Nome do Curso / Conceitos (*)
Educação Matemática
CAPES (2017)3
Nível / Grau
Pós-Graduação / MESTRADO ACADÊMICO
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
7069
Código CAPES
42003016055P0
Unidade
Programa
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Resolução n. 04 de 08/01/2016
Portaria MEC n. 256 de 15/02/2017 D.O.U. em 16/02/2017, Seção 1, p. 15.
Renovado pela Portaria MEC n. 609 de 14/03/2019. D.O.U. em 18/03/2019, Seção 1, p. 63.

Apresentação

A área de Educação Matemática é uma realidade no país, em níveis regionais, estaduais e nacional, se ocupando em debater, em diversos fóruns, a respeito da construção de propostas teóricas e metodológicas, nas quais são enfatizados os aspectos cognitivos, os conhecimentos prévios, os processos epistemológicos que buscam a compreensão de como se dá a apropriação do conhecimento, os aspectos sociais, históricos e culturais e as influências afetivas e emocionais.
O fortalecimento e qualificação do discurso da Educação Matemática vincula-se à constituição de uma comunidade que fala de um locus próprio, segura de seus interesses e discurso, ainda que buscando recursos e parceiros externos a ela.
Tal necessidade de organização de estudiosos e pesquisadores da área se constitui a partir das demandas da educação, no sentido de formar professores e pesquisadores na área de matemática qualificados para atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em função dos graves problemas que enfrentamos no que diz respeito aos processos de ensinar e aprender que se complexificam a cada dia.
A área de concentração em Educação Matemática tem como objetivo a formação de pesquisadores e professores de matemática da educação básica e superior, e se caracterizará por investigações relacionadas com a matemática, seus processos didáticos e com os fenômenos que estes originam, buscando compreender as relações entre os diferentes saberes envolvidos, não se limitando a simples identificação de técnicas de ensino. As pesquisas desse campo contemplam as dimensões social, histórica, cultural, política, epistemológica e didático-pedagógica da matemática, bem como as relacionadas com as tecnologias disponíveis.

Área de Concentração

Ensino

Linhas de Pesquisa

Linha 1 – História, Currículo e Cultura em Educação Matemática
Tem-se como preocupação desenvolver investigações, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que tenham como foco aspectos sociais, culturais, históricos e políticos da matemática, bem como dos processos de profissionalização dos professores, da difusão e institucionalização desta ciência.
Incluem-se estudos sobre:
• o ensino de matemática no Brasil, sob o ponto de vista histórico e social;
• as políticas educacionais e curriculares e suas interfaces com a profissionalização de professores de matemática;
• aspectos históricos, sociológicos e antropológicos e suas implicações no ensino de matemática.

Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática
Nesta linha de pesquisa são investigadas as diversas dimensões da introdução das tecnologias associadas à Educação Matemática em suas diversas modalidades. Busca-se a compreensão das mudanças didático-pedagógicas que advém das relações estabelecidas entre os sujeitos tecnológicos visando, também, os processos de aprendizagem.

Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática
Estudo dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática, reconhecendo as práticas e saberes docentes como elementos fundamentais para a formação de professores e como possibilidade de mudanças de sua práxis, em decorrência dos desafios que se evidenciam. Ênfase na formação do docente que atua na disciplina de Matemática visando sua qualificação, com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos sobre ensino e aprendizagem de Matemática.

Organização Curricular

Pesquisadores

LINHA: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática

Profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

Interesses: História da Matemática no ensino; História da Educação Matemática; Análise de Livros didáticos.

Prof. Dr. Diogo Franco Rios

Interesses: História da Educação Matemática; História da Matemática; História da Formação de Professores; Estudos Culturais e Educação Matemática; História Oral e Educação Matemática, com enfoque em temas como Inclusão e atendimento a grupos sociais menos valorizados no contexto educativo brasileiro, como idosos, pessoas com deficiências, grupos marginalizados ou vulnerabilizados.

Prof. Dr. Fernando Cezar Ripe da Cruz

Interesses: História da Educação (e) Matemática; História da Cultura Escrita e Impressa; Estudos sobre suportes da cultura matemática escolar (cadernos, provas, exames, etc.) e de manuais pedagógicos (cartilhas, livros didáticos, etc.); História de vida de docentes; História das instituições escolares; Práticas matematizadas não-escolarizadas; História da formação de professores que ensinam matemática; Destaque para investigações que transitem por temporalidades mais afastadas, notadamente os séculos XVII, XVIII e XIX. Perspectiva teórica e metodológica subsidiada pela historiografia e filosofia culturalista.

Prof. Dr. João Carlos Pereira de Moraes

Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática em suas intersecções com os conceitos de infância, gênero ou sexualidade. Processos de constituição do campo de formação de professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Narrativas e formação de professores que ensinam Matemática.

Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon

Interesses: Formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica; Formação de professores iniciantes que ensinam Matemática; Práticas Matemáticas; Currículos de Educação Matemática.

Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira

Interesses: Estuda diferentes metodologias e práticas atinentes ao ensino de Matemática, com destaque para as possíveis inter-relações existentes entre arte e matemática.

 

LINHA: Tecnologias e Educação Matemática 

Prof. Dr. Andre Luis Andrejew Ferreira

Interesses: EaD, Tecnologias Digitais, Vídeos Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior

Prof. Dr. Josias Pereira da Silva 

Interesses: Produção de vídeo estudantil, relação mídia e aprendizado, tecnologia e educação, cinema e educação, neurociência, aprendizado e tecnologia, todos vinculados a Educação Matemática.

LABPVE – Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil

Profa. Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto

Interesses: Processos de aprendizagem intermediados por tecnologias digitais, metodologias ativas como facilitadoras de aprendizagem, mídias digitais e constituição de sujeitos, todos vinculados a Educação Matemática.

Profa. Dra. Rozane da Silveira Alves

Interesses: Educação Matemática e Tecnologias; Formação de Professores; Educação Matemática na Educação Básica; Educação Matemática no Ensino Superior.

 

LINHA: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática

Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiros Alves

Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais; ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais; metodologias e materiais didáticos para ensino de Matemática nos anos iniciais.

Profa. Dra. Daiane Scopel Boff 

Interesses: Práticas e saberes docentes para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Constituição da docência e processos de formação em Matemática. Dimensões teórica e prática da Matemática.

Profa. Dra. Daniela Stevanin Hoffmann

Interesses: Psicologia da Educação Matemática (investigação de processos de ensino e de aprendizagem). Ensinar e aprender Matemática da Educação Básica (a partir dos anos finais do Ensino Fundamental).

Profa. Dra. Denise Nascimento Silveira

Interesses: Pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de matemática, estágios e educação. 

Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann

Interesses: Educação Matemática Inclusiva com ênfase na Educação de Surdos e pessoas com Surdocegueira. Educação Matemática Inclusiva: no Laboratório de Ensino de Matemática, nos Anos Iniciais e/ou na Formação de Professores que ensinam Matemática.

Créditos necessários

O currículo do Curso de Mestrado Acadêmico, visando garantir organicidade e flexibilidade na formação continuada de professores da Educação Básica e/ou Superior, está organizado por disciplinas e atividades conforme descrito a seguir, sendo obrigatório o cumprimento mínimo de 20 créditos entre disciplinas (mínimo 18 créditos) e atividades obrigatórias (mínimo 2 créditos).

I – Disciplinas Obrigatórias (Todas as Linhas)

- Laboratório de produção científica (02 créditos – 30 horas)
- Seminário de Pesquisa (02 créditos – 30 horas)
- Tendências em Educação Matemática (04 créditos – 60 horas)
- Seminário de orientação (todos os semestres, sem crédito)
- Pelo menos uma disciplina da sua Linha de Pesquisa.

Linha 1 - História, Currículo, Cultura em Educação Matemática

- Currículo e Educação Matemática no Brasil (04 créditos – 60 horas)
- Estudos Culturais e Educação Matemática (04 créditos – 60 horas)

Linha 2 - Tecnologias e Educação Matemática

- Tecnologias e Educação Matemática I (04 créditos – 60 horas)
- Tecnologias e Educação Matemática II (04 créditos – 60 horas)

Linha 3 - Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática

- Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática (04 créditos – 60 horas)
- Alfabetização Matemática e Numeramento nos Anos Iniciais (04 créditos – 60 horas)

Matriz Curricular

Turmas ofertadas em 2024 / 2

Versão do Currículo: 896 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0100312 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASILProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T155
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
AM52
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA
An50
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER
Ca52
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN
Ci53
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN
DB52
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA
DE52
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
DH52
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS
Di50
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Fe52
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: Marta Cristina Cezar Pozzobon
Ma53
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN
Rs52
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Rz54
0100311 - SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: Thais Philipsen Grutzmann
Th55

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11260053 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DOCÊNCIA(S) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: Marta Cristina Cezar Pozzobon
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T156
0100310 - SEMINÁRIO DE PESQUISAProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
U1512
0100315 - TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T154

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Alice Carina Venzke Redmer20241
ANELISE MILECH DOMINGUES20241
Ariane Madruga Rodrigues de Freitas20241
BRUNA VINHOLES LOPES20241
CARLOS EDUARDO DE MIRANDA BELLOMO20241
Cláudia Adriana Avila da Silva20241
Diéssica Braun Rodrigues20241
EDUARDA HARTWIG CENTENO20241
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA20241
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL20241
JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA20241
SUÉLEN STARKE20241
Andreza Cardoso Santos Mevs20231
BRAIAN HENZEL BARCELOS20231
CAMILA EHLERT LINDEMANN20231
DAIANE DE ALMEIDA SCHRAMM20231
ELIEZER DE SOUZA PIRES20231
ELIZÂNGELA DUMMER FERREIRA20231
GEICIELE RAATZ HARTWIG20231
JULIANO IGANCI MACEDO20231
LETÍCIA ALTENBURG STALLBAUM20231
LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA20231
MAGDA JOSIELI SOUZA DE SOUZA20231
MARCELO FERNANDES SOARES20231
MONICA MENDES GARCIA20231
RODRIGO MARQUES QUEIROGA20231
Daniele Gularte Serrano20221
RODRIGO PADILHA SILVEIRA20211
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA20211

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
CRIS ELENA PADILHA DA SILVA20162018
DANIELE GALVÃO MATHIAS20162018
ELISANE STRELOW GONÇALVES20162018
FABIANE CARVALHO BÖHM20162018
FRANCINE FERNANDES ARAUJO20162018
GLAUCIA POTENZA SOARES20162018
HENIANE PASSOS ALEIXO20172018
JAQUELINE ANTUNES DA SILVA20162018
NESLEI NOGUEZ NOGUEIRA20162018
VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA20162018
ADRIANA NEBEL KOVALSCKI20172019
CALIANDRA PIOVESAN20182019
CLÉA FURTADO DA SILVEIRA20172019
FABRINE DINIZ PEREIRA20182019
FRANCINE LACERDA CASTRO20162019
GABRIELA DUTRA RODRIGUES CONRADO20172019
GABRIELLE NUNES DOS SANTOS20182019
JESSICA PEDROSO FAGUNDES20172019
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES20172019
JOSIANE PEREIRA DE MORAES20172019
LIDIANE MACIEL PEREIRA20172019
MAKELE VERÔNICA HEIDT20172019
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI20172019
MARIA DAS GRACAS KOHN RODRIGUES20172019
MÉLANY SILVA DOS SANTOS20172019
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO20172019
RAFAEL DOS REIS PAULO20172019
SÍLVIA RAQUEL ISLABÃO DA SILVEIRA20162019
TALIA RODRIGUES DE MORAIS20172019
THAISE THUROW SCHAUN20182019
AIANA SILVEIRA BILHALVA20182020
CÍCERO NACHTIGALL20182020
LETIANE OLIVEIRA DA FONSECA20182020
LETICIA KLEIN PARNOFF20182020
ANDRÉ NUNES FERREIRA20192021
CAUÊ DUARTE20192021
ELIANE MACHADO DE MÉLO20202021
ELISABETE STRELOW DE CASTRO20192021
JAÍNE TELLES QUEVEDO20182021
LUCIANE BICHET LUZ20192021
MARIA DO SOCORRO ARAGÃO PAIM20192021
Carina Espilma Lima20202022
Clara de Mello Maciel20212022
Cláudio José Braga de Bittencourt20192022
DANIELE ANTUNES BARBOSA GOMES20192022
ELIANE BEATRIZ CANDIDO20192022
Fátima Cristina Lopes Fonseca20212022
Gabriela Hoffmeister20212022
LARISSA TESTOLIN SCHMIESCKI DOS SANTOS20202022
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA20192022
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS20202022
MATEUS SCHMECKEL MOTA20202022
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO20192022
NATALIYA MALSKA20212022
NORBERTO BARROS LEMOS20212022
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES20202022
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA20202022
SUELEN MARTINS VASCONCELOS20202022
VINICIUS TORRES MARQUES20202022
Cristiane Winkel Elert20222023
Dulcinéia Salla Prochnow20212023
GISELE MORALES20212023
GISLAINE DOS SANTOS PINTO20222023
GREGORY SCHUMACHER SOARES20212023
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES20192023
LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS20212023
LETÍCIA DE MATTOS PEREIRA20212023
LUANA DE OLIVEIRA KURZ20222023
MÔNICA MACHADO DA SILVA20222023
PRISCILA TEREZA RODRIGUES LANES SOUZA20212023
SAMARA MELO GAI20212023
Valesca Bessa Barros Gonçalves20212023
Ana Paula Rodrigues Brum20222024
FREDERICO DA ROSA BLANK20222024
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA20222024
Luciane Flores Brum20222024
Luiz Henrique Menezes de Lima20222024
TAMIRES KLUG SCHIMMELPFENNIG20222024

Localização e contatos

  • ,
    Pelotas, Rio Grande do Sul

Página gerada em 21/11/2024 06:19:29 (consulta levou 0.228994s)