Nome do Projeto
Eco-Estética: pesquisa e extensão em Educação Estético-Ambiental
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/05/2022 - 16/05/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto “Eco-estética” visa ampliar e desenvolver compreensões teórico-metodológicas da práxis estético-ambiental para um aprendizado alternativo em ambientes formais e não-formais de educação, onde o interesse, a sensibilidade e a consciência ecológica de profissionais da educação, estudantes e comunidade em geral, sejam despertadas, a partir de uma perspectiva ético-estética, transversal, transcultural, transartística e transdisciplinar, em função de uma formação mais integral e humana. Especificamente objetiva-se: (a) Constituir um grupo de estudos, pesquisa e extensão da Educação Estético-Ambiental, a fim de promover a participação da comunidade na construção de conhecimentos e saberes estético-ambientais para uma educação mais integral e humana; (b) Desenvolver um aprendizado da Educação do Sensível (concreto e contínuo) junto aos alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral, a partir da realização de pesquisa (especialmente bibliográfica), com abordagem qualitativa, considerando textos de autores promotores da Educação Estético-Ambiental (EEA), como uma modalidade da Educação em valores, emergente nas condições da crise socioambiental contemporânea, a fim de ampliar o repertório teórico-metodológico da práxis estético ambiental; (c) No intuito de elaborar e divulgar um diagnóstico da temática, construir o conhecimento, a partir de uma concepção transversal, transcultural, transartística e transdisciplinar, com base na Educação Estético-Ambiental e experiências das escolas brasileiras e cubanas, a partir da uma meta pesquisa em: (c1) artigos, teses e dissertações, sobre a práxis estético-ambiental, publicadas de 2004 a 2022, período quando o professor Pablo René Estévez, precursor da EEA, trabalhou com esta práxis no Brasil; (c2) anais de eventos científicos e referenciais teórico-epistemológicos empregados em pesquisas com a EEA; (d) Elaborar e implementar propostas didático-pedagógicas com Educação Estético-Ambiental em contextos de educação formal e não formal, onde atuam os participantes do projeto, a fim de estimular a extensão nas áreas afins à Educação Estético-Ambiental. Como resultados, esperamos que o diálogo com o referencial teórico estudado, bem como a elaboração e implementação de propostas didático-pedagógicas com EEA contribua para o desenvolvimento de um aprendizado da Educação do Sensível (concreto e contínuo) junto aos participantes; a construção de um conhecimento a partir de uma concepção transversal, transcultural, transartística e transdisciplinar, com base na Educação Estético-Ambiental e experiências das escolas brasileiras e cubanas, entre outras; estímulo à pesquisa e à extensão nas áreas afins à Educação Estético-Ambiental na universidade e nas escolas; participação da comunidade na construção de conhecimentos e saberes e na educação integral do cidadão; socialização de conhecimentos e saberes em eventos científicos, artigos e capítulos de livros.
Objetivo Geral
Ampliar e desenvolver compreensões teórico-metodológicas da práxis estético-ambiental para um aprendizado alternativo em ambientes formais e não-formais de educação, onde o interesse, a sensibilidade e a consciência ecológica de profissionais da educação, estudantes e comunidade em geral, sejam despertadas, a partir de uma perspectiva ético-estética, transversal, transcultural, transartística e transdisciplinar, em função de uma formação mais humana e mais integral da personalidade.