Nome do Projeto
Laboratório de Educação Matemática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/03/2025 - 28/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Diante da demanda de escolas por oficinas didáticas e da necessidade de práticas atuais de ensino e aprendizagem, o projeto de extensão Laboratório de Educação Matemática busca promover oficinas didáticas em escolas da rede pública de Pelotas.
Com a realização de leitura e escrita e a produção de materiais didáticos digitais e não digitais no Laboratório de Educação Matemática, o projeto realiza intervenções em sala de aula por meio de oficinas didáticas, as quais são analisadas sob o enfoque de referenciais atualizados.
As oficinas serão ofertadas sob demanda das escolas, tanto na sede do laboratório quanto nas salas de aula das escolas.
Intenciona-se, com o projeto de extensão Laboratório de Educação Matemática, constituir um conjunto de práticas que aproximem os estudantes e professores da UFPel às realidades das escolas, e com isso novos conhecimentos sejam produzidos e divulgados por meio de oficinas didáticas.
Objetivo Geral
Desenvolver recursos digitais e não digitais, práticas de ensino e aprendizagem de Matemática mediante demanda da Comunidade Acadêmica, e promover oficinas didáticas nas escolas públicas de Pelotas.
Justificativa
O Laboratório de Educação Matemática (LEMA) da UFPel é um agente de Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica (Ramos, Silva e Sodré, 2024). Além das disciplinas de Laboratório de Educação Matemática, cuja carga horária na extensão está prevista no PPC dos cursos de Licenciatura em Matemática, ações do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) ocorrem no ambiente do Laboratório, de forma a utilizar e pensar sobre o material didático produzido no Ambiente de LEMA. O estudo e a produção de recursos e práticas de Educação Matemática com as mais diversas tecnologias são necessidades das práticas atuais, desta forma, o Projeto de Extensão Laboratório de Educação Matemática emerge da demanda da Comunidade Acadêmica sobre a docência de Matemática para o público da Educação Básica. As ações se constituem no estudo teórico atualizado, em produção de materiais digitais e não digitais e divulgação por meio de oficinas em escolas da rede pública de Pelotas. Tais ações, como as oficinas produzidas pelos estudantes para o Sábado em Foco, do Colégio Pelotense, são rotinas no Laboratório de Educação Matemática da UFPel. Intenciona-se, portanto, promover oficinas didáticas em diferentes escolas da rede pública de Pelotas e na sede do Laboratório, na UFPel.
Metodologia
Como etapas da execução do projeto estão previstas:
- Leitura e escrita sobre práticas docentes de Laboratório de Educação Matemática;
- Produção de materiais didáticos digitais e não digitais no Laboratório de Educação Matemática;
- Intervenção em sala de aula por meio de oficinas didáticas de Matemática para a Educação Básica;
- Análise crítica das práticas referentes às oficinas didáticas, a partir de referenciais atualizados.
- Leitura e escrita sobre práticas docentes de Laboratório de Educação Matemática;
- Produção de materiais didáticos digitais e não digitais no Laboratório de Educação Matemática;
- Intervenção em sala de aula por meio de oficinas didáticas de Matemática para a Educação Básica;
- Análise crítica das práticas referentes às oficinas didáticas, a partir de referenciais atualizados.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com o Projeto Laboratório de Educação Matemática atingir os seguintes resultados:
- Ampliar o repertório teórico-metodológico dos estudantes de licenciatura participantes do projeto;
- Desenvolver pelo menos 10 oficinas didáticas nas escolas de Pelotas por semestre;
- Produzir materiais didáticos no Laboratório de Educação Matemática, para o uso de estudantes de Licenciatura em suas atividades de estágio e nas disciplinas de Laboratório de Educação Matemática;
- Promover com os estudantes das escolas públicas de Pelotas questionamentos que busquem a construção de conceitos matemáticos, por meio de atividades de Laboratório de Educação Matemática;
- Divulgar as ações do projeto e suas análises em eventos, periódicos e mídias sociais.
- Ampliar o repertório teórico-metodológico dos estudantes de licenciatura participantes do projeto;
- Desenvolver pelo menos 10 oficinas didáticas nas escolas de Pelotas por semestre;
- Produzir materiais didáticos no Laboratório de Educação Matemática, para o uso de estudantes de Licenciatura em suas atividades de estágio e nas disciplinas de Laboratório de Educação Matemática;
- Promover com os estudantes das escolas públicas de Pelotas questionamentos que busquem a construção de conceitos matemáticos, por meio de atividades de Laboratório de Educação Matemática;
- Divulgar as ações do projeto e suas análises em eventos, periódicos e mídias sociais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLA DENIZE OTT FELCHER | 2 | ||
DANIELLE BARTZ SODRE | |||
NATHALY ALVES PICANCO | |||
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 2 |