Nome do Projeto
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docente
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 28/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
Este projeto de investigação dá continuidade a uma trajetória de pesquisa que vem sendo realizada nos últimos anos sobre o pensamento pedagógico das professoras dos anos iniciais, observando processos de desenvolvimento profissional. O intuito é o de responder a uma questão central: Quais racionalidades e vontades sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais que participam de processos de formação acadêmico-profissional? Para realizar tal fim, buscamos, principalmente em sua documentação pedagógica (planejamentos, relatórios, diários e/ou registros reflexivos, textos, cadernetas de metacognição, livros da vida), pistas que revelem as razões – de ordem teórica e/ou prática – e os motivos – de ordem cultural e/ou ética – que professoras referem para justificar, planejar e desenvolver a prática educativa junto às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, o objetivo geral de pesquisa é: analisar as racionalidades e vontades que sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais, que participam de processos de formação acadêmico-profissional, sistematizando características explícitas e implícitas de seu pensamento pedagógico. Com esse intuito, este projeto desdobra-se em duas frentes de trabalho: i) estudo transversal da documentação pedagógica de professoras de anos iniciais, disponível no Banco de Textos de Professores (BTP) e no Acervo de Materiais Pedagógicos (AMP), elaborada em decorrência de participação em processos de formação acadêmico-profissional; ii) análise das estratégias de reflexão e escrita realizadas, caracterizando os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos. No contexto de formação e de exercício docente, processos de desenvolvimento profissional se articulam e se realizam, forjando uma determinada posição, própria da professora de anos iniciais, que envolve a intelectualidade (formação científico-cultural e teórico-prática) e a ética (a vontade, o querer, o agir). As possíveis respostas à questão central de pesquisa podem oferecer subsídios para a discussão de aspectos relativos aos processos de formação acadêmico-profissional de professoras que atuam com crianças da educação básica, bem como de melhoria e qualificação da prática pedagógica.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Analisar as racionalidades e vontades que sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais, que participam de processos de formação acadêmico-profissional, sistematizando características explícitas e implícitas de seu pensamento pedagógico.
Objetivos específicos:
1. descrever e analisar a documentação pedagógica elaborada por professoras em contexto de formação acadêmico-profissional, evidenciando os tipos de registros e as características de reflexão;
2. analisar textos de professoras dos anos iniciais, enfocando concepções e práticas sobre as seguintes temáticas: alfabetização e letramento; sistema de escrita alfabética; planejamento e avaliação do trabalho pedagógico; cultura da infância e cultura escolar; ludicidade; heterogeneidade; docência.
3. identificar estratégias de escrita e/ou registro da prática pedagógica elaboradas e utilizadas pelas professoras;
4. caracterizar os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos pelas professoras.
Analisar as racionalidades e vontades que sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais, que participam de processos de formação acadêmico-profissional, sistematizando características explícitas e implícitas de seu pensamento pedagógico.
Objetivos específicos:
1. descrever e analisar a documentação pedagógica elaborada por professoras em contexto de formação acadêmico-profissional, evidenciando os tipos de registros e as características de reflexão;
2. analisar textos de professoras dos anos iniciais, enfocando concepções e práticas sobre as seguintes temáticas: alfabetização e letramento; sistema de escrita alfabética; planejamento e avaliação do trabalho pedagógico; cultura da infância e cultura escolar; ludicidade; heterogeneidade; docência.
3. identificar estratégias de escrita e/ou registro da prática pedagógica elaboradas e utilizadas pelas professoras;
4. caracterizar os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos pelas professoras.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA RUTH MORESCO MIRANDA | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| ARITA MENDES DUARTE | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| DÉBORA WENDLER DE ANDRADE | 20 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| GILCEANE CAETANO PORTO | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| JOSIANE JARLINE JÄGER | 4 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| LISSA PACHALSKI | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| LUIZA KERSTNER SOUTO | 4 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| MAURICIO CARDOSO DIAS | 20 | 01/08/2020 | 28/02/2023 |
| MAURICIO CARDOSO DIAS | 20 | 01/08/2020 | 28/02/2021 |
| MAURICIO CARDOSO DIAS | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
| MILENA VENZKE KAADT | 20 | 01/08/2020 | 28/02/2023 |
| MILENA VENZKE KAADT | 20 | 01/09/2021 | 31/05/2022 |
| MILENA VENZKE KAADT | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2021 |
| PATRICIA PEREIRA CAVA | 4 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| RAFAELA DA SILVA DIAS | 20 | 01/06/2022 | 31/08/2022 |
| SHAIANE PIZANI SILVEIRA | 20 | 01/03/2021 | 31/07/2021 |
| SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
| VALÉRIA ALESSANDRA COELHO ISLABÃO | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2023 |
Fontes Financiadoras
| Sigla / Nome | Valor | Administrador |
|---|---|---|
| CNPq | R$ 12.000,00 | |
| CNPq | R$ 24.800,00 |