Resumo
Possui graduação em Psicologia Licenciatura pela Universidade Católica de Pelotas (1985), graduação em Psicologia Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas (1986), mestrado em Programa de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Pós Doutorado na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique (2019). Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas (1993-2022). Professora colaboradora no Programa de Pós- Graduação PPGEMAT da UFPel . Professora Pesquisadora na Educação a Distância PROLIC e UAB/UFPel (2005- 2017 ) nos Cursos de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) e Educação no Campo e Pós Graduação: Especialização em Mídias na Educação docência e orientação Licenciatura em Matemática no período compreendido entre - nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância, Educação do Campo e Especialização em Mídias na Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, educação a distância, subjetividade e formação de professores. Líder do grupo de pesquisa: Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação- CoCTec (CNPq/UFPel), grupo de pesquisa, ensino e extensão (2010- atual). Gerenciou o Convênio de Cooperação Internacional do Brasil com Moçambique, coordenando o projeto TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: Cooperação Transnacional e Interinstitucional na Produção de Conhecimentos em Educação e Formação de Professores (TEDUCA), Vinculado ao Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional - Pró-Mobilidade Internacional (Capes/AULP). Edital Capes n 33/2012 . Programa de Pró-Mobilidade Internacional entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/PPGE/PPGECM/UFPel) e Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique. O TEDUCA agregou ações de Ensino, Pesquisa e Extensão (2013 - 2017); Coordenou Programa de Extensão PROEXT/2014/ MEC- Programa Comunidade de Cooperação para Formação de Professores em Mídias Digitais Interativas (PROMIDIAS) Faculdade de Educação/CoCTeC e Secretaria Municipal de Ensino e Desporto, Pelotas- RS - Rede Municipal de Ensino de Pelotas-RS. Professora na Escola Superior Técnica, Universidade Pedagógica (UP) Moçambique (2018). Avaliadora do Comitê Especial, Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021 Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área da Educação Básica PROEdu, no ano de 2021.
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Mestrado em Programa de Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 1997)
Especialização em Psicopedagogia e Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia, 2003)
Especialização em Especialização Em Educaçao (Universidade Federal de Pelotas, 1990)
Especialização em Gestão em Docência em Educação a Distancia (Universidade Aberta do Brasil, 2007)
Graduação em Psicologia Licenciatura (Universidade Católica de Pelotas, 1985)
Graduação em Psicologia Psicólogo (Universidade Católica de Pelotas, 1986)
Áreas de atuação
Ensino-Aprendizagem - Tecnologia Educacional
Educação - Educação e Comunicação
Fundamentos da Educação - Psicologia Educacional
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
V-GRAD - Virtualidade aplicada à educação e GeRação de ambientes interativos e colaborativos 3d para a formação em Arquitetura e Design | 01/03/2017 | 31/12/2017 | 2 | |
V-GRAD - Virtualidade aplicada à educação e GeRação de ambientes interativos e colaborativos 3d para a formação em Arquitetura e Design | 01/03/2017 | 31/12/2017 | 2 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/02/2027 | 7 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Rede Colabora - Fase III | 01/03/2022 | 28/02/2026 | ||
Explorando o uso de Inteligência Artificial para Suporte a Tecnologias Educacionais | 22/10/2018 | 24/10/2025 | 1 | |
XIV EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática - Edição Virtual | 01/03/2021 | 31/08/2021 | 1 | |
Aprendizagem Mediada pelas Metodologias Ativas. | 28/11/2019 | 23/12/2020 | 16 | |
Fábrica de Ideias | 05/02/2018 | 29/06/2020 | 2 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/1 | 03 | SEMINÁRIO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO Horários
| 51+0 | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | ||||||
2024/1 | 03 | PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADO Horários
| 0+34 | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | ||||||
2024/1 | Rs | SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | 0+0 | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | 11 | SEMINÁRIO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO Horários
| 51+0 | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.