Nome do Projeto
MathLibras - Ano II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2020 - 28/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Projeto de Extensão "MathLibras - Ano II" é uma continuidade do Projeto de Extensão "MathLibras - Ano 1", o qual teve sua origem no projeto de pesquisa "Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras", de 2017, financiado pelo CNPq (2017-2019), e visa produzir jogos e materiais didáticos de matemática com inserção da Língua Brasileira de Sinais - Libras, buscando a aplicação por meio de oficinas em escolas, eventos ou outros contextos.
Objetivo Geral
Produzir materiais e jogos de matemática adaptados e ministrar oficinas de matemática em diferentes contextos que tenham uma perspectiva inclusiva, com ênfase na Educação de Surdos, porém abrangendo a Educação Matemática Inclusiva em âmbito maior.
Justificativa
O projeto justifica-se pela necessidade de ensinar Matemática numa perspectiva inclusiva, onde as especificidades dos alunos são consideradas. Neste contexto, a ênfase é para os alunos surdos, porém os materiais e jogos produzidos podem ser utilizado por ouvintes e, dependendo da situação, por alunos com outras deficiências.
A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Libras.
Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.
A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Libras.
Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.
Metodologia
Estudo de materiais e jogos de matemática possíveis de serem adaptados.
Produção de materiais e jogos de matemática adaptados.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas.
Produção de materiais e jogos de matemática adaptados.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas.
Indicadores, Metas e Resultados
Participação de alunos e professores de escolas públicas e privadas nas oficinas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | ||
HENIANE PASSOS ALEIXO | |||
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | |||
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO | |||
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | |||
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 1 | ||
Thais Philipsen Grutzmann | 2 |