Nome da Atividade
CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS INFÂNCIAS I
CÓDIGO
17350148
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A perspectiva curricular Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a Alfabetização Científica. Estudo de estratégias de ensino para o desenvolvimento de atividades de experimentação e investigação para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. A Educação Ambiental no contexto do ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Estudo dos desafios contemporâneos dos (as) professores (as) para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na construção dos conceitos científicos para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Desenvolver conhecimentos sobre a perspectiva da Alfabetização Científica para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Compreender o papel e as contribuições das atividades experimentais e de investigação para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Construir conhecimentos em Educação Ambiental no contexto do ensino de Ciências da Natureza nas infâncias.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
  • DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  • PAVÃO, Antônio Carlos (Org). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2017

Bibliografia Complementar:

  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2014. (Livro eletrônico).
  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Livro eletrônico).
  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  • CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
  • CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁT. PEDAG. DOS ANOS INIC.DO ENS.FUND.II Pedagogia (Licenciatura)
TEORIA E PRÁT. PEDAG. DOS ANOS INIC.DO ENS.FUND.II Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 18/04/2024 18:25:47 (consulta levou 0.124697s)