Nome do Projeto
O papel do Estado em tempos de pandemia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/06/2020 - 25/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Considerando as Portarias nº 584/2020, 585/2020, 701/2020, 791/2020 e 941/2020, que reiteradamente suspendem as atividades acadêmicas e o Calendário Acadêmico 2020 na UFPEL em razão da pandemia do COVID-19; considerando o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus/COVID-19 e a necessidade de a Universidade ampliar seu envolvimento com a comunidade acadêmica neste cenário, o grupo de docentes da FaE, que atualmente desenvolve ações na área da política educacional, apresenta este projeto que objetiva a realização de um Curso de Atualização nesta área, oportunizando de forma prioritária à estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel, e secundária à professores da educação básica do município de Pelotas e movimentos populares sociais, o estudo, a discussão e a reflexão sobre temas de análise da área de política educacional e suas relações com o Estado em tempos de pandemia.
Objetivo Geral
Oportunizar, prioritariamente à estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel, e de forma secundária à professores/as da educação básica do município de Pelotas e movimentos populares sociais, o estudo, a discussão e a reflexão sobre temas de análise da área de política educacional e suas relações com o Estado em tempos de pandemia, através da oferta de um curso de atualização. Igualmente, objetiva ampliar as relações da FaE com a rede pública básica municipal e estadual e com os movimentos sociais populares.
Justificativa
Tendo em vista o resguardo social exigido pelo avanço da pandemia do Covid-19 pelo país, o grupo de professores que atualmente desenvolve ações na área da política educacional na Faculdade de Educação da UFPel, apresenta o presente projeto, como uma forma alternativa de interação com o público interno, considerado prioritário, e externo da universidade. A partir de um levantamento dos estudos e pesquisas desenvolvidos pelo grupo, elegeu-se uma lista de temas para dialogar com estudantes, professores/as da educação básica e movimentos populares sociais, por meio de ferramentas digitais.
Metodologia
As atividades do projeto estão organizadas em formato de curso de atualização.
Carga horária total do curso para os participantes: 56 horas (14 semanas, com 4 horas cada)
Total de vagas: 150
Público-alvo: prioritariamente estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel (especialmente da Faculdade de Educação), com reserva de vagas para professores da Educação Básica e integrantes de movimentos sociais populares (30%)
O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel, através da plataforma Moodle, contando com atividades síncronas e assíncronas (palestras, vídeos, debates, leituras e trabalhos). Pretende-se que algumas atividades sejam transmitidas pelas redes sociais da UFPEL,atingindo um público maior.
O curso está organizado em 14 subtemas divididos em 4 módulos, sendo prevista uma palestra inaugural e uma atividade de fechamento. A cada semana (14 no total) será desenvolvido um subtema em 4 horas de atividades (síncronas e assíncronas), totalizando 56 horas de curso.
As atividades síncronas serão previstas para as quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas, conforme cronograma abaixo.
Módulo 1 O papel do Estado em tempo de pandemia
Subtema: O papel do Estado em tempo de pandemia (Palestra inaugural) - Atividade síncrona dia 24 de junho
Subtema: O direito à educação e o trabalho remoto - Atividade síncrona 01 de julho
Módulo 2 Conservadorismo e neoliberalismo na educação
Subtema: A agenda neoliberal em educação - Atividade síncrona 08 de julho
Subtema: Relação público-privado na educação - Atividade síncrona 15 de julho
Subtema: Necropolítica e o governo Bolsonaro - Atividade síncrona 22 de julho
Módulo 3 Profissão Docente: trabalho e formação
Subtema: Políticas de formação docente - Atividade síncrona 29 de julho
Subtema: Trabalho docente em tempos de pandemia - Atividade síncrona 05 de agosto
Subtema: Gestão escolar em tempos de pandemia - Atividade síncrona 12 de agosto
Subtema: Os sindicatos e a educação básica - Atividade síncrona 19 de agosto
Módulo 4 Políticas Curriculares e Afirmativas
Subtema: Política Nacional de Educação Ambiental: reflexos na formação de professores/as - Atividade síncrona 26 de agosto
Subtema: Justiça curricular em tempos de pandemia - Atividade síncrona 02 de setembro
Subtema: Base Nacional Comum Curricular - Atividade síncrona 09 de setembro
Subtema: Políticas Afirmativas e enfrentamento da desigualdade - Atividade síncrona 16 de setembro
Subtema: Atividade de Encerramento - Atividade síncrona 23 de setembro.
Importante registrar que o planejamento das ações poderá ser reavaliado no decorrer do projeto, considerando notadamente o cenário da pandemia e as condições efetivas de oferta.
A inscrição ocorrerá por meio de formulário eletrônico e divulgada nos meios oficiais da UFPEL.
Serão certificados no curso aqueles que atingirem a carga horária mínima de 75%. Para aqueles que não atingirem a carga horária mínima, será certificada a atividade efetivamente realizada, com um mínimo de 8 horas.
A avaliação será processual, mediante aferição da participação efetiva nas atividades propostas e preenchimento de instrumento final de avaliação do curso e da participação.
Carga horária total do curso para os participantes: 56 horas (14 semanas, com 4 horas cada)
Total de vagas: 150
Público-alvo: prioritariamente estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel (especialmente da Faculdade de Educação), com reserva de vagas para professores da Educação Básica e integrantes de movimentos sociais populares (30%)
O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel, através da plataforma Moodle, contando com atividades síncronas e assíncronas (palestras, vídeos, debates, leituras e trabalhos). Pretende-se que algumas atividades sejam transmitidas pelas redes sociais da UFPEL,atingindo um público maior.
O curso está organizado em 14 subtemas divididos em 4 módulos, sendo prevista uma palestra inaugural e uma atividade de fechamento. A cada semana (14 no total) será desenvolvido um subtema em 4 horas de atividades (síncronas e assíncronas), totalizando 56 horas de curso.
As atividades síncronas serão previstas para as quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas, conforme cronograma abaixo.
Módulo 1 O papel do Estado em tempo de pandemia
Subtema: O papel do Estado em tempo de pandemia (Palestra inaugural) - Atividade síncrona dia 24 de junho
Subtema: O direito à educação e o trabalho remoto - Atividade síncrona 01 de julho
Módulo 2 Conservadorismo e neoliberalismo na educação
Subtema: A agenda neoliberal em educação - Atividade síncrona 08 de julho
Subtema: Relação público-privado na educação - Atividade síncrona 15 de julho
Subtema: Necropolítica e o governo Bolsonaro - Atividade síncrona 22 de julho
Módulo 3 Profissão Docente: trabalho e formação
Subtema: Políticas de formação docente - Atividade síncrona 29 de julho
Subtema: Trabalho docente em tempos de pandemia - Atividade síncrona 05 de agosto
Subtema: Gestão escolar em tempos de pandemia - Atividade síncrona 12 de agosto
Subtema: Os sindicatos e a educação básica - Atividade síncrona 19 de agosto
Módulo 4 Políticas Curriculares e Afirmativas
Subtema: Política Nacional de Educação Ambiental: reflexos na formação de professores/as - Atividade síncrona 26 de agosto
Subtema: Justiça curricular em tempos de pandemia - Atividade síncrona 02 de setembro
Subtema: Base Nacional Comum Curricular - Atividade síncrona 09 de setembro
Subtema: Políticas Afirmativas e enfrentamento da desigualdade - Atividade síncrona 16 de setembro
Subtema: Atividade de Encerramento - Atividade síncrona 23 de setembro.
Importante registrar que o planejamento das ações poderá ser reavaliado no decorrer do projeto, considerando notadamente o cenário da pandemia e as condições efetivas de oferta.
A inscrição ocorrerá por meio de formulário eletrônico e divulgada nos meios oficiais da UFPEL.
Serão certificados no curso aqueles que atingirem a carga horária mínima de 75%. Para aqueles que não atingirem a carga horária mínima, será certificada a atividade efetivamente realizada, com um mínimo de 8 horas.
A avaliação será processual, mediante aferição da participação efetiva nas atividades propostas e preenchimento de instrumento final de avaliação do curso e da participação.
Indicadores, Metas e Resultados
Capacitação direta de 150 alunos/as, com destaque para estudantes da UFPel e FaE;
Difusão de conhecimento através das redes sociais da UFPEL;
Ampliação do envolvimento da FaE com a rede pública básica municipal e estadual;
Ampliação do envolvimento da FaE com os movimentos sociais populares.
Difusão de conhecimento através das redes sociais da UFPEL;
Ampliação do envolvimento da FaE com a rede pública básica municipal e estadual;
Ampliação do envolvimento da FaE com os movimentos sociais populares.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA DAL MOLIN | |||
AISLLAN AUGUSTO DE SOUZA | |||
ALENCAR IBEIRO DE OLIVEIRA | |||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO | 8 | ||
ANA CAROLINA DA SILVA SEDREZ | |||
ANA CAROLINA RODRIGUES QUADROS | |||
ANA CLARA CORREA HENNING | 8 | ||
ANA PAULA DOS SANTOS | |||
ANDRESSA DE OLIVEIRA BORGES | |||
ANDRESSA PÔRTO ISLABÃO | |||
ANDRÉA FONSECA DA SILVA | |||
ANDRÉIA HAUDT DA SILVA | |||
ANGELITA VARGAS KOLMAR | |||
AQUILA CARDOSO DA ROSA | |||
ARITA MENDES DUARTE | |||
Andreana Milech Oliosi da Silveira | |||
Andreia Cabral Colares Pereira | |||
Anna julia rockembach dias | |||
BRUNA VERGARA DOS SANTOS | |||
Beatriz Rabassa | |||
CAMILA CASTRO VINHAS | |||
CAROLINA DE GOZ MARKUS | |||
CESAR DE LIMA DE MELO | |||
CLARA BALLADARES MACHADO | |||
CRISTIANE BARTZ DE AVILA | |||
Carla da Silva Cassais | |||
DAVID INÁCIO NASCIMENTO | |||
DEBORA DUARTE MARCHESAN | |||
DEISE RAMOS DA ROCHA | |||
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA | |||
DÉBORA WENDLER DE ANDRADE | |||
EUGENIA ANTUNES DIAS | 9 | ||
EVELYN PENNY SILVA | |||
FABIANA CANDIDO ZANDOMENICO | |||
FERNANDA ARNDT MESENBURG | |||
FILIPE ALMEIDA PEDRA | |||
FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO | |||
GABRIELA MACHADO RIBEIRO | |||
GIULIANA BAZARELE MACHADO BRUNO | |||
Guilherme Felipe Pires | |||
Humberto Mireski | |||
Isabella Crivelari Buss | |||
JIULIA ESTELA HELING | |||
JO FERREIRA DA ROCHA | |||
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES | 8 | ||
JOSIANA BACELO | |||
JÉSSICA DA ROSA PORTO | |||
JÉSSICA MOARA DA CUNHA TESSMANN | |||
JÚLIA ADRIANE FERREIRA BRETANHA | |||
JÚLIA FARIAS FERREIRA | |||
LACI CLANIR XAVIER GONCALVES | |||
LAURA DE AVILA JAIME | |||
LEIDIANE BORBA DE SOUZA FEIJÓ | |||
LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL | |||
LUCAS CANTOS DA ROSA | |||
LUCAS MORAES CAMARGO | |||
LUCAS REIS REDIG DE LIMA | |||
LUCIANA VALQUIRIA KREMIN MAI | |||
LUCIANE FARIAS DA SILVA | |||
LUCIANE SILVA DE SOUZA | |||
LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA DE MOURA | |||
Laura Sacco dos Anjos Torres | |||
MANOELA DUARTE LEMOS | |||
MARA REJANE VIEIRA OSORIO | 8 | ||
MARCIA ELISA LOPES MACEDO | |||
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO | 8 | ||
MARIA CECILIA LOREA LEITE | 8 | ||
MARIA DE FATIMA COSSIO | 8 | ||
MARIA ELOISA DA SILVA | 8 | ||
MARIBEL DA ROSA ANDRADE | |||
MARTA DUARTE DIAS | |||
MARTA NORNBERG | |||
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | |||
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO | |||
MICHELE BARCELOS CORRÊA | |||
MICHELE VOLLRATH BENTO | |||
MICHÉLI RODRIGUES DE SOUZA | |||
Maicon Dourado Bravo | |||
Maria Laura Borges Redü | |||
Micheli Bordoli Amestoy | |||
Milena Cereser da Rosa | |||
MÁRCIO FRANCISCO DENZER KRÜGER | |||
NAILE PINTO IUNES | |||
NATALIA FERREIRA SOUZA | |||
NATHALIE ROSARIO JARDIM | |||
NITÉRI FERREIRA VIEIRA | |||
Nairana Marczewski de Melo | |||
OLAVO ANTÔNIO DE ALMEIDA PEREIRA | |||
PATRÍCIA DE FARIA FERREIRA | |||
PATRÍCIA PINHO CONTREIRA | |||
PEDRO LENA JACQUES | |||
Paula Fernanda Rodrigues Brum | |||
Paula Ribeiro Prestes | |||
RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA | |||
ROBERTA SILVA SOHNE | |||
Rachel Gonçalves Rocha | |||
SAMANTHA DE SOUZA GUTERRES | |||
SANDRA MARA VALENTE DE FREITAS | |||
SANDRA REGINA BARBOSA PARZIANELLO | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 8 | ||
STEFANI DA SILVA KORB | |||
STEPHANE SILVA DE ARAUJO | |||
SUELEN BORGES LOTH CORREA | |||
TALITA GARCIA DE OLIVEIRA | |||
TAMIRES JARA GOULART | |||
TATIANE DA SILVA CHRIST | |||
TIRZA MEDEIROS MORAES | |||
Tiago das Neves Ribeiro | |||
VALDELAINE DA ROSA MENDES | 9 | ||
VIRGÍNIA DOS SANTOS | |||
VIVIANE DA SILVA LEMOS | |||
WELLYCI CORRÊA BATISTA | |||
Ângela Silva Fernandes |