Nome do Projeto
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/05/2018 - 14/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Formação teórico-prática no campo da organização do trabalho pedagógico. Planejamento e Avaliação. Letramento Literário. Alfabetização. Educação Matemática. Alfabetização Científica. Educação Musical. Formação pessoal do professor.

Objetivo Geral

Aprofundar conhecimentos teórico-práticos relativos ao processo de organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais, qualificando as práticas de ensino realizadas na escola básica.

Justificativa


Justifica-se a realização deste projeto em função da necessidade de aprofundar concepções teórico-práticas que sustentam as práticas de ensino desenvolvidas pelas profissionais atuantes no ciclo de alfabetização e pelas estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel, ampliando ações de formação, impulsionando melhores condições de ensino, visando à garantia dos direitos de aprendizagem das crianças.

Metodologia

Com o intuito de ampliar e aprofundar as discussões que vimos desenvolvendo no âmbito do projeto de pesquisa Obeduc-Pacto/Capes-UFPel, fortalecendo as ações de formação com as escolas-parceiras do projeto e do curso de Pedagogia, que recebem as estudantes que realizam estágio curricular, serão realizados encontros de formação, na escola, com as professoras dos anos iniciais, para estudo de aspectos relacionados à organização do trabalho pedagógico, visando a melhoria da prática pedagógica por meio da ampliação e aprofundamento conceitual, da qualificação do planejamento e da produção de material didático.
Os encontros de formação na escola serão desenvolvidos nas seguintes modalidades: estudo e aprofundamento conceitual por meio de leituras; oficinas pedagógicas; atividades de planejamento; relatos de experiências; registro e documentação pedagógica.

Indicadores, Metas e Resultados

Qualificação das práticas e processos de ensino nos anos iniciais.
Aprofundamento teórico-conceitual e metodológico em torno das temáticas de ensino nos anos iniciais.
Elaboração de proposta de ensino para os anos iniciais.
Publicação do material didático produzido no site do Projeto Obeduc-Pacto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RUTH MORESCO MIRANDA
ARITA MENDES DUARTE
CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA
DEBORA HARTWIG WENDLER
GILCEANE CAETANO PORTO4
GISELE RAMOS LIMA
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA
JOSIANE JARLINE JÄGER
JOSIANE JARLINE JÄGER
JULIANA MENDES OLIVEIRA JARDIM
LETÍCIA PACHECO DOS REIS
LISSA PACHALSKI
LUIZA KERSTNER SOUTO
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ
MARTA NORNBERG5
MAURICIO CARDOSO DIAS
MILENA VENZKE KAADT
PATRICIA PEREIRA CAVA
SHAIANE PIZANI SILVEIRA
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES

Página gerada em 12/12/2019 04:32:57 (consulta levou 0.089624s)