso de softwares e aplicativos livres para criar vídeos educacionais, incentivando a criatividade e participação dos estudantes. Josias também contribuiu para a criação de 8 festivais de vídeo estudantis no Rio Grande do Sul entre 2011 e 2023.Atualmente, suas pesquisas concentram-se na aplicação de Inteligências Artificiais (IAs) como ferramentas transformadoras no contexto educacional. Ele explora as possibilidades das IAs para auxiliar professores no planejamento de aulas, desenvolvimento de conteúdos interativos e personalização do ensino. Josias ressalta que as IAs permitem a análise de grandes volumes de dados, gerando insights valiosos para aprimorar práticas pedagógicas e promover uma educação mais inclusiva.Além de suas contribuições acadêmicas, Josias é editor-chefe da Revista Roquette Pinto: A Revista do Vídeo Estudantil e coordenou o Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil . Ministra workshops e palestras em todo o Brasil sobre educação, tecnologia e produção de vídeo , inspirando educadores a adotarem metodologias inovadoras.Josias atua como professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promovendo a integração de tecnologias e inteligências artificiais no processo de ensino-aprendizagem. Sua trajetória reflete um compromisso contínuo com a inovação educacional , buscando potencializar a criatividade, engajamento e protagonismo dos estudantes por meio do uso estratégico de ferramentas tecnológicas.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2014)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007)
Especialização em Psicologia (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2003)
Graduação em Comunicação (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999)
Áreas de atuação
Educação - Inteligência Artificial
Educação - Metodologia Ativa
Educação - Tecnologia Educacional
Educação - Produção de vídeo Estudantil
Educação - Educação
Educação - Educação a Distância
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Produção de Vídeo Estudantil COORDENADOR DO PROJETO | 01/01/2019 | 30/12/2021 | 4 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Produção de Vídeo Estudantil COORDENADOR DO PROJETO | 01/06/2017 | 24/01/2030 | 3 | |
Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo EstudantilCOORDENADOR DO PROJETO | 01/06/2017 | 24/01/2030 | 6 | |
Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI | 24/04/2017 | 21/08/2028 | 6 | |
XIV Semana Acadêmica do CLMN/UFPel | 04/04/2023 | 30/06/2023 | 20 | |
XIV EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática - Edição Virtual | 01/03/2021 | 31/08/2021 | 1 | |
Rede Colabora | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 2 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | 1 | PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL Horários
| 17+34 | Artes (Especialização) | ||||||
2023/2 | LV | LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS PEDAGÓGICOS | 34+0 | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | Jo | SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | 0+0 | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | M1 | PREPARAÇÃO DE ATORES Horários
| 36+36 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.