Nome do Servidor
GILCEANE CAETANO PORTO
Matrícula SIAPE
3459371
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
24/08/2006
Data de ingresso na UFPel
02/06/2009
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
7 / 702
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

(VÍNCULO ENCERRADO) - 2459371 - Professor Assistente
Matrícula SIAPE
2459371
Data de ingresso no serviço público
24/08/2006
Data de ingresso na UFPel
24/08/2006
Data de ingresso no cargo
24/08/2006
Data de saída do Cargo
31/07/2008
Cargo
Professor Assistente
Classe / Nível
5 / 001
Titulação
Mestrado
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva

(VÍNCULO ENCERRADO) - 1459371 - Professor Substituto/Auxiliar
Matrícula SIAPE
1459371
Data de ingresso no serviço público
12/07/2004
Data de ingresso na UFPel
12/07/2004
Data de ingresso no cargo
12/07/2004
Data de saída do Cargo
13/07/2006
Cargo
Professor Substituto/Auxiliar
Classe / Nível
4 / 001
Titulação
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / 40 horas

Resumo

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2011). Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2005), Especialização em Educação pela Faculdade de Educação da FaE/UFPel (2001) e Graduação em Pedagogia pela mesma instituição (1999). É vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/CNPq). É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Integra o Coletivo Alfabetização em Rede (ALFAREDE). Coordena na UFPel o Projeto de pesquisa Interinstitucional Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. Atuou como professora alfabetizadora de crianças, jovens e adultos nas redes públicas estadual e municipal. Foi supervisora dos anos iniciais na Secretaria Municipal de Educação na cidade de Pelotas. Foi coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia UFPel. Atuou como supervisora do PNAIC. Foi coordenadora de área do PIBID Pedagogia UFPel (2010-2020). Atuou como orientadora do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Alfabetização - Pedagogia (2020-2022). Atualmente é Tutora do Programa PET do Curso de Pedagogia/UFPel. Tem experiência na área da Educação, principalmente com os seguintes temas: alfabetização, letramento, história da alfabetização e formação de professores.

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2011)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2005)
Especialização em Educação Cultura Escolar Infância Séries Iniciais (Universidade Federal de Pelotas, 2001)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 1999)

Áreas de atuação

Tópicos Específicos de Educação - Alfabetização e Letramento
Tópicos Específicos de Educação - Formação de Professores

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docente01/03/201928/02/20232
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)01/08/201930/09/20202
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)01/08/201731/07/20192
ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F.COORDENADOR DO PROJETO03/11/202031/08/20232
O PPP no cotidiano escolar: usos e desusos18/05/202001/05/20222
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID25/08/201820/01/202012
Leituras Dirigidas em Fonologia e Aquisição da Escrita01/04/201925/11/20193
Seminário de Práticas Educativas - Estágio de Docência08/07/201910/07/201920
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA04/02/201631/07/201812
Seminário de Práticas Educativas - Estágio de Docência23/07/201827/07/201820
II Encontros da Pedagogia: integração e formação19/10/201719/10/20174
VI SEMINÁRIO PIBID-UFPEL A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL16/10/201719/10/201720
Programa de Residência Pedagógica da UFPel09/03/202028/02/20248
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
FALANDO EM EDUCAÇÃO: FAZENDO HISTÓRIA NA E COM A FAE12/07/202110/07/2025
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetizaçãoCOORDENADOR DO PROJETO30/08/201930/08/20212
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógicoCOORDENADOR DO PROJETO03/02/202031/12/20202
Projeto CriaTivo: Promoção de estratégias de autorregulação na escrita01/04/201931/12/20192
9º Encontro da Ripefor: A investigação sobre formação e práticas docentes na região Sul: avanços e perspectivas dos e para os grupos de pesquisa da RIPEFOR01/04/201931/05/201922
Formação dos professores das classes de apoio pedagógico da rede pública municipal de PelotasCOORDENADOR DO PROJETO18/09/201830/03/20195
Seminário Pesquisa e Práticas em discussão II01/09/201830/09/201840
II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização25/09/201729/12/20172

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2022/1M1TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
54+36Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2022/1P1PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
0+216Pedagogia (Licenciatura)
2021/272LEITURA DIRIGIDA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2021/2M1TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
54+36Pedagogia (Licenciatura)
2021/2T1ENSINO-APRENDIZAGEM,CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2021/2T1METODOLOGIAS DA ALFABETIZAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Pedagogia (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2021/1M1TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
54+36Pedagogia (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2021/1M2TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
54+36Pedagogia (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Página gerada em 30/09/2022 18:41:05 (consulta levou 0.433971s)