Nome da Atividade
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
CÓDIGO
11260081
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral:Estudar os conceitos de Currículo, de Políticas Curriculares, de desenvolvimento curricular, de programas e políticas de currículo e suas aproximações com a Educação Matemática.
Específicos:
- Explorar as teorias e concepções de currículo;
- Discutir sobre currículo, cultura e Educação Matemática;
- Considerar o desenvolvimento curricular, os programas, os documentos oficiais, os currículos e resistências.
Conteúdo Programático
- Teorias de currículo;
- Constituição dos Currículos de Matemática;
- Currículos e Programas de Matemática no Brasil;
- Políticas curriculares e ensino de Matemática.
- Constituição dos Currículos de Matemática;
- Currículos e Programas de Matemática no Brasil;
- Políticas curriculares e ensino de Matemática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
- SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. v.1, Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2012.
- GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
Bibliografia Complementar:
- LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
- KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
- PIRES, Célia Maria Carolino. Matemática: currículos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso |
|---|---|
| CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) |