
Resumo
Josias Pereira é graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com habilitação em Rádio/TV. Possui Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Também realizou Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ao longo de sua carreira, Josias trabalhou em emissoras de TV e produtoras de cinema e vídeo no Rio de Janeiro, desempenhando funções como operador de câmera, editor de vídeo e diretor cinematográfico em comerciais, campanhas políticas e programas de TV. No SENAC/RJ, atuou como coordenador da área de tecnologia e na criação de cursos técnicos de 2000 a 2007. Na ONG CEASM, colaborou na criação da Oficina de Vídeo para moradores do Bairro (Favela da Maré) em 2000.Entre os anos de 2001 e 2007, Josias dedicou-se como voluntário na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, realizando oficinas de vídeos e telejornalismo com alunos do 3 ano do ciclo fundamental, resultando na conquista de 2 prêmios internacionais. Em 2011, fundou o grupo de pesquisa e extensão "Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil", com o objetivo de pesquisar e capacitar professores e alunos na produção audiovisual no ambiente escolar. Ao longo dos anos, Josias contribuiu na criação de 8 festivais de vídeo estudantis no Rio Grande do Sul, incluindo cidades como Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Capão do Leão, São Lourenço do Sul, São Leopoldo, Cruz Alta e Canguçu. Ele ministra oficinas de vídeo com softwares e APPs livres desde 2000, incentivando alunos e professores a realizarem produções audiovisuais. Com vasta experiência nas áreas de Educação e Comunicação, Josias utiliza teorias da Semiótica Greimasiana, Psicologia Social, Neurociência, Sociologia do Conhecimento, Teoria da Representação Social e Metodologias Ativas em seus trabalhos acadêmicos. Ele já lançou 21 livros, abordando temas como Tecnologia Educacional e Produção de Vídeo feito por estudantes.Atualmente, sua pesquisa concentra-se no uso das Inteligências Artificiais (IAs) como ferramentas educacionais, explorando como elas podem auxiliar os professores no planejamento das aulas, no desenvolvimento de conteúdos interativos e na personalização do ensino, levando em consideração as necessidades e habilidades individuais dos alunos. Josias destaca que as IAs também possibilitam a análise de grandes volumes de dados, gerando insights valiosos para aprimorar as práticas pedagógicas. Além de suas contribuições acadêmicas, Josias coordena o Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil e é editor-chefe da Revista Roquette Pinto: A Revista do Vídeo Estudantil. Ele também realiza workshops sobre educação, tecnologia e produção de vídeo nas escolas.O projeto Lab PVE (Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil) é uma iniciativa liderada por Josias que reúne diversos sites e projetos relacionados à produção de vídeo nas escolas. Através desse laboratório, busca-se fomentar a pesquisa, capacitação e troca de experiências entre professores e alunos interessados em explorar o potencial educacional do audiovisual. Josias Pereira atua como professor no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas. Além disso, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e coordenador do grupo de pesquisa "Produção de Vídeo Estudantil". Sua trajetória acadêmica e profissional reflete seu comprometimento em promover a integração das tecnologias de produção de vídeo e inteligências artificiais no contexto educacional, visando potencializar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a criatividade e participação dos estudantes.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2014)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007)
Especialização em Psicologia (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2003)
Graduação em Comunicação (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999)
Áreas de atuação
Comunicação - Direção Cinematográfica
Comunicação - Neurociência e Cinema
Artes - Produção de vídeo Estudantil
Artes - Interpretação Cinematográfica
Artes - Psicologia Social
Artes - Sociologia do Conhecimento
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Produção de Vídeo Estudantil COORDENADOR DO PROJETO | 01/01/2019 | 30/12/2021 | 4 | |
Produção de Vídeo Estudantil COORDENADOR DO PROJETO | 30/03/2016 | 31/12/2018 | 4 | |
Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras | 07/10/2017 | 13/10/2017 | 2 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Criação de vídeos de Matemática Básica para o ensino de Graduação | 01/06/2017 | 31/05/2019 | 1 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo EstudantilCOORDENADOR DO PROJETO | 01/06/2017 | 24/01/2030 | 6 | |
Produção de Vídeo Estudantil COORDENADOR DO PROJETO | 01/06/2017 | 24/01/2030 | 3 | |
Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI | 24/04/2017 | 21/08/2024 | 6 | |
XIV EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática - Edição Virtual | 01/03/2021 | 31/08/2021 | 1 | |
ORSON revista acadêmica dos cursos de cinema da UFPel | 01/03/2017 | 01/03/2019 | 2 | |
Vídeoclipe - Estrutura e Narrativa COORDENADOR DO PROJETO | 06/04/2018 | 31/12/2018 | 1 | |
Boca Boca Saudável | 14/03/2017 | 31/12/2018 | 1 | |
Mutirão das artes | 15/05/2017 | 14/12/2018 | 2 | |
Rede Colabora | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 2 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.