Nome do Projeto
III SENPE - "Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/11/2020 - 14/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O evento, de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos referidos programas de Pós-Graduação em Educação, e tem por objetivo promover debates sobre a pesquisa em Educação, estreitar a relação entre os programas envolvidos e os demais programas da região, e buscar uma aproximação da Pós-Graduação com a Educação Básica. Esta é a terceira edição do evento, que visa ainda consolidar uma iniciativa que se iniciou há alguns anos, com a colaboração da UFPel, Unioeste - Francisco Beltrão e da UFFS, e que agora se mostra mais fortalecida com a adesão de três outros programas: UNOESC, UNOCHAPECÓ, UNIOESTE (Cascavel - PR).
Esta edição do evento em 2020 será realizada de modo virtual, dado o contexto atual da pandemia que ainda nos assola. Estará sediado formalmente na UFPel, sob coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPel. As atividades acontecerão em duas etapas: uma Conferência de abertura no dia 30 de novembro e nos dias 1 e 2 de dezembro de 2020, acontecerão as Mesas Temáticas e a apresentação de trabalhos.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
O evento, de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação, o qual tem por objetivo estreitar a relação entre os programas envolvidos e os demais programas da região e promover debates sobre a Educação, a Pesquisa em Educação, aproximando a Pós-Graduação da Educação Básica. Ainda, qualificar pesquisadores em alto nível no campo da educação, da gestão e inovação educacional, bem como aprofundar os estudos nos temas objeto do III SENPE, oportunizando aos pesquisadores um espaço em âmbito nacional para apresentar e colocar em discussão resultados parciais e/ou conclusivos de pesquisas científicas.
Objetivos Específicos
– Promover o intercâmbio acadêmico/científico de estudos e pesquisa entre os pesquisadores dos programas de Pós-Graduação da UFFS, UNIOESTE, UFPEL, UNOESC, UNOCHAPECÓ em sua interface com a Educação Básica;
– Oportunizar espaços para a discussão e divulgação de estudos e pesquisas organizados nos eixos temáticos propostos.
O evento, de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação, o qual tem por objetivo estreitar a relação entre os programas envolvidos e os demais programas da região e promover debates sobre a Educação, a Pesquisa em Educação, aproximando a Pós-Graduação da Educação Básica. Ainda, qualificar pesquisadores em alto nível no campo da educação, da gestão e inovação educacional, bem como aprofundar os estudos nos temas objeto do III SENPE, oportunizando aos pesquisadores um espaço em âmbito nacional para apresentar e colocar em discussão resultados parciais e/ou conclusivos de pesquisas científicas.
Objetivos Específicos
– Promover o intercâmbio acadêmico/científico de estudos e pesquisa entre os pesquisadores dos programas de Pós-Graduação da UFFS, UNIOESTE, UFPEL, UNOESC, UNOCHAPECÓ em sua interface com a Educação Básica;
– Oportunizar espaços para a discussão e divulgação de estudos e pesquisas organizados nos eixos temáticos propostos.
Justificativa
Difundir conhecimento sobre pesquisa em Educação e Docência, a partir da produção acadêmica de programas de pós-graduação da Região Sul do Brasil, incluindo universidades do RS, SC e PR. A iniciativa, que está na terceira edição, iniciou a partir da experiência do DINTER UFPel/Unioeste-Francisco Beltrão. Nesta edição contará com a participação de mais universidades da região.
Metodologia
– Os trabalhos serão apresentados na modalidade de Comunicação Oral, divididos em eixos temáticos;
Avaliação dos trabalhos – período de 19 de outubro a 3 de novembro
Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação oral – dia 10 de novembro
Resumo Expandido
Os trabalhos serão no formato de Resumo Expandido – de 3 a 5 páginas (de 7500 a 12500 caracteres com espaços)
Obs.: Os resumos aprovados, após o evento, poderão ser encaminhados para publicação em formato de artigo completo.
Inscrições
A inscrição é obrigatória para todos os que desejam submeter trabalhos e participar do evento. Nesta edição não haverá taxas de inscrição.
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1: processo de pesquisa em educação
Ementa: Os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa; técnicas, abordagens e procedimentos na pesquisa educacional.
Eixo 2: educação, cultura e linguagem
Ementa: Estudos que abordam as relações entre escolarização e linguagens, cultura e educação.
Eixo 3: trabalho docente e formação de professores
Ementa: Contempla estudos relacionados as condições do trabalho docentes e à formação inicial e continuada de professores.
Eixo 4: processos e práticas educativas na Educação Básica
Ementa: Estudos que contemplem os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas; espaços e tempos no processo educativo.
Eixo 5: sociedade, conhecimento e educação
Ementa: Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos englobando os processos pedagógicos formais e não-formais.
Eixo 6: políticas educacionais e políticas curriculares
Ementa: Estudos analíticos sobre as políticas educacionais e as políticas curriculares ligados as experiências educativas formais e não-formais.
Avaliação dos trabalhos – período de 19 de outubro a 3 de novembro
Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação oral – dia 10 de novembro
Resumo Expandido
Os trabalhos serão no formato de Resumo Expandido – de 3 a 5 páginas (de 7500 a 12500 caracteres com espaços)
Obs.: Os resumos aprovados, após o evento, poderão ser encaminhados para publicação em formato de artigo completo.
Inscrições
A inscrição é obrigatória para todos os que desejam submeter trabalhos e participar do evento. Nesta edição não haverá taxas de inscrição.
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1: processo de pesquisa em educação
Ementa: Os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa; técnicas, abordagens e procedimentos na pesquisa educacional.
Eixo 2: educação, cultura e linguagem
Ementa: Estudos que abordam as relações entre escolarização e linguagens, cultura e educação.
Eixo 3: trabalho docente e formação de professores
Ementa: Contempla estudos relacionados as condições do trabalho docentes e à formação inicial e continuada de professores.
Eixo 4: processos e práticas educativas na Educação Básica
Ementa: Estudos que contemplem os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas; espaços e tempos no processo educativo.
Eixo 5: sociedade, conhecimento e educação
Ementa: Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos englobando os processos pedagógicos formais e não-formais.
Eixo 6: políticas educacionais e políticas curriculares
Ementa: Estudos analíticos sobre as políticas educacionais e as políticas curriculares ligados as experiências educativas formais e não-formais.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se atingir docentes, pesquisadores, estudantes e professores e professoras da rede pública de ensino.
No formato virtual desta edição a meta é atingir o maior número possível de participantes.
No formato virtual desta edição a meta é atingir o maior número possível de participantes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO | 4 | ||
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA | |||
Giovanna Allegretti | |||
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES | |||
MADALENA KLEIN | 24 | ||
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 24 | ||
MARTA NORNBERG | 24 | ||
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | |||
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO | 4 | ||
NATHALIE ROSARIO JARDIM | |||
ROGERIA APARECIDA GARCIA | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 24 |