Nome do Projeto
BrinqueFaE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/02/2025 - 04/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
BrinqueFaE é um projeto unificado que abarca ações de extensão, ensino e pesquisa, todas vinculadas à formação brincante de estudantes da Pedagogia e de outras licenciaturas da UFPel. O nome BrinqueFaE dá a ideia de que a FaE é um lugar para brincar e, ao mesmo tempo, é um convite para toda a comunidade brincar e refletir sobre o brincar. Dentro do projeto, estão alocadas diferentes ações relacionadas ao brincar e que serão desenvolvidas, prioritariamente, nos espaços do prédio do CCHS (sala da Brinquedoteca, hall, corredores e ambientes externos). Além desses espaços da UFPel, poderão ocorrer ações nas ruas da cidade, praças, parques, nas escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes públicas (municipal e estadual), das escolas privadas e demais espaços que acolham crianças. Em todas as ações, a comunidade acadêmica estará interagindo com a comunidade local.

Objetivo Geral

Desenvolver diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à formação brincante de estudantes dos cursos de Pedagogia Vespertino e Noturno e demais licenciaturas da UFPel que promovam, incentivem, valorizem e garantam às crianças da comunidade o direito ao brincar espontâneo, livre, alegre, partilhado e colaborativo.

Justificativa

Brincar é um direito de todas as crianças, garantido em documentos internacionais, como na Declaração Universal dos Direitos da Criança (ONU,1959), bem como no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Brincando as crianças produzem cultura lúdica, ampliam o acervo de brincadeiras, constroem brinquedos, se divertem, partilham histórias, experiências, tempos e espaços e se humanizam. O acervo de brincadeiras produzido pelas crianças (e na interação com os adultos) faz parte do patrimônio cultural imaterial da humanidade. Através dos brinquedos e do brincar, as crianças se socializam, estreitam os laços de amizade, constituem grupos, expressam emoções, conhecimento e sentimentos, enfrentam desafios e conflitos, (re)organizam o mundo, inserem-se de forma ativa na construção cultural do mundo, ampliam horizontes e participam das trocas, mudanças e interações da sociedade. Embora o brincar não seja exclusivo das crianças, são elas que mais valorizam e defendem tempos e espaços nas suas vidas para continuarem brincando. Nesse sentido, a Brinquedoteca da FaE, bem como todo o projeto BrinqueFaE, dentro de uma universidade pública federal, vai ao encontro de uma política pública que garanta, preserve e amplie o direito de brincar das crianças. Além disso, busca, também, ampliar esse direito para além dos muros da universidade, de forma a garantir que todas as crianças possam brincar em outros espaços lúdicos e, também, públicos, existentes na cidade, como: escolas, praças, parques, praias, campos, ruas e outros.
A FaE tem um compromisso histórico com as crianças das classes populares e, por isso, antes da criação da Brinquedoteca, já desenvolvia ações potentes como o Brincando na Rua, a Festa de Bonecas, as Oficinas Lúdicas e as viagens de estudo para conhecer outras brinquedotecas no RS, entre outras. A brinquedoteca é um espaço lúdico para as crianças e, ao mesmo tempo, um espaço de formação acadêmica interdisciplinar que promove o estudo e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento: Pedagogia, Artes (visuais, dança, teatro e música), Educação Física, Antropologia, Sociologia e História.
Durante o período da pandemia e com o ensino remoto, a brinquedoteca esteve fechada para as crianças, e o trabalho ocorreu somente com estudantes do curso de Pedagogia (vespertino e noturno): bolsistas, voluntárias e demais interessadas. Acumulamos um acervo grande de fotografias e vídeos, bem como registros escritos das reuniões e dos encontros com as crianças. Há muito o que ser feito nos próximos anos, tanto no que diz respeito à ampliação dos horários, dias e turnos de funcionamento, bem como de ações que ampliem o brincar para além dos espaços da universidade

Metodologia

A metodologia consiste em: a) reorganizar com estudantes dos cursos de Pedagogia o funcionamento e a estrutura da brinquedoteca para acolher grupos de crianças, tanto da educação infantil como dos anos iniciais; b) dialogar com as escolas num movimento de duas vias: as crianças brincam na brinquedoteca e estudantes brincam com as crianças nas escolas; c) promover oficinas, palestras e cursos regulares de formação de estudantes tanto dos cursos de Pedagogia, como das demais licenciaturas, em torno do brincar e da cultura lúdica; d) organizar tempos e espaços brincantes nos prédios do CCHS; e) organizar um evento teórico-prático (visita guiada, oficina, mostra de fotografias) que integre estudantes de diversas licenciaturas em torno do projeto BrinqueFaE

Indicadores, Metas e Resultados

Espaços organizados para que as crianças livremente brinquem, cantem, leiam, fantasiem e se expressem na brinquedoteca;
Formação brincante para estudantes dos cursos de Pedagogia (vespertino e noturno) e demais licenciaturas interessadas;
Ampliação, manutenção e atualização do acervo de brinquedos disponíveis na brinquedoteca;
Estudos permanentes sobre a importância do brincar, dos brinquedos, da brinquedoteca, das culturas infantis e das infâncias
Ampliação da oferta de tempos e espaços lúdicos na FaE;
Diálogo entre universidade e escolas em relação ao brincar das crianças;
Divulgação do projeto através de apresentação de trabalhos em eventos e artigos em revistas científicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALÂNIS RODRIGUES DE SOUZA DA SILVA
AMANDA DE SOUZA CARDOSO
AMANDA NUNES AVILA
ANA CRISTINA VALENTE BRASIL
ANA PAULA GARCIA DE OLIVEIRA
ANDRIELLI DA SILVA VIEIRA
ARYCIELE OLIVEIRA DOS SANTOS
Andriele Echeverria Bitencourt
BRUNA GOULARTE FERREIRA
CAROLINE KRÜGER
CRISTINE SILVA DA COSTA
CÍNTIA BEATRIZ DUARTE DE OLIVEIRA
Cássia Vitória Schnavanz Salgado
EDSON PONICK4
ELIANE DOS SANTOS ARAUJO
GABRIELE CAMPBELL LINK
GIOVANA TAROCO XAVIER DA SILVA
Gabriele Soares Louzada
Gilciane Jansen Recondo
HELENA VAHL FERREIRA
JOAO VICTOR OLIVEIRA DE OLIVEIRA
JULIA DOS SANTOS GONCALVES
KAREN CAMPBELL LINK
KARINA FONSECA CABISTANY
KAROLINE SEYFFERT CRUGER
KESLEY VITORIA CARDOSO PINTO
LAIS FUNARI HARTWIG
LARA REGINA SOARES BRAGA
LARISSA MIRANDA DE SALES
LEANDRA PEREIRA TEIXEIRA
LERIANE DOS SANTOS RETZLAFF
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ2
LUIZA ALTERMANN MACHADO
MARA CRISTINA CAIPU MENDES
MARIANA FERREIRA PEREIRA
MATHEUS DE CASTRO MATHIAS
MATHEUS LESTON CARVALHO
MELINA NEUGEBAUER LEDEBUHR
NATALI BUENO DA SILVA
NATIELLY DJENY DE ALMEIDA MOREIRA
NICOLE MENDES MACHADO
RAFAELA STEFANELLO BRAGA
ROGERIO COSTA WURDIG8
ROSANE CATARINA GOULART RODRIGUES
VANUSA FONSECA JAMBEIRO
VITORIA MENDES TAVARES
YASMIN ALBUQUERQUE SILVA
kauane dos passos

Página gerada em 28/03/2025 19:28:56 (consulta levou 0.162436s)