Nome da Atividade
PRÁTICA ORIENTADA III: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CÓDIGO
17360104
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3

Ementa

Estudos sobre as redes públicas de Educação Básica. Conhecimento da estrutura administrativa e pedagógica da escola. A Pedagogia e a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Observação e análise de propostas educativas. Planejamento e desenvolvimento de práticas educativas de forma compartilhada com professoras da educação básica. Projetos de extensão relacionados: Falando em Educação: fazendo história na e com a FaE (4609); Banco de dados e acervos de alfabetização (264).

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer processos e práticas de organização pedagógica da escola, discutindo elementos epistemológicos que sustentam a docência, as relações educativas e o conhecimento escolar. Realizar atividades de inserção em contexto escolar.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre. Imagens e auto-imagens. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2020.
  • FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relatos de uma professora. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
  • WARSCHAUER, C. A Roda e o registro. Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4. ed. São Paulo: 2002.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRÉ, Marli. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 11. ed. Campinas: Papirus. 2004.
  • FONTANA, Roseli. A. C. Como nos tornamos professoras? 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
  • FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 3. ed. -. São Paulo: Xamã, 2000.
  • PLATONE, Françoise; HARDY, Marianne (org.) Ninguém ensina sozinho: responsabilidade coletiva na creche, no ensino fundamental e no ensino médio. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2024 / 1 53 52 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50

Página gerada em 20/05/2024 05:58:57 (consulta levou 0.059572s)