Nome do Projeto
Discutindo Metodologias para o ensino da Matemática nos anos iniciais (V edição)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
18/07/2022 - 17/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Em sua quinta edição, o projeto prevê fomentar a discussão sobre ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil, visando a apropriação de metodologias para o ensino de matemática nesse nível da educação básica, por professores da rede pública municipal/estadual e da rede privada de Pelotas e região e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPel.

Objetivo Geral

Discutir metodologias de ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, a partir da utilização de materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas, junto aos professores da rede pública da cidade de Pelotas e região e dos alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPEL, contemplando a formação continuada e inicial desses sujeitos. As ações serão desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, agregando estudantes da Licenciatura em Matemática e dos programas de pós-graduação PPGEMAT e PPGECM, da Universidade Federal de Pelotas, com o objetivo de complementar sua formação através da atuação prática no campo escolar. Durante as ações serão realizados registros, tendo como propósito a retomada reflexiva do processo realizado e a avaliação das atividades desenvolvidas.

Justificativa

O ensino de matemática na educação básica tem sido motivo de preocupação dos formadores de professores visto que, muitas vezes são utilizadas metodologias inadequadas para abordagem dos conceitos dessa matéria de ensino. Diferentes pesquisas têm indicado para o fracasso do ensino
de matemática e isso deve-se entre outros fatores a forma de abordagem desses conceitos de forma absolutamente teórica, o que impede sua apropriação por parte dos estudantes e acaba criando o mito de que matemática é difícil e não está ao alcance de todos. Dessa forma, na preocupação constante em buscar soluções e alternativas para minimizar o baixo rendimento dos alunos em relação aos conhecimentos matemáticos, se propõe o presente projeto, com o intuito de incentivar a apropriação do uso dos materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas pelos professores da rede pública e pelos acadêmicos do curso de Pedagogia para o ensino dos conceitos matemáticos. Sendo assim,
integrar os professores no processo de experienciação desses materiais se faz necessário, mas de forma contínua, para que a estagnação não
aconteça. Acreditamos que isso só é possível quando estabelecemos espaços de diálogos e trocas de experiências. Nesse contexto, percebe-se a necessidade de uma intervenção, seja ela por investimentos nos estudos realizados com os educandos ou oferta de cursos de formação continuada aos docentes. Finalmente acreditamos na necessidade de atuação dos licenciandos do curso de Matemática em atividades de extensão nas quais possam experimentar atividades de docência, além daquelas disponibilizadas nas práticas de estágio curricular. Pela extensão os licenciandos de Matemática terão a oportunidade de contribuir para a formação inicial de seus colegas de universidade, acadêmicos do curso de Pedagogia, bem como na formação continuada dos professores da rede pública de ensino de Pelotas e região.

Metodologia

Serão realizados estudos, oficinas, cursos e eventos visando a realização de estudos teóricos e práticos dos temas relativos à área de estudo prevista no projeto: a Matemática para crianças (Educação Infantil e Anos Iniciais).

Indicadores, Metas e Resultados

Participação efetiva da comunidade educacional de Pelotas e região contribuindo com a formação continuada dos professores das redes de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DUTRA PEREIRA
ALINE OREQUES NIENCZESKI
ALIXANDRA RIBEIRO MUNIZ FAGUNDES
ANDRE FELIPE NAWROSKI
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES12
ARNALDO ANTONIO DUARTE DE DUARTE JUNIOR
Amanda da Silva Brod
BARBARA RATTO HOEWELL
CARLA PATRÍCIA TREICHA NOGUES
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA4
EDUARDA HARTWIG CENTENO
EDUARDA KASTER NEUTZLING
FERNANDA VIEIRA DOS SANTOS
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
ISADORA CARRICONDE RIBEIRO
JONATAN EDUARDO MÜNCHOW
KRISTIN TIMM OLIVEIRA
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS
MILENA VENZKE KAADT
NATHALIA COIMBRA LEMONS
Natalie Rickes Venzke
PAULO SÉRGIO DOS REIS CORREA
STHEFANIE LAUTENSCHLAGER PEVERADA
SUÉLEN STARKE
TANISE DA MOTA FERREIRA
Thais Philipsen Grutzmann
WILIAN VALÉRIO VELEDA

Página gerada em 21/05/2024 03:46:36 (consulta levou 0.418225s)