Nome da Atividade
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
CÓDIGO
0100312
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Estudar os conceitos de Currículo, de Políticas Curriculares, de desenvolvimento curricular, de programas e políticas de currículo e suas aproximações com a Educação Matemática.

Específicos:
- Explorar as teorias e concepções de currículo;
- Discutir sobre currículo, cultura e Educação Matemática;
- Considerar o desenvolvimento curricular, os programas, os documentos oficiais, os currículos e resistências.

Conteúdo Programático

- Conceito de currículo;
- Teorias e concepções de currículo;
- Currículo, cultura e Educação Matemática;
- Desenvolvimento curricular e Educação Matemática;
- Programas e políticas de currículo em documentos oficiais de Educação Matemática;
- Currículos e resistências.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GODOY, Elenilton Vieira; SILVA, Marcio Antonio da; SANTOS, Vinícius de Macedo (org.). Currículos de matemática em debate: questões para políticas educacionais e para pesquisa em educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
  • SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
  • KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
  • PIRES, Célia Maria Carolino. Matemática: currículos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 1 20 6 Educação Matemática (Mestrado acadêmico)
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA
Professor responsável pela turma

HARDALLA SANTOS DO VALLE
Professor Regente

JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ
Professor Regente

LETICIA MARIA PASSOS CORREA
Professor Regente

Página gerada em 17/04/2025 21:28:06 (consulta levou 0.077608s)