Nome do Projeto
ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/11/2020 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto investiga a política nacional de alfabetização (PNA) e, ao mesmo tempo, o ensino remoto da alfabetização durante a Pandemia Covid-19. Tem por objetivo investigar discursos e práticas de alfabetização que são produzidas neste momento da pandemia e, a longo prazo, analisar os desdobramentos da atual política nacional de alfabetização, contribuindo, deste modo, para a redefinição das políticas de alfabetização. Os dados serão produzidos e analisados a partir de uma concepção ampla de alfabetização como um processo de apropriação da linguagem escrita por meio da inserção da criança no universo da cultura escrita, que fica a cargo de instituições escolares e não escolares. Tal perspectiva não restringe a alfabetização à aquisição de uma técnica neutra ou de conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética. Alfabetização com suas múltiplas facetas (SOARES, 2004) ou dimensões, desde a política, bem marcada por Paulo Freire (1974), até a dimensão social e cultural aprofundada pelos novos estudos do letramento (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000; HEATH, 1983). Optamos por uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa educacional que busca articular resultados de um survey junto às docentes com dados produzidos a partir de rodas de conversas com professoras selecionadas nos diferentes Estados do Brasil. Os dados qualitativos compõem-se não apenas das respostas às duas perguntas abertas do questionário, mas também de conversas virtuais com docentes a serem conduzidas pelos colaboradores integrantes deste projeto, com um roteiro pré-estabelecido com base na identificação das tendências evidenciadas no survey e de outras questões atinentes à alfabetização remota e à PNA.

Objetivo Geral

Investigar discursos e práticas de alfabetização que são produzidas neste momento da pandemia e, a longo prazo, analisar os desdobramentos da atual política nacional de alfabetização, contribuindo, deste modo, para a redefinição das políticas de alfabetização.

Justificativa

A proposta de desenvolver uma pesquisa que investiga a política nacional de alfabetização (PNA) e, ao mesmo tempo, o ensino remoto da alfabetização durante a Pandemia Covid-19 justifica-se pela necessidade de compreender o cenário educacional que se configura a partir da pandemia e das políticas educacionais que estão sendo implementadas no campo da alfabetização pelo atual governo federal e pelas secretarias estaduais e municipais de educação. A investigação se organiza a partir da necessidade de se estudar a recepção da Política Nacional de Alfabetização (pelas docentes que atuam nas redes públicas de ensino) a fim de tomar um posicionamento em relação a essa política, tendo em vista que as concepções e proposições constantes nos documentos da PNA ancoram-se em uma única matriz teórica e restringem o processo de alfabetização a determinados aspectos em detrimento de outros igualmente relevantes, bem como reduzem a dimensão metodológica a uma única abordagem. Considerando os aspectos problemáticos da referida política de alfabetização, torna-se igualmente relevante conhecermos como docentes das redes de ensino têm recebido e significado a PNA, inclusive porque os programas que dela se originam apresentam modos de abordagem da língua e procedimentos de ensino que, em tese, podem ser alardeados como soluções favoráveis ao ensino remoto, atropelando a discussão sobre a concepção de alfabetização na base dessa política. A complexidade deste momento nos remete a necessária articulação entre diferentes educadores, professores e pesquisadores em todas as regiões do país a fim de que possamos compreender e incidir nas políticas desenvolvidas pelos sistemas educacionais, bem como analisar as repercussões no trabalho docente e na formação do docente para atuar nesse momento de anormalidade da vida nacional, sempre visando contribuir com a qualidade da educação pública brasileira.

Metodologia

Optamos por uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa educacional que busca articular resultados de um survey junto às docentes com dados produzidos a partir de rodas de conversas com professoras selecionadas nos diferentes Estados do Brasil. A pesquisa quantitativa constitui-se de um questionário do Google forms a ser aplicado a docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental até o 5 ano, composto por um conjunto de 35 perguntas, distribuídas em cinco seções: perfil profissional, formação continuada, políticas de alfabetização/documentos oficiais e ensino remoto.
A amostragem é do tipo não probabilística, por conveniência (FREITAS, et al., 2000), o que significa enviar o questionário ao maior número de professores possível, a partir do critério da facilidade de acesso a esse professor, que pode se dar por meio de redes de contato e instituições como a UNDIME, (União dos Dirigentes Municipais de Educação) sindicatos e os gestores das escolas. Com esse tipo de amostragem não se tem a pretensão de generalizar os resultados, porém, consideramos ser possível observar tendências no conjunto dos dados que podem contribuir para uma compreensão dos processos de ensino remoto na alfabetização e da recepção da PNA junto as docentes.
Os dados serão tabulados considerando-se o perfil do conjunto geral das respostas bem como a segmentação por Estado e Região. Cada grupo de pesquisa poderá fazer a tabulação, visando identificar e compreender as tendências do seu Estado, estabelecer cruzamentos entre as categorias selecionadas para análise. Além dos dados estatísticos, o questionário apresenta duas perguntas abertas sobre as expectativas dos docentes com o retorno presencial às aulas, que podem suscitar uma categorização e uma análise qualitativa das respostas segmentada por Estado.
Os dados qualitativos compõem-se não apenas das respostas às duas perguntas abertas do questionário, mas também de conversas virtuais com grupos de aproximadamente quatro docentes a serem conduzidas pelos colaboradores integrantes deste projeto, com um roteiro pré-estabelecido com base na identificação das tendências evidenciadas no survey e de outras questões atinentes à alfabetização remota e à PNA. As conversas constituem-se num espaço rico de elaboração do discurso sobre a PNA e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas docentes e contribuem para um aprofundamento do conhecimento sobre como a alfabetização tem se dado no contexto da pandemia, os desafios enfrentados, as estratégias construídas, os condicionamentos impostos pelas redes de ensino.
Estas conversas serão conduzidas com base na metodologia de Grupo Focal, tal como definida por Bernadete Gatti (2005), para quem o grupo focal é “uma técnica de levantamento de dados que se produz pela dinâmica interacional de um grupo de pessoas” (p. 12), podendo ser empregado “em processos de pesquisa social ou em processos de avaliação, especialmente nas avaliações de impacto” (p. 11). Powell e Single (1996, apud Gatti, 2005) descrevem o grupo focal como um conjunto de pessoas selecionadas por pesquisadores para comentar e debater um tema ou um conjunto de questões a partir de sua experiência pessoal. Esse conjunto variado de dados tem como pressuposto a ideia de que é necessário se produzir uma triangulação para uma compreensão mais holística do fenômeno investigado a partir de diferentes dados: os documentos oficiais, as tendências a serem identificadas nos questionários e a voz das docentes envolvidas com o processo de alfabetização. Destaque-se que cada grupo de pesquisa realizará sua própria tabulação dos dados do questionário por Estado como também será responsável por selecionar as professoras que participarão das rodas de conversas. Os dados em processo de análise serão discutidos coletivamente e de forma sistemática para que os contrastes entre estados e regiões sejam produzidos, compreendidos e interpretados, colaborando, assim, para uma visão aprofundada do ensino remoto na alfabetização e da recepção da PNA pelas docentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Um primeiro elemento importante acerca dessa investigação, e que contribuirá diretamente nas pesquisas sobre a alfabetização, refere-se à própria constituição da rede de pesquisadores/as. O presente projeto conseguiu, a partir dessa investigação, reunir pesquisadores/as e envolver 29 instituições de todas as regiões do país, o que fortalece trocas de informação, conhecimentos e experiências relativas à alfabetização. Vale dizer que a criação da Alfabetização em Rede oportunizará não só este estudo com resultados diretos como os descritos a seguir. Permitirá a criação de frentes futuras que envolvam o combate ao analfabetismo e a consolidação de políticas e práticas de alfabetização no país.
Nesse sentido, a investigação potencializará como benefícios e resultados:
- Encontros com pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do Exterior (participação e realização de eventos);
Produção de artigos para divulgação do conhecimento produzido em periódicos nacionais e internacionais;
- Produção de capítulos de livros e livros;
- Orientação de projetos de TCC, IC, dissertações e teses;
- Oferta de palestras e/ou oficinas para secretarias municipais e estaduais de ensino e comunidade geral, de modo a divulgar e disseminar o conhecimento produzido;
- Realização de palestras, minicursos, oficinas, etc a alfabetizadores das redes públicas de ensino;
- Realização de eventos de trocas de experiências relativas aos dados da investigação de modo a fortalecer o vínculo entre as instituições parceiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA DO AMARAL PETY
ALEXANDRE LEMOS VIEIRA
ALICE MACHADO GUILHERME
ALISSON CASTRO BATISTA
ALISSON SAMPAIO DIAS
ALIXANDRA RIBEIRO MUNIZ FAGUNDES
AMANDA BETTIN DOS SANTOS
ANA CARLA ISQUIERDO DA SILVA
ANA LAURA PEREIRA COSTA DE SOUZA
ANA RUTH MORESCO MIRANDA3
ANELISE DA CRUZ DIEL BIERHALS
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG
ANNELISE COSTA DE JESUS
ANNELISE COSTA DE JESUS
ANNELISE COSTA DE JESUS
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA
ARNALDO ANTÔNIO DUARTE DE DUARTE JUNIOR
BARBARA RATTO HOEWELL
BRENDA ABREU RITTA
CAMILY ALVES SAN MARTIN
CARLA PATRÍCIA TREICHA NOGUES
CAROLINA LEMOS FISS
CAROLINE FARIA MOURA
CAROLINE KRUGER
CASSIANA SILVA DE FREITAS
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO
CLARISSA DA ROSA LEIVAS COELHO
CLAUDIA BARBOSA PEREIRA SOUSA
CRISANE BRUM DOS SANTOS
Cássia Vitória Schnavanz Salgado
DAIANE DA SILVA GOMES
DAIANE SANTIN FRANCO
DALVA ROSANE CRUZ RODRIGUES
DANDARA LIMA CARDOSO
DANIELE DEMERTINE THOMASINI
DEBORA BRAGA GUTKNECHT
DIULI ALVES WULFF
DIULIA HELLVIG DIETRICH
DÉBORA HELENA STUMM RODRIGUES
DÉBORA WENDLER DE ANDRADE
EDUARDA KASTER NEUTZLING
ELIZE TORBES DE LEMOS
EMANUELLE DE FARIAS XAVIER
ESTELA MACEDO COSTA
EUGENIA ANTUNES DIAS3
EVELIN SILVEIRA DUTRA
Eduarda Pinto de Souza dos Santos
FERNANDA ARNDT MESENBURG
FERNANDA DUTRA SILVEIRA
FRANCIELE CORVELLO DA SILVEIRA
FRANCIELE VAZ DE OLIVEIRA
Flavia da Silveira Danneberg
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS
GABRIELLA DAS NEVES FURTADO
GERUSA BOHLKE PINTO SOUZA
GILCEANE CAETANO PORTO15
GISELE RAMOS DE LIMA
GRAZIELE CAMARGO SANSÃO DULTRA
GUACIRA SILVA DOS SANTOS
Giane Trovo Belmonte
Giovanna Allegretti
INDIARA DOS SANTOS DIAS
INDIARA GAIA DA SILVA
ISABEL DE FREITAS VIEIRA COIMBRA
JANIS RODRIGUES DIAS
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA
JAÍNE TELLES QUEVEDO
JENNIFER ANICETO JARDIM
JESSICA CRISTINE TEIXEIRA FALCAO
JESSICA NUNES PEREIRA
JOANA LEMOS RIOS
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES4
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA
JULIA DOS SANTOS MANKE
JULIA RIBEIRO FARIAS
JULIANA ANDRADE LUND
JULIANA ANDRADE LUND
JULIANA DANIEL RIBEIRO
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves
JÚLIA IRIGOYEN STUDZINSKI
KAILANE BRUSTOLIN ESTREITO
KASSANDRA DE MOURA
KAUANE GARCIA VALIM
KRISTIN TIMM OLIVEIRA
Karolaine Cardozo Reichow
LAIS FUNARI HARTWIG
LAURA VITORIA GOMES
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA
LETICIA HARDTKE SCHWANKE
LETICIA OLIVEIRA VILELA
LETÍCIA REHBEIN JESKE
LORENZO STEINHORST RICHETTI
LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI
LUIZA BELEM TEIXEIRA
LUIZE DUARTE MOTTA MADEIRA
LUZIA HELENA BRANDT MARTINS
Leila Pereira
MANOELA ESCOUTO SOARES
MANOELLA BOETEGE MARTINS
MARCIA ELIANE SILVA OLIVEIRA
MARCIA RAQUEL LUNA SANTANA
MARCIELA DA SILVA MATTOS
MARIA ANGELICA PEREIRA AMARAL
MARIA LAURA ROMAN MACHADO DIAS
MARIA LEONOR SANTOS PEREIRA FEIJO
MARIA TERESA FONTOURA
MARIANA BARROS DA SILVA
MARILUCE DOS SANTOS KURZ VIEIRA
MARITANE PINTO MEDEIROS
MARTA NORNBERG9
MARTHINA SOUZA DA SILVA
MATEUS VALADÃO DE SOUZA
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO9
MICHELE HELENA WENDLER SIEFERT
MICHELE HELENA WENDLER SIEFERT
MILENA VENZKE KAADT
MIRIAN DOS SANTOS CARVALHO
Maria José de Sousa
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Maurília Fonseca da Silveira
Michele Matias de Oliveira
NATANI BIERHALS WITH
NATHALIA COIMBRA LEMONS
NIKOLE SCHELLIN WILLE
Natalie Rickes Venzke
PAOLA CASSURIAGA SANDIM
PAOLA OLIVEIRA BRUNO
PATRICIA MELLO MARTINS
PATRICIA PEREIRA CAVA4
PAULO SÉRGIO DOS REIS CORRÊA
PRISCILA GARCIA DOS ANJOS
RAFAEL MENDES
RAFAELA DA SILVA DIAS
RAFAELA ELERT STRELOW
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO
RAISSA SOUZA SANTIAGO
RAQUEL SCHMIDT ISLABÃO
RAYANE RODRIGUES FRITZ
RENATA DA CONCEIÇÃO DE BARROS
ROBERTA GULARTE RODRIGUES
SANDRA IVANA GOMES VARGAS
SHAIANE PIZANI SILVEIRA
SHAIANE PIZANI SILVEIRA
SHELDA MENDES RIBEIRO COSTA
SIMONE GONÇALVES DA SILVA3
SIMONE SAYÃO DA SILVA
SIMONE ZUQUELO NORONHA
STHEFANIE LAUTENSCHLAGER PEVERADA
STHEFANIE LAUTENSCHLAGER PEVERADA
SUÉLEN STARKE
SÍLVIA REGINA DA CUNHA NUNES
THALIA COSTA DUARTE
THAYS VERLI DEVANTIER
Tatiana de Albuquerque Ferreira
VALERIA DOS SANTOS PEREIRA
VANESSA ALBUQUERQUE ARAÚJO
VITORIA RIBEIRO NASCIMENTO
VITÓRIA MAILAN ALDRIGHI
VIVIAN RAFAELA HOLZ
VIVIANE PETRY DE VASCONCELLOS
YASMIN EDUARDA MACHADO DE CAMPOS
kauane dos passos
ÁDRIA FERREIRA TEIXEIRA

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