Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais - GEEMAI
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/04/2023 - 02/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Diversas pesquisas têm indicado as dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, decorrentes, em grande parte, da formação matemática inicial dos professores generalistas, que atuam na educação das crianças. Egressos dos cursos de Pedagogia, esses professores normalmente tem em sua formação entre duas e três disciplinas voltadas ao ensino de Matemática. A formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais tem sido foco de diferentes debates nos quais o perfil desse professor divide opiniões: por um lado o pedagogo não tem formação matemática adequada, por outro, o licenciado em Matemática não tem formação pedagógica adequada. Procurando contribuir nesse debate se propõe o presente projeto de pesquisa intitulado GEEMAI (Grupo de estudos sobre educação matemática com ênfase nos anos iniciais), que pretende envolver estudantes de cursos de licenciatura da UFPel (Matemática e Pedagogia), estudantes do Curso Normal das duas escolas da cidade que oferecem essa modalidade (Colégio Municipal Pelotense e E.E.E.M. Assis Brasil), bem como egressos desses cursos e professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Nessa perspectiva se tem como tema norteador a Matemática como campo de investigação, englobando ações de estudos teóricos sobre os princípios e conceitos fundantes da Matemática nos anos iniciais (mas não apenas, por isso a "ênfase nos anos iniciais), fundamentação e planejamento de atividades matemáticas, análise de materiais didáticos e propostas curriculares. Prevê ainda como um subproduto o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino.

Objetivo Geral

- Promover o debate e investigações sobre Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e
Numeramento, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre ensino de Matemática nos anos iniciais, focando conteúdos, métodos e práticas desenvolvidas por professores desse nível de ensino, afim de compreender e construir sequencias didáticas, preferencialmente para os anos iniciais, envolvendo matemática e outras matérias de ensino.
- Analisar e propor o uso de diferentes recursos didáticos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais, abordando três questões importantes que envolvem o ensino de Matemática nos Anos Iniciais: (1) o quê,
(2) o como e (3) para quê ensinar matemática às crianças?

Justificativa

É fundamental que a universidade se dedique ao estudo dos problemas envolvendo a educação matemática nos diferentes níveis de ensino. Como há uma lacuna na formação de professores para os anos iniciais, principalmente, faz-se necessário um olhar direcionado às práticas docentes e à formação de professores que ensinam matemática, o que justifica a proposição do presente projeto.

Metodologia

Serão realizados estudos sobre conteúdos, metodologias, práticas de ensino e formação de professores que ensinam matemática, particularmente no que se refere aos anos iniciais.
A partir desses estudos e pesquisas serão produzidos artigos científicos para participação em eventos, bem como propostas de intervenção às práticas docentes dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais.
O grupo terá encontros regulares presenciais ou online.

Indicadores, Metas e Resultados

O grupo terá como meta a produção e publicação de, ao menos, um artigo científico e a participação de seus colaboradores, com apresentação de trabalho, no minimo em dois eventos anuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES4
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA2
GISLAINE DOS SANTOS PINTO
LETÍCIA ALTENBURG STALLBAUM
Marta Cristina Cezar Pozzobon2
NATÁLIA SCHMIELE SCHMECHEL
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos2
SUÉLEN STARKE
Thais Philipsen Grutzmann2
Valesca Bessa Barros Gonçalves

Página gerada em 27/05/2024 06:36:29 (consulta levou 0.175960s)