Resumo
possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado na área de Mídia e Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado na área de Mídia e Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no desenvolvimento de novos materiais e métodos para o ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo de matemática, ensino de matemática, Nível Fundamental, Nível Médio, matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, ensino e método.
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina, 2005)
Mestrado em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina, 2001)
Especialização em Matemática (Universidade Federal de Santa Catarina, 1990)
Graduação em Bacharelado Em Matemática (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1986)
Áreas de atuação
Educação - Ensino-Aprendizagem
Educação
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Ensino | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Desenvolvimento de Jogos como ferramenta de aprendizagem para o curso de Engenharia de Materiais | 01/01/2024 | 31/12/2025 | 1 | |
Programa Residência Pedagógica da UFPel | 01/11/2022 | 31/12/2024 | 14 | |
Programa de Residência Pedagógica da UFPel | 09/03/2020 | 31/10/2022 | ||
Pesquisa | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Os impactos da pandemia e das atividades virtuais para estudantes dos cursos de Pedagogia-licenciatura da UFPel | 17/08/2020 | 30/06/2021 | 4 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico | 07/05/2018 | 31/12/2020 | 8 | |
Aprendizagem Mediada pelas Metodologias Ativas. | 28/11/2019 | 23/12/2020 | 4 | |
Vida de professor: experiências de autoformação e redes de desenvolvimento humano | 01/04/2019 | 31/03/2020 | 8 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA IV: GESTÃO ESCOLAR Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | T1 | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | T1 | MATEMÁTICA APLICADA À PEDAGOGIA I Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M1 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | M2 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | M1 | MATEMÁTICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL Horários
| 36+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M1 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M2 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M1 | MATEMÁTICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL Horários
| 36+36 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.