Nome do Projeto
MA temática - uma boa temática!
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/03/2025 - 30/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto visa explorar o potencial do pensamento reflexivo através do ensino, pesquisa e aprendizagem em Matemática, focando na formação inicial de pedagogos e no ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se pela necessidade de reforço no ensino de matemática, conforme indicado por estudos recentes do INEP (2024), e pela importância de formar professores confiantes, inventivos e competentes nesta área. O projeto busca desmistificar o ensino da Matemática, oferecendo ferramentas e metodologias inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem. Enfatiza-se a Matemática como instrumento essencial para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crucial para a formação cidadã e a construção de uma sociedade justa e sustentável. Optamos por trabalhar com a metodologia STEAM uma vez que essa pode transformar a forma como a Matemática é ensinada, tornando-a mais envolvente e conectada a outros campos do conhecimento. Essa abordagem não apenas facilita a aprendizagem de conceitos matemáticos, mas também ajuda a desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, como criatividade, colaboração, comunicação e pensamento crítico. A metodologia de pesquisa STEAM se refere à integração de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no processo de ensino e aprendizagem. Essa abordagem enfatiza a aprendizagem prática e interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. A partir de grupos de estudo, experimentos didáticos, desenvolvimento de materiais, oficinas, palestras e práticas simuladas de ensino. Será fundamentada em autores como Jo Boaler, Elkonin, Davidov, Repkin, Constance Kamii, Paulo Freire, Ira Schor e Ubiratan D'Ambrosio. O público-alvo abrange estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Matemática da UFPel, professores da rede pública e alunos da Educação Básica. Os objetivos específicos incluem contrastar diferentes metodologias de ensino, desenvolver capacidades de planejamento e execução de atividades, promover reflexão crítica sobre práticas pedagógicas e fortalecer a relação entre a universidade e as instituições de ensino básico.

Objetivo Geral

Explorar o potencial do exercício do pensar, de modo reflexivo, através do ensino, da pesquisa e da aprendizagem em Matemática.

Justificativa

A formação inicial do pedagogo é crucial para promover o desenvolvimento do pensamento matemático nas crianças, além de impactar, diretamente, sua trajetória acadêmica. Considerando a realidade do País, do Estado do Rio Grande do Sul e, particularmente, da Região Sul deste Estado e da própria da UFPel, e a necessidade de reforço no ensino de matemática nos Anos Iniciais, conforme indica o último estudo feito pelo INEP sobre isso (INEP, 2024), este projeto se justifica pela importância de se formarem professores confiantes, inventivos e competentes para o ensino da Matemática.

A Matemática, muito mais do que uma disciplina escolar, transcende a mera abstração de conhecimento, configurando-se como instrumento essencial para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, imprescindível para a formação cidadã e a construção de um presente justo, equitativo e sustentável. Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é a Educação de Qualidade. O aprendizado da Matemática pode assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, bem como promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Argumentos de incapacidade inata para a matemática, por vezes utilizados para justificar desigualdades no acesso à educação e às oportunidades, são, amplamente, refutados pela comunidade científica e educacional. Pesquisas demonstram que, com ensino adequado, metodologias eficazes e um ambiente de aprendizagem estimulante, todos são capazes de aprender matemática. Experiências escolares negativas podem levar à internalização da crença de incapacidade, reforçando a necessidade de desmistificar o ensino da Matemática. Este projeto visa, dentre outras coisas, justamente isso: desmistificar o ensino da Matemática, particularmente, nos Anos Iniciais do Nível Fundamental, oferecendo, aos pedagogos e professoras desses Anos Iniciais, ferramentas e metodologias inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem.
Aprender matemática amplia as condições para se compreenderem as múltiplas relações que fazem parte do Mundo em que vivemos, que compuseram, ao longo de séculos, suas muitas ciências (sociedade, economia, física, biologia, engenharias, informática, etc.). Também, aprender matemática concede habilidades necessárias para navegar em um mundo complexo e tecnológico, que exige autonomia, pensamento crítico e capacidade de transformar a realidade de desigualdades e injustiças sociais. Frequentemente, vista como complexa e abstrata no contexto escolar, a Matemática pode-se tornar uma ‘boa temática’; instigante e desafiadora quando abordada de forma contextualizada e curiosa. Ela oferece uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento do pensamento em qualquer idade. Ao aprender Matemática, crianças, jovens e adultos não apenas adquirem conhecimentos específicos, mas, também, desenvolvem habilidades cognitivas essenciais para sua formação integral.
Aprender matemática vai além da simples aquisição de conhecimentos sobre números, fórmulas e operações. É um processo que impacta, profundamente, o desenvolvimento cognitivo, moldando a forma como pensamos, raciocinamos e interagimos com o mundo. Essa aprendizagem é um meio para a formação integral do sujeito, preparando-o para os desafios da vida em sociedade, como, também, para encorajar uma atitude , uma prática docente crítica das nossas ações como sujeitos éticos.
A apropriação de conceitos matemáticos desenvolve habilidades cognitivas essenciais: raciocínio lógico, pensamento crítico, pensamento criativo, comunicação, argumentação, organização e planejamento. Analisar informações, identificar padrões e estabelecer relações entre conceitos permite questionar, argumentar e justificar ideias, desenvolvendo um pensamento crítico e analítico, fundamental para a tomada de decisões. Esse processo estimula a flexibilidade cognitiva e o pensamento divergente, essenciais para a invenção e para a inovação.
A matemática, também, contribui para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Explicar o raciocínio, justificar respostas e discutir ideias aprimoram a capacidade de expressão com clareza, precisão e coerência. A argumentação matemática, baseada em evidências e raciocínio lógico, fortalece a comunicação e a habilidade de defender pontos de vista. Portanto, a aprendizagem matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e a formação integral do sujeito. Este projeto, ao explorar o potencial da Matemática na formação dos futuros pedagogos, contribui para a compreensão da sua importância no desenvolvimento do pensamento reflexivo.
Problematizar a formação do pedagogo, nesse contexto, potencializa: o desenvolvimento do raciocínio lógico para encontrar soluções, testar hipóteses e elaborar estratégias; a capacidade de abstração; o pensamento crítico, que envolve questionar, analisar informações, avaliar evidências e formar julgamentos; e a criatividade e a resolução de problemas.

Metodologia

Nossa proposta metodológica está ancorada na metodologia de pesquisa STEAM. Metodologia essa, que faz referência à integração de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no processo de ensino e aprendizagem. Essa abordagem enfatiza a aprendizagem prática e interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. Optamos por esse encaminhamento porque entendemos que a intenção primordial é o desenvolvimento do Pensamento Crítico. Interessa-nos incentivar os alunos a pensar de forma crítica e criativa ao resolver problemas complexos que requerem conhecimentos interdisciplinares. Além do mais, é fundamental fomentar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos para alcançar soluções inovadoras. É a partir de experiências práticas que o aprendizado pode se tornar mais dinâmico e significativo. A metodologia STEAM também apura um aprendizado que conecta a situações da vida real e às demandas do mundo contemporâneo, mostrando como as disciplinas se inter-relacionam.

O projeto será desenvolvido por meio de grupos de estudo, execução de experimentos didáticos, desenvolvimento e manufatura de novos materiais didáticos, oficinas, palestras, debates, e práticas simuladas de ensino. Serão utilizados recursos como materiais manipuláveis, jogos matemáticos, softwares educativos e plataformas online. Integramos Tecnologias e utilizaremos ferramentas e recursos tecnológicos no aprendizado, preparando os alunos para um mundo cada vez mais digital.

Indicadores, Metas e Resultados

Investimos para a realização e disseminação de boas práticas:
1 - Compartilhamento de estratégias e recursos didáticos eficazes para o ensino de matemática com a comunidade educacional;

2 - Contribuição para a formação cidadã que se expressa através da formação de alunos mais críticos, criativos e capazes de resolver problemas, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

3 - Formação contínua: Implementação de um sistema de formação contínua para professores de matemática, garantindo a atualização de conhecimentos e habilidades.

4 - Aprimoramento do conhecimento, através da compreensão de diferentes metodologias de ensino de matemática, incluindo o uso de tecnologias e abordagens interdisciplinares (STEAM), com vistas a planejar e implementar atividades de ensino mais eficazes e inovadoras, utilizando recursos tecnológicos e materiais didáticos diversificados.

5 - Aumento da confiança contribuindo para a segurança e autoeficácia para ensinar matemática, especialmente ao lidar com desafios e dificuldades dos alunos.


6 - Recomendações para políticas públicas: Contribuição para a formulação de políticas públicas que promovam a melhoria da qualidade do ensino de matemática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Adriana Mello Almeida Martins
DANIELLE BARTZ SODRE
HYNAIARA VIEIRA BOTELHO
LEONARDO CORREA SABBADO
LIDIANE AFFONSO DE OLIVEIRA
LUIZ ALBERTO BRETTAS12
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO
MARIA SIMONE DEBACCO10
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos4

Página gerada em 30/03/2025 18:11:14 (consulta levou 0.127412s)