Nome do Projeto
Regiões Brasileiras: Caracterizações e Identidades
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 22/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A formação do território brasileiro, tendo entre seus pilares de sustentação o colonialismo de Portugal, voltado exclusivamente para o enriquecimento da metrópole, deixou sinais que podem ser facilmente observados, nos nossos dias atuais. Criou-se, por aqui, uma herança excludente e uma sociedade apoiada no caráter autoritário, patrimonialista e escravocrata, produzindo mazelas históricas irreparáveis, como por exemplo, a segregação étnico-racial entre tantas outras desigualdades sociais.
O modelo de formação histórica no Brasil contribuiu, também, nos aspectos culturais, da identidade e da etnicidade brasileira. Além da contribuição dos colonizadores e outros migrantes brancos, indígenas e negros africanos constituíram um dos pilares étnicos de nossa formação social e cultural.
Nesse contexto, o presente projeto pretende oportunizar aos alunos dos cursos de Geografia e Ciências Sociais da UFPel e os alunos da Rede, uma experiência de identificação de características estruturantes da formação do território e sua expansão, através do estudo detalhado das cinco regiões formadoras do território brasileiro (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Tratar-se-á de temas especiais que envolvam a sustentabilidade ambiental, direitos humanos e diversidade cultural.
Utilizar-se-á, para o estudo, a observação de características diferenciadoras de ordem física, de relevo, clima, vegetação, bem como as atividades, étnico-culturais e econômico-sociais.
Objetivo Geral
Incentivar os acadêmicos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia/Ciências Sociais juntamente com os alunos da Rede, a estudar questões relativas à formação territorial das regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), conhecendo suas características, identidades e o histórico do processo de ocupação e transformação desse espaço.
Justificativa
A construção deste projeto busca a promoção da formação integrada entre as turmas de bacharelado e licenciatura do Curso de Geografia e Ciências Sociais da UFPel, os alunos do 5º ano do Instituto Lar de Jesus e o contato com a comunidade externa, bem como a troca de saberes e conhecimentos que contribuam para a realização da Mostra das Regiões Brasileiras: Caracterizações e identidades” que ocorrerá nas dependências do ICH, campus l e II da UFPel. Além disso, pretende-se oportunizar aos discentes experiências de realização de pesquisa bibliográfica e com a comunidade local originárias de outras regiões brasileiras, aprofundando o aprendizado do conteúdo programático da disciplina, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem como um todo.
A experiência pretende ainda auxiliar no processo de integração da comunidade acadêmica com a comunidade local de Pelotas e municípios limítrofes, criando condições que propiciem a interação entre ambas, através da apresentação da Mostra na forma de exposição ao público convidado.
A experiência pretende ainda auxiliar no processo de integração da comunidade acadêmica com a comunidade local de Pelotas e municípios limítrofes, criando condições que propiciem a interação entre ambas, através da apresentação da Mostra na forma de exposição ao público convidado.
Metodologia
Este projeto contará com uma pesquisa bibliográfica para preparação e apresentação dos resultados na Mostra; levantamento e organização de materiais; confecção de banners; montagem de stands para exposição na Mostra das Regiões Brasileiras: Caracterizações e identidades”, através das seguintes etapas: 1ª - Organização de grupos de trabalhos: a classe será formada a partir de grupos de cinco integrantes.
2ª - Escolha da Região: esta etapa consiste na escolha de uma das cinco regiões a ser descrita e analisada em seus elementos físicos e sociais.
3ª - Selecionar os dados e elaborar a redação. O objetivo desta etapa é analisar as informações levantadas em grupo e sistematizá-las por meio de escrita, mapas, tabelas, gráficos, vídeos e outros.
4ª- Mostra Cultural: momento de compartilhar a pesquisa, apresentando à turma à comunidade acadêmica e escolar.
5ª- Avaliação do Projeto: Para avaliar o projeto cada grupo deverá produzir por escrito uma avaliação do processo de aprendizagem baseado em projeto.
2ª - Escolha da Região: esta etapa consiste na escolha de uma das cinco regiões a ser descrita e analisada em seus elementos físicos e sociais.
3ª - Selecionar os dados e elaborar a redação. O objetivo desta etapa é analisar as informações levantadas em grupo e sistematizá-las por meio de escrita, mapas, tabelas, gráficos, vídeos e outros.
4ª- Mostra Cultural: momento de compartilhar a pesquisa, apresentando à turma à comunidade acadêmica e escolar.
5ª- Avaliação do Projeto: Para avaliar o projeto cada grupo deverá produzir por escrito uma avaliação do processo de aprendizagem baseado em projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
A partir do desenvolvimento desse projeto, espera-se:
- Aproximações dos acadêmicos com outras áreas do saber e assim ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre os aspectos físicos e humanos que caracterizam as regiões brasileiras.
- A construção de aprendizagens por meio da interação entre as comunidades acadêmica e escolar.
- Despertar o interesse dos futuros professores e professoras da Educação Básica ao exercício de ensino baseado em aprendizagem baseada em projeto interdisciplinar
-Para além da curricularização da extensão no curso, pretende-se contribuir para diminuir os indíces de evasão de estudantes nos cursos envolvidos (bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais e Geografia) por meio do engajamento dos acadêmicos como membros ativos do seu processo de aprendizagem.
Divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração dos acadêmicos do curso de geografia/ciências sociais e demais cursos que compõem o ICH l e ll.
Neste contexto os acadêmicos terão práticas didático-pedagógicas, expandindo o conhecimento de suas condições histórico-sociais em que esse exercício ocorrerá.
O envolvimento dos acadêmicos neste projeto também contribuirá na sua formação e na construção de diálogos com a comunidade local.
- Aproximações dos acadêmicos com outras áreas do saber e assim ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre os aspectos físicos e humanos que caracterizam as regiões brasileiras.
- A construção de aprendizagens por meio da interação entre as comunidades acadêmica e escolar.
- Despertar o interesse dos futuros professores e professoras da Educação Básica ao exercício de ensino baseado em aprendizagem baseada em projeto interdisciplinar
-Para além da curricularização da extensão no curso, pretende-se contribuir para diminuir os indíces de evasão de estudantes nos cursos envolvidos (bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais e Geografia) por meio do engajamento dos acadêmicos como membros ativos do seu processo de aprendizagem.
Divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração dos acadêmicos do curso de geografia/ciências sociais e demais cursos que compõem o ICH l e ll.
Neste contexto os acadêmicos terão práticas didático-pedagógicas, expandindo o conhecimento de suas condições histórico-sociais em que esse exercício ocorrerá.
O envolvimento dos acadêmicos neste projeto também contribuirá na sua formação e na construção de diálogos com a comunidade local.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA DOMINGUES TEIXEIRA | |||
AMANDA DA SILVA BANDEIRA | |||
ANA MARIA MACHADO FERREIRA | |||
ANDERSON LIMA RIBEIRO | |||
ANDREA OLIVEIRA MACHADO | |||
ANDREIA CARDOSO DA MARTHA | |||
ANDRESSA MACHADO TEIXEIRA | |||
Alessandra Nielsen Bataioli | |||
BERNARDO BERMUDES TAVARES JAQUES | |||
BERNARDO MINUTO COUCEIRO | |||
BERNARDO REINHARDT FERNANDES | |||
BIANCA SOARES DOS SANTOS FARIAS | |||
BRUNO CARDOSO CABRAL | |||
CAIO BEDAQUE BARBOSA | |||
CARLOS ALBERTO ZILLMER | |||
CAROLINE PEREIRA GOMES | |||
CATARINA LEITE RASSIER | |||
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ | 5 | ||
CESAR CARDOSO MATIAS | |||
CESAR RICARDO LIMA | |||
CLARA MAROLLI SILVA | |||
CLAUDIA MARRO TRAPAGA | |||
DAUANA SILVA DOS SANTOS | |||
DELCE DO AMARAL PETRY | |||
DOUGLAS NEITZKE BUENO | |||
ELENARA BEIER REHBEIN | |||
ELIANE DIAS CARDOZO | |||
ELIANE IRIGOITE GASSO | |||
EMILY MEDEIROS FURTADO | |||
EMMA BARBOSA SIMÕES | |||
ENDRIAH MARAGALHONI SOUZA | |||
ERIC MENEGONI BENDER | |||
Eduardo Gomes e Silva da Costa | |||
FABIANA FERREIRA DOS SANTOS | |||
FELIPE ABNER TIBURCIO | |||
FLAVIO MURUSSI DE OLIVEIRA | |||
FRANCIELE GONCALVES DA ROCHA | |||
FRANÇOIS SIMIONI SOARES DA SILVA | |||
GABRIELA DAMBROS | 9 | ||
GERYS MENAIDES SOUZA | |||
GIANCARLA SALAMONI | 6 | ||
GIOVANA LUZ DIAS | |||
GISELE DE AMORIM VIEGAS | |||
GUILHERME AMARAL CALDERIPPE | |||
Gilciane Jansen Recondo | |||
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA | 8 | ||
HILMAR FRANZ JUNIOR | |||
Herison de Carvalho Silva | |||
INGRID GARCIA DE OLIVEIRA | |||
INGRID MALHEIRO DO ESPIRITO SANTO | |||
ISAAC TAILQUE PAPINI DE BRITO | |||
ISMAEL SANTOS DOS SANTOS | |||
IURI DE ALMEIDA COSTA | |||
IVY ESPILMAN LAZARI | |||
JOAO VICTOR DUARTE MARQUES | |||
JOSE ANTONIO AVELAR GARCIA | |||
JULIA CAVALHEIRO VERGARA | |||
JULIA PERSIO HENCES | |||
JULIA TAVARES DA SILVA | |||
JULIANA VITORIA DE LIMA RIBEIRO DA SILVA | |||
JULIANE DE MELLO KURZ | |||
JULIANO DE MACEDO TAVARES | |||
JULIANO MELO | |||
JULIANO POZZEDIN DA CUNHA | |||
KATARINA MARTINS FERREIRA | |||
KAUANY MASKE VIEIRA | |||
KEROLIN RODRIGUES GUADALUPE | |||
KETERLIN XARAO BOM | |||
KETHELEN DE OLIVEIRA LOPES | |||
LARISSA MARTINS DOS SANTOS | |||
LAURA DA SILVA RHODEN MACHADO | |||
LAUREN FALCAO DO NASCIMENTO | |||
LEANDRO PIRES CARVALHO GUIDO | |||
LETICIA DA SILVA ZANINI | |||
LIZIANE KERCHINER DA SILVA | |||
LOUISE OLIVEIRA ELIAS | |||
LUANA GOBBI FRANKE | |||
LUCAS MARINS FERREIRA | |||
LUCAS SOMMER LOPES | |||
LUCAS TERRA RODRIGUES | |||
LUCIANA RODRIGUES DOS SANTOS | |||
LUIS EDUARDO RITTA BILHALVA | |||
LUIS HENRIQUE CHRISTOFARI | |||
LUISA AMARAL TEIXEIRA | |||
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF | |||
Lilian Barboza Silva | |||
Lucas Bandeira Dutra | |||
Lucas de Castro Mascarenhas | |||
LÉIA MARI DA CUNHA VALLEJO | |||
MACIEL FERNANDO POHREN | |||
MAIRA RODRIGUES FERREIRA | |||
MARCO ANTONIO RAMOS DE OLIVEIRA | |||
MARIA CLARA MACEDO DE FREITAS | |||
MARIA DA GRACA PEREIRA | |||
MARIA EDUARDA DALLA NORA | |||
MARIA JUSSARA DA CRUZ AFONSO | |||
MARIA REGINA CAETANO COSTA | 8 | ||
MARIANA BEZERRA SCHEER | |||
MARIANA DIAS LAMEIRA | |||
MARIANA SILVEIRA DE ARAUJO | |||
MARILIA VITORIA SANTOS DOS ANJOS | |||
MARINA ANTUNES RODRIGUES | |||
MARISA BADIA BALHEGO | |||
MARIUZA TOLEDO PINHEIRO | 2 | ||
MARTHA CRISTINA MELO FURTADO DE MENDONCA | |||
MATEUS CARDOSO DE LIMA | |||
MATEUS SILVA DA ROSA | |||
MAURICIO BARANANO DE SARAIVA | |||
MAURICIO MEURER | 1 | ||
MAX FERREIRA DO AMARAL | |||
MICHEL DE MOURA FONSECA | |||
MICHELE BOTAO MENDES | |||
MILENA CARDOSO DAS NEVES | |||
MIRIAM VITORIA PEREIRA DA SILVEIRA FAGUNDES | |||
MIRIELY VAZ MACHADO | |||
MONISE SOARES GOMES | |||
Maicon Picanço Reis | |||
Milena Oliveira Dias | |||
NATHALIA DA CUNHA NOGUEIRA | |||
NATHALIA VIEIRA RIBEIRO | |||
NATHALIE LUCAS DE OLIVEIRA | |||
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS | |||
NICOLE ABEL DA COSTA | |||
OJANA VITORIA BARCELOS | |||
PAMELLA MENEZES DA SILVA | |||
PATRICIA GULART CAMARGO | |||
PAULO CEZAR SANTOS DE SOUZA | |||
PAULO FERNANDO AZAMBUJA DE SOUZA | |||
PAULO SERGIO VIEIRA DA SILVA | |||
PEDRO HENRIQUE PEREIRA GOLDBERG | |||
PEDRO HENRIQUE SOARES RAUPP | |||
PIERRE CALDEIRA OLIVEIRA | |||
REGIS SA FARIAS | |||
RENATA RODRIGUES PINTOS | |||
ROBERTA MANKE DE LIMA VELLAR | 4 | ||
RUAN DE SOUZA CLARA | |||
Rodrigo Isquierdo Costa | |||
Rubens Calheiro Hernandes | |||
SAMANTA SCHMITZ OLIVEIRA | |||
SAMUEL DE CASTRO CANTARELLI BIANCHI | |||
SANDI XAVIER MANCILIA | |||
SARAH NATANAELE DE OLIVEIRA NUNES | |||
SOL FERNANDEZ GOMES DA SILVA | |||
STEFANI DA SILVA OLIVEIRA DIAS | |||
TALYNE DA CUNHA BORGES | |||
TANIA EDUARDA OLIZ DA CRUZ | |||
TASSIA PINHEIRO DUARTE | |||
THALES MORBACH LANGE | |||
TIAGO GOMES DE OLIVEIRA | |||
TIARAJU SALINI DUARTE | 5 | ||
TONY DE MORAES CORREA | |||
VAGNER SANTOS REIS | |||
VANESSA DOS SANTOS ESCOUTO | |||
VANESSA PEREIRA NUNES | |||
VICTOR DIAS FONSECA | |||
VICTOR FAGUNDES DE LARA | |||
VICTORIA PEREIRA DA SILVA | |||
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | |||
VINICIUS FERREIRA GOMES | |||
VINICIUS LEAL SANTOS | |||
VITOR LOBATO BAZZO | |||
Victor Vogel Garcia | |||
VÉRA LUCIA DOS SANTOS SCHWARZ | 7 | ||
Vívian Mateus Gonçalves | |||
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES | |||
eduarda de medeiros amaro |