Nome do Projeto
MathLibras - Ano III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 28/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Projeto de Extensão "MathLibras - Ano III" é uma continuidade dos Projetos de Extensão "MathLibras - Ano 1" e "MathLibras - Ano II", o qual teve sua origem no projeto de pesquisa "Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras", de 2017, financiado pelo CNPq (2017-2019), e tem como foco principal produzir jogos e materiais didáticos com conteúdos de matemática com inserção da Língua Brasileira de Sinais - Libras, buscando a aplicação por meio de oficinas em escolas, eventos ou outros contextos. Além disso, ampliando a atuação, busca-se a realização de outras oficinas de formação de professores, acadêmicos e mestrandos, a partir de diferentes jogos e materiais didáticos, vinculadas as áreas de Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.

Objetivo Geral

Produzir materiais e jogos com conteúdos de matemática e ministrar oficinas em diferentes contextos que tenham uma perspectiva inclusiva (preferencialmente), com ênfase na Educação de Surdos sempre que possível, e abrangendo as áreas da Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.

Justificativa

O projeto justifica-se pela necessidade de ensinar Matemática numa perspectiva inclusiva, onde as especificidades dos alunos são consideradas. Neste contexto, a ênfase é para os alunos surdos, pois foi o público inicial do projeto, porém os materiais e jogos produzidos podem ser utilizado por ouvintes e, dependendo da situação, por alunos com outras deficiências.

A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Libras.

Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.

Em outros contextos, apresentar formas de trabalhar com a Educação Matemática Inclusiva.

Metodologia

Estudo de materiais e jogos com conteúdos de matemática possíveis de serem produzidos e/ou adaptados.
Produção de materiais e jogos com conteúdos de matemática.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos. Ainda, com diferentes públicos: alunos da Educação Básica, acadêmicos, mestrandos e/ou professores.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas, com a possibilidade de escrita de artigos.

Indicadores, Metas e Resultados

Participação efetiva do público alvo envolvido nas oficinas realizadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES1
HENIANE PASSOS ALEIXO
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO
Marta Cristina Cezar Pozzobon1
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES
ROZANE DA SILVEIRA ALVES1
Thais Philipsen Grutzmann3

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