Nome da Atividade
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E NUMERAMENTO NOS ANOS INICIAIS
CÓDIGO
11260086
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Discussão sobre o significado e fundamentos da educação matemática nos anos iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais. Análise de conteúdos de matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais. Ensino de matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir aspectos relacionados à Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contemplando métodos e práticas de ensino de Matemática, conteúdos previstos nos documentos oficiais para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais e a formação do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais.

Analisar investigações em Educação Matemática nos Anos Iniciais que contemplem temas como: Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática; Obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem de Matemática.

Problematizar o papel da Alfabetização Matemática, do Ensino de Matemática integrado às práticas de Alfabetização, da Matemática e cotidiano, dos Letramentos Matemáticos e das Práticas de Numeramento.

Conteúdo Programático

1. Visão geral, significado e fundamentos da Educação Matemática nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental
1.1. Métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais
1.2. Conteúdos previstos nos documentos oficiais para o ensino de Matemática nos
Anos Iniciais
1.3. Formação do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais
2. Investigações em Educação Matemática nos Anos Iniciais
2.1. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática
2.2. Obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem de
Matemática
3. A Matemática dos Anos Iniciais e a Alfabetização
3.1. Alfabetização Matemática
3.2. Ensino de Matemática integrado às práticas de Alfabetização
4. Matemática e cotidiano
4.1. Letramentos Matemáticos
4.2. Práticas de Numeramento

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E NUMERAMENTO NOS ANOS INICIAIS Educação Matemática (Mestrado acadêmico)

Página gerada em 25/07/2025 12:43:51 (consulta levou 5.883033s)