Nome do Projeto
MathLibras - Ano III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 28/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Projeto de Extensão "MathLibras - Ano III" é uma continuidade dos Projetos de Extensão "MathLibras - Ano 1" e "MathLibras - Ano II", o qual teve sua origem no projeto de pesquisa "Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras", de 2017, financiado pelo CNPq (2017-2019), e tem como foco principal
produzir jogos e materiais didáticos com conteúdos de matemática com inserção da Língua Brasileira de Sinais - Libras, buscando a aplicação por meio de oficinas em escolas, eventos ou outros contextos.
Além disso, ampliando a atuação, busca-se a realização de outras oficinas de formação de professores, acadêmicos e mestrandos, a partir de diferentes jogos e materiais didáticos, vinculadas as áreas de Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.
Objetivo Geral
Produzir materiais e jogos com conteúdos de matemática e ministrar oficinas em diferentes contextos que tenham uma perspectiva inclusiva (preferencialmente), com ênfase na Educação de Surdos sempre que possível, e abrangendo as áreas da Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.
Justificativa
O projeto justifica-se pela necessidade de ensinar Matemática numa perspectiva inclusiva, onde as especificidades dos alunos são consideradas. Neste contexto, a ênfase é para os alunos surdos, pois foi o público inicial do projeto, porém os materiais e jogos produzidos podem ser utilizado por ouvintes e, dependendo da situação, por alunos com outras deficiências.
A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Libras.
Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.
Em outros contextos, apresentar formas de trabalhar com a Educação Matemática Inclusiva.
A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Libras.
Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.
Em outros contextos, apresentar formas de trabalhar com a Educação Matemática Inclusiva.
Metodologia
Estudo de materiais e jogos com conteúdos de matemática possíveis de serem produzidos e/ou adaptados.
Produção de materiais e jogos com conteúdos de matemática.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos. Ainda, com diferentes públicos: alunos da Educação Básica, acadêmicos, mestrandos e/ou professores.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas, com a possibilidade de escrita de artigos.
Produção de materiais e jogos com conteúdos de matemática.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos. Ainda, com diferentes públicos: alunos da Educação Básica, acadêmicos, mestrandos e/ou professores.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas, com a possibilidade de escrita de artigos.
Indicadores, Metas e Resultados
Participação efetiva do público alvo envolvido nas oficinas realizadas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | ||
HENIANE PASSOS ALEIXO | |||
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | |||
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO | |||
Marta Cristina Cezar Pozzobon | 1 | ||
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | |||
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 1 | ||
Thais Philipsen Grutzmann | 3 |