Nome do Projeto
V-GRAD - Virtualidade aplicada à educação e GeRação de ambientes interativos e colaborativos 3d para a formação em Arquitetura e Design
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tecnologia Educacional
Resumo
O projeto visa estudar as aplicações de mundos virtuais e realidade virtual na educação. Pretendemos desenvolver um ambiente virtual 3D multi-usuário, com interação síncrona, usando o servidor OpenSimulator, para aplicação em educação, design e arquitetura. Nesta fase piloto, o ambiente 3D será desenvolvido e testado em relação às suas potencialidades para educação, com ênfase na colaboração e interação síncrona. A investigação concentrar-se-á na gênese deste ambiente e nas metodologias a serem usadas para a aplicação educacional.
Objetivo Geral
Objetivo geral: Investigar sobre a aplicação da tecnologia de mundos virtuais 3D e realidade virtual na educação, estudando a gênese do ambiente virtual e sua eficiência educacional e potencialidades futuras.
Objetivos específicos:
Reconhecer o estado da arte: mundos virtuais, o uso de mundos virtuais na educação, dinâmicas de uso de recursos digitais em escolas de arquitetura;
Construir uma cultura de familiaridade com o uso de mundos virtuais junto ao contexto envolvido;
Criar um Grid OpenSimulator acadêmico;
Investigar sobre a gênese de um Ambiente Virtual 3D voltado para o desenvolvimento de projetos em Design e Arquitetura;
Explorar as potencialidades do Ambiente Virtual 3D para a exposição virtual dos modelos 3D desenvolvidos, em especial modelos relacionados com patrimônio arquitetônico e cultural de Pelotas;
Estudar metodologias de ensino orientadas aos ambientes educacionais 3D interativos, como o OpenSimulator, explorando as potencialidades do trabalho colaborativo.
Objetivos específicos:
Reconhecer o estado da arte: mundos virtuais, o uso de mundos virtuais na educação, dinâmicas de uso de recursos digitais em escolas de arquitetura;
Construir uma cultura de familiaridade com o uso de mundos virtuais junto ao contexto envolvido;
Criar um Grid OpenSimulator acadêmico;
Investigar sobre a gênese de um Ambiente Virtual 3D voltado para o desenvolvimento de projetos em Design e Arquitetura;
Explorar as potencialidades do Ambiente Virtual 3D para a exposição virtual dos modelos 3D desenvolvidos, em especial modelos relacionados com patrimônio arquitetônico e cultural de Pelotas;
Estudar metodologias de ensino orientadas aos ambientes educacionais 3D interativos, como o OpenSimulator, explorando as potencialidades do trabalho colaborativo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA | 2 | 01/03/2017 | 31/12/2017 |
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH | 2 | 01/03/2017 | 31/12/2017 |
FERNANDO BOTAFOGO DE OLIVEIRA | 2 | 01/03/2017 | 31/12/2017 |
JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO | 2 | 01/03/2017 | 31/12/2017 |
MARIA SIMONE DEBACCO | 2 | 01/03/2017 | 31/12/2017 |
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO | 2 | 01/03/2017 | 31/12/2017 |
TATIANA AIRES TAVARES | 2 | 01/03/2017 | 31/12/2017 |