Nome da Atividade
CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS INFÂNCIAS III
CÓDIGO
17350165
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A abordagem curricular Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para o ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais e a Alfabetização Científica. Estudo dos conceitos básicos para o ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais. A Educação Ambiental articulada ao ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais. Planejamento e organização de estratégias didáticas para o ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar as diretrizes e orientações curriculares nacionais das Ciências da Natureza para os Anos Iniciais. Compreender a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na construção dos conceitos de Ciências da Natureza para os Anos Iniciais. Desenvolver conhecimentos sobre a Alfabetização Científica articulada ao estudo dos conceitos básicos de Ciências da Natureza para os Anos Iniciais. Construir conhecimentos em Educação Ambiental no contexto do ensino de Ciências da Natureza para os Anos Iniciais. Planejar e construir estratégias didáticas para o ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KINDEL, Eunice A. I. Práticas pedagógicas em Ciências: espaço, tempo e corporeidade. Erechim, Edelbra, 2012.
  • LIMA, Maria E. C. de C.; LOUREIRO, Mairy B. Trilhas para ensinar Ciências para crianças. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2013.
  • PAVÃO, Antônio Carlos (Coord.). Ciências: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. (Coleção Explorando o ensino; v. 18).

Bibliografia Complementar:

  • BORGES, Regina Maria Rabello; MORAES, Roque (Org.). Educação em ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998.
  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Livro eletrônico).
  • DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  • DIAS, Genebaldo Freire. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2.ed. São Paulo: Gaia, 2012.
  • THEÓPHILO, Inês Maria. Ensino de ciências. Fortaleza: Brasil Tropical, 2001. (Coleção para professores nas séries iniciais; v.3).

Página gerada em 25/04/2024 17:27:35 (consulta levou 0.051028s)