Nome do Projeto
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docente
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 28/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
Este projeto de investigação dá continuidade a uma trajetória de pesquisa que vem sendo realizada nos últimos anos sobre o pensamento pedagógico das professoras dos anos iniciais, observando processos de desenvolvimento profissional. O intuito é o de responder a uma questão central: Quais racionalidades e vontades sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais que participam de processos de formação acadêmico-profissional? Para realizar tal fim, buscamos, principalmente em sua documentação pedagógica (planejamentos, relatórios, diários e/ou registros reflexivos, textos, cadernetas de metacognição, livros da vida), pistas que revelem as razões – de ordem teórica e/ou prática – e os motivos – de ordem cultural e/ou ética – que professoras referem para justificar, planejar e desenvolver a prática educativa junto às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, o objetivo geral de pesquisa é: analisar as racionalidades e vontades que sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais, que participam de processos de formação acadêmico-profissional, sistematizando características explícitas e implícitas de seu pensamento pedagógico. Com esse intuito, este projeto desdobra-se em duas frentes de trabalho: i) estudo transversal da documentação pedagógica de professoras de anos iniciais, disponível no Banco de Textos de Professores (BTP) e no Acervo de Materiais Pedagógicos (AMP), elaborada em decorrência de participação em processos de formação acadêmico-profissional; ii) análise das estratégias de reflexão e escrita realizadas, caracterizando os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos. No contexto de formação e de exercício docente, processos de desenvolvimento profissional se articulam e se realizam, forjando uma determinada posição, própria da professora de anos iniciais, que envolve a intelectualidade (formação científico-cultural e teórico-prática) e a ética (a vontade, o querer, o agir). As possíveis respostas à questão central de pesquisa podem oferecer subsídios para a discussão de aspectos relativos aos processos de formação acadêmico-profissional de professoras que atuam com crianças da educação básica, bem como de melhoria e qualificação da prática pedagógica.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Analisar as racionalidades e vontades que sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais, que participam de processos de formação acadêmico-profissional, sistematizando características explícitas e implícitas de seu pensamento pedagógico.
Objetivos específicos:
1. descrever e analisar a documentação pedagógica elaborada por professoras em contexto de formação acadêmico-profissional, evidenciando os tipos de registros e as características de reflexão;
2. analisar textos de professoras dos anos iniciais, enfocando concepções e práticas sobre as seguintes temáticas: alfabetização e letramento; sistema de escrita alfabética; planejamento e avaliação do trabalho pedagógico; cultura da infância e cultura escolar; ludicidade; heterogeneidade; docência.
3. identificar estratégias de escrita e/ou registro da prática pedagógica elaboradas e utilizadas pelas professoras;
4. caracterizar os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos pelas professoras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RUTH MORESCO MIRANDA201/03/201928/02/2023
ARITA MENDES DUARTE201/03/201928/02/2023
DÉBORA WENDLER DE ANDRADE2001/03/201928/02/2023
GILCEANE CAETANO PORTO201/03/201928/02/2023
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA201/03/201928/02/2023
JOSIANE JARLINE JÄGER401/03/201928/02/2023
LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL201/03/201928/02/2023
LISSA PACHALSKI201/03/201928/02/2023
LUIZA KERSTNER SOUTO401/03/201928/02/2023
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE201/03/201928/02/2023
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ201/03/201928/02/2023
MAURICIO CARDOSO DIAS2001/08/202028/02/2023
MAURICIO CARDOSO DIAS2001/08/202028/02/2021
MAURICIO CARDOSO DIAS2001/08/201931/07/2020
MILENA VENZKE KAADT2001/08/202028/02/2023
MILENA VENZKE KAADT2001/09/202131/05/2022
MILENA VENZKE KAADT2001/08/201931/07/2021
PATRICIA PEREIRA CAVA401/03/201928/02/2023
RAFAELA DA SILVA DIAS2001/06/202231/08/2022
SHAIANE PIZANI SILVEIRA2001/03/202131/07/2021
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES201/03/201928/02/2023
VALÉRIA ALESSANDRA COELHO ISLABÃO201/03/201928/02/2023

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 12.000,00
CNPqR$ 24.800,00

Página gerada em 26/04/2024 10:14:15 (consulta levou 0.049869s)