Portaria MEC n. 256 de 15/02/2017 D.O.U. em 16/02/2017, Seção 1, p. 15.
Renovado pela Portaria MEC n. 609 de 14/03/2019. D.O.U. em 18/03/2019, Seção 1, p. 63.
Apresentação
A área de Educação Matemática é uma realidade no país, em níveis regionais, estaduais e nacional, se ocupando em debater, em diversos fóruns, a respeito da construção de propostas teóricas e metodológicas, nas quais são enfatizados os aspectos cognitivos, os conhecimentos prévios, os processos epistemológicos que buscam a compreensão de como se dá a apropriação do conhecimento, os aspectos sociais, históricos e culturais e as influências afetivas e emocionais.
O fortalecimento e qualificação do discurso da Educação Matemática vincula-se à constituição de uma comunidade que fala de um locus próprio, segura de seus interesses e discurso, ainda que buscando recursos e parceiros externos a ela.
Tal necessidade de organização de estudiosos e pesquisadores da área se constitui a partir das demandas da educação, no sentido de formar professores e pesquisadores na área de matemática qualificados para atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em função dos graves problemas que enfrentamos no que diz respeito aos processos de ensinar e aprender que se complexificam a cada dia.
A área de concentração em Educação Matemática tem como objetivo a formação de pesquisadores e professores de matemática da educação básica e superior, e se caracterizará por investigações relacionadas com a matemática, seus processos didáticos e com os fenômenos que estes originam, buscando compreender as relações entre os diferentes saberes envolvidos, não se limitando a simples identificação de técnicas de ensino. As pesquisas desse campo contemplam as dimensões social, histórica, cultural, política, epistemológica e didático-pedagógica da matemática, bem como as relacionadas com as tecnologias disponíveis.
Área de Concentração
Linhas de Pesquisa
Linha 1 – História, Currículo e Cultura em Educação Matemática
Tem-se como preocupação desenvolver investigações, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que tenham como foco aspectos sociais, culturais, históricos e políticos da matemática, bem como dos processos de profissionalização dos professores, da difusão e institucionalização desta ciência.
Incluem-se estudos sobre:
• o ensino de matemática no Brasil, sob o ponto de vista histórico e social;
• as políticas educacionais e curriculares e suas interfaces com a profissionalização de professores de matemática;
• aspectos históricos, sociológicos e antropológicos e suas implicações no ensino de matemática.
Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática
Nesta linha de pesquisa são investigadas as diversas dimensões da introdução das tecnologias associadas à Educação Matemática em suas diversas modalidades. Busca-se a compreensão das mudanças didático-pedagógicas que advém das relações estabelecidas entre os sujeitos tecnológicos visando, também, os processos de aprendizagem.
Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática
Estudo dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática, reconhecendo as práticas e saberes docentes como elementos fundamentais para a formação de professores e como possibilidade de mudanças de sua práxis, em decorrência dos desafios que se evidenciam. Ênfase na formação do docente que atua na disciplina de Matemática visando sua qualificação, com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos sobre ensino e aprendizagem de Matemática.
Organização Curricular
Pesquisadores
LINHA: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática
Profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Interesses: História da Matemática no ensino; História da Educação Matemática; Análise de Livros didáticos.
Prof. Dr. Diogo Franco Rios
Interesses: História da Educação Matemática; História da Matemática; História da Formação de Professores; Estudos Culturais e Educação Matemática; História Oral e Educação Matemática, com enfoque em temas como Inclusão e atendimento a grupos sociais menos valorizados no contexto educativo brasileiro, como idosos, pessoas com deficiências, grupos marginalizados ou vulnerabilizados.
Prof. Dr. Fernando Cezar Ripe da Cruz
Interesses: História da Educação (e) Matemática; História da Cultura Escrita e Impressa; Estudos sobre suportes da cultura matemática escolar (cadernos, provas, exames, etc.) e de manuais pedagógicos (cartilhas, livros didáticos, etc.); História de vida de docentes; História das instituições escolares; Práticas matematizadas não-escolarizadas; História da formação de professores que ensinam matemática; Destaque para investigações que transitem por temporalidades mais afastadas, notadamente os séculos XVII, XVIII e XIX. Perspectiva teórica e metodológica subsidiada pela historiografia e filosofia culturalista.
Prof. Dr. João Carlos Pereira de Moraes
Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática em suas intersecções com os conceitos de infância, gênero ou sexualidade. Processos de constituição do campo de formação de professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Narrativas e formação de professores que ensinam Matemática.
Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon
Interesses: Formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica; Formação de professores iniciantes que ensinam Matemática; Práticas Matemáticas; Currículos de Educação Matemática.
Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira
Interesses: Estuda diferentes metodologias e práticas atinentes ao ensino de Matemática, com destaque para as possíveis inter-relações existentes entre arte e matemática.
LINHA: Tecnologias e Educação Matemática
Prof. Dr. Andre Luis Andrejew Ferreira
Interesses: EaD, Tecnologias Digitais, Vídeos Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior
Prof. Dr. Josias Pereira da Silva
Interesses: Produção de vídeo estudantil, relação mídia e aprendizado, tecnologia e educação, cinema e educação, neurociência, aprendizado e tecnologia, todos vinculados a Educação Matemática.
LABPVE – Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil
Profa. Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto
Interesses: Processos de aprendizagem intermediados por tecnologias digitais, metodologias ativas como facilitadoras de aprendizagem, mídias digitais e constituição de sujeitos, todos vinculados a Educação Matemática.
Profa. Dra. Rozane da Silveira Alves
Interesses: Educação Matemática e Tecnologias; Formação de Professores; Educação Matemática na Educação Básica; Educação Matemática no Ensino Superior.
LINHA: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática
Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiros Alves
Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais; ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais; metodologias e materiais didáticos para ensino de Matemática nos anos iniciais.
Profa. Dra. Daiane Scopel BoffInteresses: Práticas e saberes docentes para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Constituição da docência e processos de formação em Matemática. Dimensões teórica e prática da Matemática.
Profa. Dra. Daniela Stevanin Hoffmann
Interesses: Psicologia da Educação Matemática (investigação de processos de ensino e de aprendizagem). Ensinar e aprender Matemática da Educação Básica (a partir dos anos finais do Ensino Fundamental).
Profa. Dra. Denise Nascimento Silveira
Interesses: Pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de matemática, estágios e educação.
Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann
Interesses: Educação Matemática Inclusiva com ênfase na Educação de Surdos e pessoas com Surdocegueira. Educação Matemática Inclusiva: no Laboratório de Ensino de Matemática, nos Anos Iniciais e/ou na Formação de Professores que ensinam Matemática.
Créditos necessários
I – Disciplinas Obrigatórias (Todas as Linhas)
- Laboratório de produção científica (02 créditos – 30 horas)
- Seminário de Pesquisa (02 créditos – 30 horas)
- Tendências em Educação Matemática (04 créditos – 60 horas)
- Seminário de orientação (todos os semestres, sem crédito)
- Pelo menos uma disciplina da sua Linha de Pesquisa.
Linha 1 - História, Currículo, Cultura em Educação Matemática
- Currículo e Educação Matemática no Brasil (04 créditos – 60 horas)
- Estudos Culturais e Educação Matemática (04 créditos – 60 horas)
Linha 2 - Tecnologias e Educação Matemática
- Tecnologias e Educação Matemática I (04 créditos – 60 horas)
- Tecnologias e Educação Matemática II (04 créditos – 60 horas)
Linha 3 - Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática
- Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática (04 créditos – 60 horas)
- Alfabetização Matemática e Numeramento nos Anos Iniciais (04 créditos – 60 horas)
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
0100312 | CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL | Obrigatória | 4 | 68 |
0100316 | ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
1050056 | Fontes Históricas nas Pesquisas em Educação Matemática | Optativa | 2 | 34 |
11260050 | INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA | Optativa | 4 | 68 |
0100309 | LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 34 |
1050042 | L.D.: Educação de Surdos e a Educação Matemática | Optativa | 2 | 34 |
1050044 | Leitura e Produção Textual em Educação Matemática | Optativa | 2 | 34 |
D001246 | MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | Optativa | 4 | 68 |
0100318 | PROFISSÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE | Optativa | 2 | 34 |
0108344 | S.A. CULTURA, MÍDIA E EDUCAÇÃO | Optativa | 2 | 34 |
0100311 | SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | Obrigatória | ||
0100314 | TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 68 |
0100308 | TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
11260051 | TÓPICOS ESPECIAIS: ENSINO DE MATEMÁTICA EM SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS | Optativa | 4 | 68 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
0100317 | ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E NUMERAMENTO NOS ANOS INICIAIS | Obrigatória | 4 | 68 |
0100320 | APRENDIZAGENS EM REDES SOCIAIS DIGITAIS | Optativa | 2 | 34 |
11260049 | EDUCAÇÃO E PÓS-MODERNIDADE: ESTUDOS EM ZYGMUNT BAUMAN | Optativa | 3 | 51 |
0108339 | EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA | Optativa | 2 | 34 |
0100313 | ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
11260053 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DOCÊNCIA(S) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Optativa | 4 | 68 |
0100319 | LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS PEDAGÓGICOS | Optativa | 2 | 34 |
0108335 | MATEMÁTICA EXPERIMENTAL | Optativa | 4 | 68 |
1050041 | Narrativas Digitais | Optativa | 4 | 68 |
11260052 | NARRATIVAS LITERÁRIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Optativa | 3 | 51 |
1050045 | Produção de Vídeo, Neurociência e Tecnologia | Optativa | 4 | 68 |
1050043 | S.A.: Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria dos Campos Conceituais | Optativa | 4 | 68 |
D001245 | SEMINÁRIO AVANÇADO: HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Optativa | 2 | 34 |
0100310 | SEMINÁRIO DE PESQUISA | Obrigatória | 2 | 34 |
0100315 | TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II | Obrigatória | 4 | 68 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 896 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
0100312 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASILProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN Horários
| T1 | 5 | 5 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | AM | 5 | 2 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA | An | 5 | 0 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER | Ca | 5 | 2 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN | Ci | 5 | 3 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN | DB | 5 | 2 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | DE | 5 | 2 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN Horários
| DH | 5 | 2 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS | Di | 5 | 0 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ | Fe | 5 | 2 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: Marta Cristina Cezar Pozzobon | Ma | 5 | 3 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN | Rs | 5 | 2 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES | Rz | 5 | 4 | ||||||
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: Thais Philipsen Grutzmann | Th | 5 | 5 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11260053 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DOCÊNCIA(S) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: Marta Cristina Cezar Pozzobon Horários
| T1 | 5 | 6 | ||||||
0100310 - SEMINÁRIO DE PESQUISAProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES Horários
| U | 15 | 12 | ||||||
0100315 - TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER Horários
| T1 | 5 | 4 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Alice Carina Venzke Redmer | 2024 | 1 |
ANELISE MILECH DOMINGUES | 2024 | 1 |
Ariane Madruga Rodrigues de Freitas | 2024 | 1 |
BRUNA VINHOLES LOPES | 2024 | 1 |
CARLOS EDUARDO DE MIRANDA BELLOMO | 2024 | 1 |
Cláudia Adriana Avila da Silva | 2024 | 1 |
Diéssica Braun Rodrigues | 2024 | 1 |
EDUARDA HARTWIG CENTENO | 2024 | 1 |
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA | 2024 | 1 |
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL | 2024 | 1 |
JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA | 2024 | 1 |
SUÉLEN STARKE | 2024 | 1 |
Andreza Cardoso Santos Mevs | 2023 | 1 |
BRAIAN HENZEL BARCELOS | 2023 | 1 |
CAMILA EHLERT LINDEMANN | 2023 | 1 |
DAIANE DE ALMEIDA SCHRAMM | 2023 | 1 |
ELIEZER DE SOUZA PIRES | 2023 | 1 |
ELIZÂNGELA DUMMER FERREIRA | 2023 | 1 |
GEICIELE RAATZ HARTWIG | 2023 | 1 |
JULIANO IGANCI MACEDO | 2023 | 1 |
LETÍCIA ALTENBURG STALLBAUM | 2023 | 1 |
LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA | 2023 | 1 |
MAGDA JOSIELI SOUZA DE SOUZA | 2023 | 1 |
MARCELO FERNANDES SOARES | 2023 | 1 |
MONICA MENDES GARCIA | 2023 | 1 |
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | 2023 | 1 |
Daniele Gularte Serrano | 2022 | 1 |
RODRIGO PADILHA SILVEIRA | 2021 | 1 |
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA | 2021 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
CRIS ELENA PADILHA DA SILVA | 2016 | 2018 |
DANIELE GALVÃO MATHIAS | 2016 | 2018 |
ELISANE STRELOW GONÇALVES | 2016 | 2018 |
FABIANE CARVALHO BÖHM | 2016 | 2018 |
FRANCINE FERNANDES ARAUJO | 2016 | 2018 |
GLAUCIA POTENZA SOARES | 2016 | 2018 |
HENIANE PASSOS ALEIXO | 2017 | 2018 |
JAQUELINE ANTUNES DA SILVA | 2016 | 2018 |
NESLEI NOGUEZ NOGUEIRA | 2016 | 2018 |
VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA | 2016 | 2018 |
ADRIANA NEBEL KOVALSCKI | 2017 | 2019 |
CALIANDRA PIOVESAN | 2018 | 2019 |
CLÉA FURTADO DA SILVEIRA | 2017 | 2019 |
FABRINE DINIZ PEREIRA | 2018 | 2019 |
FRANCINE LACERDA CASTRO | 2016 | 2019 |
GABRIELA DUTRA RODRIGUES CONRADO | 2017 | 2019 |
GABRIELLE NUNES DOS SANTOS | 2018 | 2019 |
JESSICA PEDROSO FAGUNDES | 2017 | 2019 |
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES | 2017 | 2019 |
JOSIANE PEREIRA DE MORAES | 2017 | 2019 |
LIDIANE MACIEL PEREIRA | 2017 | 2019 |
MAKELE VERÔNICA HEIDT | 2017 | 2019 |
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI | 2017 | 2019 |
MARIA DAS GRACAS KOHN RODRIGUES | 2017 | 2019 |
MÉLANY SILVA DOS SANTOS | 2017 | 2019 |
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO | 2017 | 2019 |
RAFAEL DOS REIS PAULO | 2017 | 2019 |
SÍLVIA RAQUEL ISLABÃO DA SILVEIRA | 2016 | 2019 |
TALIA RODRIGUES DE MORAIS | 2017 | 2019 |
THAISE THUROW SCHAUN | 2018 | 2019 |
AIANA SILVEIRA BILHALVA | 2018 | 2020 |
CÍCERO NACHTIGALL | 2018 | 2020 |
LETIANE OLIVEIRA DA FONSECA | 2018 | 2020 |
LETICIA KLEIN PARNOFF | 2018 | 2020 |
ANDRÉ NUNES FERREIRA | 2019 | 2021 |
CAUÊ DUARTE | 2019 | 2021 |
ELIANE MACHADO DE MÉLO | 2020 | 2021 |
ELISABETE STRELOW DE CASTRO | 2019 | 2021 |
JAÍNE TELLES QUEVEDO | 2018 | 2021 |
LUCIANE BICHET LUZ | 2019 | 2021 |
MARIA DO SOCORRO ARAGÃO PAIM | 2019 | 2021 |
Carina Espilma Lima | 2020 | 2022 |
Clara de Mello Maciel | 2021 | 2022 |
Cláudio José Braga de Bittencourt | 2019 | 2022 |
DANIELE ANTUNES BARBOSA GOMES | 2019 | 2022 |
ELIANE BEATRIZ CANDIDO | 2019 | 2022 |
Fátima Cristina Lopes Fonseca | 2021 | 2022 |
Gabriela Hoffmeister | 2021 | 2022 |
LARISSA TESTOLIN SCHMIESCKI DOS SANTOS | 2020 | 2022 |
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA | 2019 | 2022 |
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | 2020 | 2022 |
MATEUS SCHMECKEL MOTA | 2020 | 2022 |
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO | 2019 | 2022 |
NATALIYA MALSKA | 2021 | 2022 |
NORBERTO BARROS LEMOS | 2021 | 2022 |
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | 2020 | 2022 |
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA | 2020 | 2022 |
SUELEN MARTINS VASCONCELOS | 2020 | 2022 |
VINICIUS TORRES MARQUES | 2020 | 2022 |
Cristiane Winkel Elert | 2022 | 2023 |
Dulcinéia Salla Prochnow | 2021 | 2023 |
GISELE MORALES | 2021 | 2023 |
GISLAINE DOS SANTOS PINTO | 2022 | 2023 |
GREGORY SCHUMACHER SOARES | 2021 | 2023 |
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES | 2019 | 2023 |
LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS | 2021 | 2023 |
LETÍCIA DE MATTOS PEREIRA | 2021 | 2023 |
LUANA DE OLIVEIRA KURZ | 2022 | 2023 |
MÔNICA MACHADO DA SILVA | 2022 | 2023 |
PRISCILA TEREZA RODRIGUES LANES SOUZA | 2021 | 2023 |
SAMARA MELO GAI | 2021 | 2023 |
Valesca Bessa Barros Gonçalves | 2021 | 2023 |
Ana Paula Rodrigues Brum | 2022 | 2024 |
FREDERICO DA ROSA BLANK | 2022 | 2024 |
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | 2022 | 2024 |
Luciane Flores Brum | 2022 | 2024 |
Luiz Henrique Menezes de Lima | 2022 | 2024 |
TAMIRES KLUG SCHIMMELPFENNIG | 2022 | 2024 |
(*) Conceitos de curso: