Nome do Projeto
Produção de Vídeo Estudantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 24/01/2030
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Mídia-artes
Resumo
O projeto tem por objetivo a realização de vídeo estudantil feito por alunos e professores da rede de ensino médio da cidade de Pelotas e região. O uso das TIC perpassando a idéia do consumo, mas criando produtores de mídia que possam estar articulados com a produção audiovisual podendo assim criar o 5 poder (Silverstone, 2000). Com a capacitação dos professores os mesmos podem produzir material didático para suas aulas,enriquecendo o processo de aprendizagem dos alunos e os alunos podem apresentar um pouco de seu ponto de vista nos vídeos realizados..
Objetivo Geral
Objetivo Geral
- Oficina de Produção Audiovisual nas escolas tem por objetivo a realização de vídeo com
professores da rede de ensino médio da cidade de Pelotas e região.
Objetivos Específico:
- Capacitar professores na produção audiovisual
- Investigar a possibilidade da produção de vídeo ser usado no processo educacional
- Colaborar com a realização de vídeo estudantil por professores e alunos
- Oficina de Produção Audiovisual nas escolas tem por objetivo a realização de vídeo com
professores da rede de ensino médio da cidade de Pelotas e região.
Objetivos Específico:
- Capacitar professores na produção audiovisual
- Investigar a possibilidade da produção de vídeo ser usado no processo educacional
- Colaborar com a realização de vídeo estudantil por professores e alunos
Justificativa
O presente projeto de extensão de cunho teórico prático, busca contribuir com a produção de vídeo nas escolas. Analisar se para os alunos a produção de vídeo é um espaço privilegiado de criação e troca simbólica; mais precisamente, o propósito é entender se esse procedimento técnico contribui na Educação para os Meios de Comunicação. Para tanto, fundamenta-se nos escritos de autores clássicos tanto da área de Teoria da Representação Social como Moscovici e Jodelet como autores da neurociência.
Tal investigação se justifica pelo número crescente de adolescentes envolvidos com este tipo de produção, fora da escola e na hipótese de que essa atividade contribua para o desenvolvimento de um cidadão mais critico em relação aos meios de comunicação. O projeto incentiva professores e alunos a serem líderes da produção de mídia nas escolas.
O projeto esta organizado em 7 módulos;
1 Levantamento das Escolas que produzem Mídia com os alunos;
2 Construção das atividades com a direção da escola;
3 Organização da pré-produção;
4 Realização da Produção;
5 Realização da Pós produção;
6 Realização da finalização;
7 Debate sobre a realização da produção audiovisual com alunos e professores.
Tal investigação se justifica pelo número crescente de adolescentes envolvidos com este tipo de produção, fora da escola e na hipótese de que essa atividade contribua para o desenvolvimento de um cidadão mais critico em relação aos meios de comunicação. O projeto incentiva professores e alunos a serem líderes da produção de mídia nas escolas.
O projeto esta organizado em 7 módulos;
1 Levantamento das Escolas que produzem Mídia com os alunos;
2 Construção das atividades com a direção da escola;
3 Organização da pré-produção;
4 Realização da Produção;
5 Realização da Pós produção;
6 Realização da finalização;
7 Debate sobre a realização da produção audiovisual com alunos e professores.
Metodologia
Será realizado oficinas de Produção Audiovisual nas escolas, com o objetivo de capacitação docente e discente;
Auxilio através de site do projeto para capacitação técnica;
Debate com professores sobre a forma pedagógica de como realizar vídeo estudantil
Auxilio através de site do projeto para capacitação técnica;
Debate com professores sobre a forma pedagógica de como realizar vídeo estudantil
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se do projeto que professores e alunos de escolas públicos possam realizar vídeo estudantil.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA PAULA NECCHI RIBEIRO | |||
| ANA PAULA OGLIARI | |||
| ANA PAULA OGLIARI CASAGRANDE | |||
| ANA PAULA OGLIARI CASAGRANDE | |||
| CIRANGELO DE BARROS SILVA | |||
| DANIELE ANTUNES BARBOSA GOMES | |||
| DAYARA DE SOUZA FRANCO | |||
| ELIANE BEATRIZ CANDIDO | |||
| ELIZIANE HERNANDES DA FONSECA | |||
| JAQUELINE ANTUNES DA SILVA | |||
| JOSIAS PEREIRA DA SILVA | 3 | ||
| KEVIN THIENE DAVID PROENÇA | |||
| LEONARDO GONÇALVES HARTER | |||
| MAICKOL BESSA DILELIO | |||
| MATEUS BRUM DE ARMAS | |||
| NATÁLIA FENELON JODAS | |||
| RITA MARTINS VILELA | |||
| RITA MARTINS VILELA | |||
| RITA MARTINS VILELA | |||
| ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 4 | ||
| VAGNER DE SOUZA VARGAS | |||
| VIVIANE PERES DE JESUS LINO | |||
| VIVIANE PERES DE JESUS LINO | |||
| VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA |