Nome do Projeto
O papel do Estado em tempos de pandemia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/06/2020 - 25/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Considerando as Portarias nº 584/2020, 585/2020, 701/2020, 791/2020 e 941/2020, que reiteradamente suspendem as atividades acadêmicas e o Calendário Acadêmico 2020 na UFPEL em razão da pandemia do COVID-19; considerando o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus/COVID-19 e a necessidade de a Universidade ampliar seu envolvimento com a comunidade acadêmica neste cenário, o grupo de docentes da FaE, que atualmente desenvolve ações na área da política educacional, apresenta este projeto que objetiva a realização de um Curso de Atualização nesta área, oportunizando de forma prioritária à estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel, e secundária à professores da educação básica do município de Pelotas e movimentos populares sociais, o estudo, a discussão e a reflexão sobre temas de análise da área de política educacional e suas relações com o Estado em tempos de pandemia.
Objetivo Geral
Oportunizar, prioritariamente à estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel, e de forma secundária à professores/as da educação básica do município de Pelotas e movimentos populares sociais, o estudo, a discussão e a reflexão sobre temas de análise da área de política educacional e suas relações com o Estado em tempos de pandemia, através da oferta de um curso de atualização. Igualmente, objetiva ampliar as relações da FaE com a rede pública básica municipal e estadual e com os movimentos sociais populares.
Justificativa
Tendo em vista o resguardo social exigido pelo avanço da pandemia do Covid-19 pelo país, o grupo de professores que atualmente desenvolve ações na área da política educacional na Faculdade de Educação da UFPel, apresenta o presente projeto, como uma forma alternativa de interação com o público interno, considerado prioritário, e externo da universidade. A partir de um levantamento dos estudos e pesquisas desenvolvidos pelo grupo, elegeu-se uma lista de temas para dialogar com estudantes, professores/as da educação básica e movimentos populares sociais, por meio de ferramentas digitais.
Metodologia
As atividades do projeto estão organizadas em formato de curso de atualização.
Carga horária total do curso para os participantes: 56 horas (14 semanas, com 4 horas cada)
Total de vagas: 150
Público-alvo: prioritariamente estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel (especialmente da Faculdade de Educação), com reserva de vagas para professores da Educação Básica e integrantes de movimentos sociais populares (30%)
O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel, através da plataforma Moodle, contando com atividades síncronas e assíncronas (palestras, vídeos, debates, leituras e trabalhos). Pretende-se que algumas atividades sejam transmitidas pelas redes sociais da UFPEL,atingindo um público maior.
O curso está organizado em 14 subtemas divididos em 4 módulos, sendo prevista uma palestra inaugural e uma atividade de fechamento. A cada semana (14 no total) será desenvolvido um subtema em 4 horas de atividades (síncronas e assíncronas), totalizando 56 horas de curso.
As atividades síncronas serão previstas para as quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas, conforme cronograma abaixo.
Módulo 1 O papel do Estado em tempo de pandemia
Subtema: O papel do Estado em tempo de pandemia (Palestra inaugural) - Atividade síncrona dia 24 de junho
Subtema: O direito à educação e o trabalho remoto - Atividade síncrona 01 de julho
Módulo 2 Conservadorismo e neoliberalismo na educação
Subtema: A agenda neoliberal em educação - Atividade síncrona 08 de julho
Subtema: Relação público-privado na educação - Atividade síncrona 15 de julho
Subtema: Necropolítica e o governo Bolsonaro - Atividade síncrona 22 de julho
Módulo 3 Profissão Docente: trabalho e formação
Subtema: Políticas de formação docente - Atividade síncrona 29 de julho
Subtema: Trabalho docente em tempos de pandemia - Atividade síncrona 05 de agosto
Subtema: Gestão escolar em tempos de pandemia - Atividade síncrona 12 de agosto
Subtema: Os sindicatos e a educação básica - Atividade síncrona 19 de agosto
Módulo 4 Políticas Curriculares e Afirmativas
Subtema: Política Nacional de Educação Ambiental: reflexos na formação de professores/as - Atividade síncrona 26 de agosto
Subtema: Justiça curricular em tempos de pandemia - Atividade síncrona 02 de setembro
Subtema: Base Nacional Comum Curricular - Atividade síncrona 09 de setembro
Subtema: Políticas Afirmativas e enfrentamento da desigualdade - Atividade síncrona 16 de setembro
Subtema: Atividade de Encerramento - Atividade síncrona 23 de setembro.
Importante registrar que o planejamento das ações poderá ser reavaliado no decorrer do projeto, considerando notadamente o cenário da pandemia e as condições efetivas de oferta.
A inscrição ocorrerá por meio de formulário eletrônico e divulgada nos meios oficiais da UFPEL.
Serão certificados no curso aqueles que atingirem a carga horária mínima de 75%. Para aqueles que não atingirem a carga horária mínima, será certificada a atividade efetivamente realizada, com um mínimo de 8 horas.
A avaliação será processual, mediante aferição da participação efetiva nas atividades propostas e preenchimento de instrumento final de avaliação do curso e da participação.
Carga horária total do curso para os participantes: 56 horas (14 semanas, com 4 horas cada)
Total de vagas: 150
Público-alvo: prioritariamente estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel (especialmente da Faculdade de Educação), com reserva de vagas para professores da Educação Básica e integrantes de movimentos sociais populares (30%)
O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel, através da plataforma Moodle, contando com atividades síncronas e assíncronas (palestras, vídeos, debates, leituras e trabalhos). Pretende-se que algumas atividades sejam transmitidas pelas redes sociais da UFPEL,atingindo um público maior.
O curso está organizado em 14 subtemas divididos em 4 módulos, sendo prevista uma palestra inaugural e uma atividade de fechamento. A cada semana (14 no total) será desenvolvido um subtema em 4 horas de atividades (síncronas e assíncronas), totalizando 56 horas de curso.
As atividades síncronas serão previstas para as quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas, conforme cronograma abaixo.
Módulo 1 O papel do Estado em tempo de pandemia
Subtema: O papel do Estado em tempo de pandemia (Palestra inaugural) - Atividade síncrona dia 24 de junho
Subtema: O direito à educação e o trabalho remoto - Atividade síncrona 01 de julho
Módulo 2 Conservadorismo e neoliberalismo na educação
Subtema: A agenda neoliberal em educação - Atividade síncrona 08 de julho
Subtema: Relação público-privado na educação - Atividade síncrona 15 de julho
Subtema: Necropolítica e o governo Bolsonaro - Atividade síncrona 22 de julho
Módulo 3 Profissão Docente: trabalho e formação
Subtema: Políticas de formação docente - Atividade síncrona 29 de julho
Subtema: Trabalho docente em tempos de pandemia - Atividade síncrona 05 de agosto
Subtema: Gestão escolar em tempos de pandemia - Atividade síncrona 12 de agosto
Subtema: Os sindicatos e a educação básica - Atividade síncrona 19 de agosto
Módulo 4 Políticas Curriculares e Afirmativas
Subtema: Política Nacional de Educação Ambiental: reflexos na formação de professores/as - Atividade síncrona 26 de agosto
Subtema: Justiça curricular em tempos de pandemia - Atividade síncrona 02 de setembro
Subtema: Base Nacional Comum Curricular - Atividade síncrona 09 de setembro
Subtema: Políticas Afirmativas e enfrentamento da desigualdade - Atividade síncrona 16 de setembro
Subtema: Atividade de Encerramento - Atividade síncrona 23 de setembro.
Importante registrar que o planejamento das ações poderá ser reavaliado no decorrer do projeto, considerando notadamente o cenário da pandemia e as condições efetivas de oferta.
A inscrição ocorrerá por meio de formulário eletrônico e divulgada nos meios oficiais da UFPEL.
Serão certificados no curso aqueles que atingirem a carga horária mínima de 75%. Para aqueles que não atingirem a carga horária mínima, será certificada a atividade efetivamente realizada, com um mínimo de 8 horas.
A avaliação será processual, mediante aferição da participação efetiva nas atividades propostas e preenchimento de instrumento final de avaliação do curso e da participação.
Indicadores, Metas e Resultados
Capacitação direta de 150 alunos/as, com destaque para estudantes da UFPel e FaE;
Difusão de conhecimento através das redes sociais da UFPEL;
Ampliação do envolvimento da FaE com a rede pública básica municipal e estadual;
Ampliação do envolvimento da FaE com os movimentos sociais populares.
Difusão de conhecimento através das redes sociais da UFPEL;
Ampliação do envolvimento da FaE com a rede pública básica municipal e estadual;
Ampliação do envolvimento da FaE com os movimentos sociais populares.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIANA DAL MOLIN | |||
| AISLLAN AUGUSTO DE SOUZA | |||
| ALENCAR IBEIRO DE OLIVEIRA | |||
| ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
| ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO | 8 | ||
| ANA CAROLINA DA SILVA SEDREZ | |||
| ANA CAROLINA RODRIGUES QUADROS | |||
| ANA CLARA CORREA HENNING | 8 | ||
| ANA PAULA DOS SANTOS | |||
| ANDREANA MILECH OLIOSI DA SILVEIRA | |||
| ANDREIA CABRAL COLARES PEREIRA | |||
| ANDRESSA DE OLIVEIRA BORGES | |||
| ANDRESSA PÔRTO ISLABÃO | |||
| ANDRÉA FONSECA DA SILVA | |||
| ANDRÉIA HAUDT DA SILVA | |||
| ANGELITA VARGAS KOLMAR | |||
| ANNA JULIA ROCKEMBACH DIAS | |||
| AQUILA CARDOSO DA ROSA | |||
| ARITA MENDES DUARTE | |||
| BEATRIZ RABASSA | |||
| BRUNA VERGARA DOS SANTOS | |||
| CAMILA CASTRO VINHAS | |||
| CARLA DA SILVA CASSAIS | |||
| CAROLINA DE GOZ MARKUS | |||
| CESAR DE LIMA DE MELO | |||
| CLARA BALLADARES MACHADO | |||
| CRISTIANE BARTZ DE AVILA | |||
| DAVID INÁCIO NASCIMENTO | |||
| DEBORA DUARTE MARCHESAN | |||
| DEISE RAMOS DA ROCHA | |||
| DIEGO NASCIMENTO DA COSTA | |||
| DÉBORA WENDLER DE ANDRADE | |||
| EUGENIA ANTUNES DIAS | 9 | ||
| EVELYN PENNY SILVA | |||
| FABIANA CANDIDO ZANDOMENICO | |||
| FERNANDA ARNDT MESENBURG | |||
| FILIPE ALMEIDA PEDRA | |||
| FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO | |||
| GABRIELA MACHADO RIBEIRO | |||
| GIULIANA BAZARELE MACHADO BRUNO | |||
| GUILHERME FELIPE PIRES | |||
| HUMBERTO MIRESKI | |||
| ISABELLA CRIVELARI BUSS | |||
| JIULIA ESTELA HELING | |||
| JO FERREIRA DA ROCHA | |||
| JOSIANA BACELO | |||
| JOÃO CARLOS ROEDEL HIRDES | 8 | ||
| JÉSSICA DA ROSA PORTO | |||
| JÉSSICA MOARA DA CUNHA TESSMANN | |||
| JÚLIA ADRIANE FERREIRA BRETANHA | |||
| JÚLIA FARIAS FERREIRA | |||
| LACI CLANIR XAVIER GONCALVES | |||
| LAURA DE AVILA JAIME | |||
| LAURA SACCO DOS ANJOS TORRES | |||
| LEIDIANE BORBA DE SOUZA FEIJÓ | |||
| LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL | |||
| LUCAS CANTOS DA ROSA | |||
| LUCAS MORAES CAMARGO | |||
| LUCAS REIS REDIG DE LIMA | |||
| LUCIANA VALQUIRIA KREMIN MAI | |||
| LUCIANE FARIAS DA SILVA | |||
| LUCIANE SILVA DE SOUZA | |||
| LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA DE MOURA | |||
| MAICON DOURADO BRAVO | |||
| MANOELA DUARTE LEMOS | |||
| MARA REJANE VIEIRA OSORIO | 8 | ||
| MARCIA ELISA LOPES MACEDO | |||
| MARCIO RODRIGO VALE CAETANO | 8 | ||
| MARIA CECILIA LOREA LEITE | 8 | ||
| MARIA DE FATIMA COSSIO | 8 | ||
| MARIA ELOISA DA SILVA | 8 | ||
| MARIA LAURA BORGES REDÜ | |||
| MARIBEL DA ROSA ANDRADE | |||
| MARTA DUARTE DIAS | |||
| MARTA NORNBERG | |||
| MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | |||
| MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO | |||
| MICHELE BARCELOS CORRÊA | |||
| MICHELE VOLLRATH BENTO | |||
| MICHELI BORDOLI AMESTOY | |||
| MICHÉLI RODRIGUES DE SOUZA | |||
| MILENA CERESER DA ROSA | |||
| MÁRCIO FRANCISCO DENZER KRÜGER | |||
| NAILE PINTO IUNES | |||
| NAIRANA MARCZEWSKI DE MELO | |||
| NATALIA FERREIRA SOUZA | |||
| NATHALIE ROSARIO JARDIM | |||
| NITÉRI FERREIRA VIEIRA | |||
| OLAVO ANTÔNIO DE ALMEIDA PEREIRA | |||
| PATRÍCIA DE FARIA FERREIRA | |||
| PATRÍCIA PINHO CONTREIRA | |||
| PAULA FERNANDA RODRIGUES BRUM | |||
| PAULA RIBEIRO PRESTES | |||
| PEDRO LENA JACQUES | |||
| RACHEL GONÇALVES ROCHA | |||
| RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA | |||
| ROBERTA SILVA SOHNE | |||
| SAMANTHA DE SOUZA GUTERRES | |||
| SANDRA MARA VALENTE DE FREITAS | |||
| SANDRA REGINA BARBOSA PARZIANELLO | |||
| SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 8 | ||
| STEFANI DA SILVA KORB | |||
| STEPHANE SILVA DE ARAUJO | |||
| SUELEN BORGES LOTH CORREA | |||
| TALITA GARCIA DE OLIVEIRA | |||
| TAMIRES JARA GOULART | |||
| TATIANE DA SILVA CHRIST | |||
| TIAGO DAS NEVES RIBEIRO | |||
| TIRZA MEDEIROS MORAES | |||
| VALDELAINE DA ROSA MENDES | 9 | ||
| VIRGÍNIA DOS SANTOS | |||
| VIVIANE DA SILVA LEMOS | |||
| WELLYCI CORRÊA BATISTA | |||
| ÂNGELA SILVA FERNANDES |