Nome do Projeto
III SENPE - "Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/11/2020 - 14/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O evento, de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos referidos programas de Pós-Graduação em Educação, e tem por objetivo promover debates sobre a pesquisa em Educação, estreitar a relação entre os programas envolvidos e os demais programas da região, e buscar uma aproximação da Pós-Graduação com a Educação Básica. Esta é a terceira edição do evento, que visa ainda consolidar uma iniciativa que se iniciou há alguns anos, com a colaboração da UFPel, Unioeste - Francisco Beltrão e da UFFS, e que agora se mostra mais fortalecida com a adesão de três outros programas: UNOESC, UNOCHAPECÓ, UNIOESTE (Cascavel - PR). Esta edição do evento em 2020 será realizada de modo virtual, dado o contexto atual da pandemia que ainda nos assola. Estará sediado formalmente na UFPel, sob coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPel. As atividades acontecerão em duas etapas: uma Conferência de abertura no dia 30 de novembro e nos dias 1 e 2 de dezembro de 2020, acontecerão as Mesas Temáticas e a apresentação de trabalhos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

O evento, de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação, o qual tem por objetivo estreitar a relação entre os programas envolvidos e os demais programas da região e promover debates sobre a Educação, a Pesquisa em Educação, aproximando a Pós-Graduação da Educação Básica. Ainda, qualificar pesquisadores em alto nível no campo da educação, da gestão e inovação educacional, bem como aprofundar os estudos nos temas objeto do III SENPE, oportunizando aos pesquisadores um espaço em âmbito nacional para apresentar e colocar em discussão resultados parciais e/ou conclusivos de pesquisas científicas.
Objetivos Específicos

– Promover o intercâmbio acadêmico/científico de estudos e pesquisa entre os pesquisadores dos programas de Pós-Graduação da UFFS, UNIOESTE, UFPEL, UNOESC, UNOCHAPECÓ em sua interface com a Educação Básica;

– Oportunizar espaços para a discussão e divulgação de estudos e pesquisas organizados nos eixos temáticos propostos.

Justificativa

Difundir conhecimento sobre pesquisa em Educação e Docência, a partir da produção acadêmica de programas de pós-graduação da Região Sul do Brasil, incluindo universidades do RS, SC e PR. A iniciativa, que está na terceira edição, iniciou a partir da experiência do DINTER UFPel/Unioeste-Francisco Beltrão. Nesta edição contará com a participação de mais universidades da região.

Metodologia

– Os trabalhos serão apresentados na modalidade de Comunicação Oral, divididos em eixos temáticos;

Avaliação dos trabalhos – período de 19 de outubro a 3 de novembro

Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação oral – dia 10 de novembro

Resumo Expandido
Os trabalhos serão no formato de Resumo Expandido – de 3 a 5 páginas (de 7500 a 12500 caracteres com espaços)
Obs.: Os resumos aprovados, após o evento, poderão ser encaminhados para publicação em formato de artigo completo.
Inscrições

A inscrição é obrigatória para todos os que desejam submeter trabalhos e participar do evento. Nesta edição não haverá taxas de inscrição.


EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1: processo de pesquisa em educação
Ementa: Os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa; técnicas, abordagens e procedimentos na pesquisa educacional.

Eixo 2: educação, cultura e linguagem
Ementa: Estudos que abordam as relações entre escolarização e linguagens, cultura e educação.

Eixo 3: trabalho docente e formação de professores
Ementa: Contempla estudos relacionados as condições do trabalho docentes e à formação inicial e continuada de professores.

Eixo 4: processos e práticas educativas na Educação Básica
Ementa: Estudos que contemplem os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas; espaços e tempos no processo educativo.

Eixo 5: sociedade, conhecimento e educação
Ementa: Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos englobando os processos pedagógicos formais e não-formais.

Eixo 6: políticas educacionais e políticas curriculares
Ementa: Estudos analíticos sobre as políticas educacionais e as políticas curriculares ligados as experiências educativas formais e não-formais.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se atingir docentes, pesquisadores, estudantes e professores e professoras da rede pública de ensino.
No formato virtual desta edição a meta é atingir o maior número possível de participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO4
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA
Giovanna Allegretti
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
MADALENA KLEIN24
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI24
MARTA NORNBERG24
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO4
NATHALIE ROSARIO JARDIM
ROGERIA APARECIDA GARCIA
SIMONE GONÇALVES DA SILVA24

Página gerada em 11/12/2024 21:51:10 (consulta levou 0.206686s)