Resumo
Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2011). Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2005), Especialização em Educação pela Faculdade de Educação da FaE/UFPel (2001) e Graduação em Pedagogia pela mesma instituição (1999). É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/CNPq). É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). É integrande do grupo de pesquisa AlfaRede (Rede de Pesquisa em Alfabetização). Coordena na UFPel o Projeto de pesquisa "O retorno às aulas após o ensino remoto: uma análise da alfabetização e da atuação docente na escola pública", subprojeto vinculado ao Projeto da AlfaRede "Retratos da Alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede". Coordena na UFPel o Palavramundo - Laboratório de Formação docente e de acervos didáticos de alfabetização, vinculado a Rede Alfalabs de Laboratórios de Alfabetização. Foi supervisora dos anos iniciais na Secretaria Municipal de Educação na cidade de Pelotas. Foi coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia UFPel (2013-2015). Atuou como supervisora do PNAIC no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. Foi coordenadora de área do PIBID Pedagogia UFPel (2010-2020). Atuou como orientadora do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Alfabetização - Pedagogia (2020-2022). Atualmente é Tutora do Programa de Educação Tutorial -PET do Curso de Pedagogia/UFPel. Tem experiência na área da Educação, principalmente com os seguintes temas: alfabetização, letramento, história da alfabetização e formação de professores.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2011)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2005)
Especialização em Educação Cultura Escolar Infância Séries Iniciais (Universidade Federal de Pelotas, 2001)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 1999)
Áreas de atuação
Tópicos Específicos de Educação - Alfabetização e Letramento
Tópicos Específicos de Educação - Formação de Professores
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | T2 | CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/2 | M1 | AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA Horários
| 36+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA IV: GESTÃO ESCOLAR Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | T1 | TEORIAS E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | T2 | CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA Horários
| 0+216 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA IV: GESTÃO ESCOLAR Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | M1 | TEORIAS E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS Horários
| 36+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | P4 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA Horários
| 0+216 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA I : ESPAÇOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | T2 | CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA IV: GESTÃO ESCOLAR Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | T1 | TEORIAS E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.