Nome do Projeto
O papel do Estado em tempos de pandemia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/06/2020 - 25/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Considerando as Portarias nº 584/2020, 585/2020, 701/2020, 791/2020 e 941/2020, que reiteradamente suspendem as atividades acadêmicas e o Calendário Acadêmico 2020 na UFPEL em razão da pandemia do COVID-19; considerando o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus/COVID-19 e a necessidade de a Universidade ampliar seu envolvimento com a comunidade acadêmica neste cenário, o grupo de docentes da FaE, que atualmente desenvolve ações na área da política educacional, apresenta este projeto que objetiva a realização de um Curso de Atualização nesta área, oportunizando de forma prioritária à estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel, e secundária à professores da educação básica do município de Pelotas e movimentos populares sociais, o estudo, a discussão e a reflexão sobre temas de análise da área de política educacional e suas relações com o Estado em tempos de pandemia. 

Objetivo Geral

Oportunizar, prioritariamente à estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel, e de forma secundária à professores/as da educação básica do município de Pelotas e movimentos populares sociais, o estudo, a discussão e a reflexão sobre temas de análise da área de política educacional e suas relações com o Estado em tempos de pandemia, através da oferta de um curso de atualização. Igualmente, objetiva ampliar as relações da FaE com a rede pública básica municipal e estadual e com os movimentos sociais populares.

Justificativa

Tendo em vista o resguardo social exigido pelo avanço da pandemia do Covid-19 pelo país, o grupo de professores que atualmente desenvolve ações na área da política educacional na Faculdade de Educação da UFPel, apresenta o presente projeto, como uma forma alternativa de interação com o público interno, considerado prioritário, e externo da universidade. A partir de um levantamento dos estudos e pesquisas desenvolvidos pelo grupo, elegeu-se uma lista de temas para dialogar com estudantes, professores/as da educação básica e movimentos populares sociais, por meio de ferramentas digitais.

Metodologia

As atividades do projeto estão organizadas em formato de curso de atualização.
Carga horária total do curso para os participantes: 56 horas (14 semanas, com 4 horas cada)
Total de vagas: 150
Público-alvo: prioritariamente estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel (especialmente da Faculdade de Educação), com reserva de vagas para professores da Educação Básica e integrantes de movimentos sociais populares (30%)
O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel, através da plataforma Moodle, contando com atividades síncronas e assíncronas (palestras, vídeos, debates, leituras e trabalhos). Pretende-se que algumas atividades sejam transmitidas pelas redes sociais da UFPEL,atingindo um público maior.
O curso está organizado em 14 subtemas divididos em 4 módulos, sendo prevista uma palestra inaugural e uma atividade de fechamento. A cada semana (14 no total) será desenvolvido um subtema em 4 horas de atividades (síncronas e assíncronas), totalizando 56 horas de curso.  
As atividades síncronas serão previstas para as quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas, conforme cronograma abaixo.
Módulo 1 O papel do Estado em tempo de pandemia  
Subtema: O papel do Estado em tempo de pandemia (Palestra inaugural) - Atividade síncrona dia 24 de junho  
Subtema:  O direito à educação e o trabalho remoto - Atividade síncrona 01 de julho
Módulo 2 Conservadorismo e neoliberalismo na educação 
Subtema: A agenda neoliberal em educação - Atividade síncrona 08 de julho
Subtema: Relação público-privado na educação - Atividade síncrona 15 de julho
Subtema: Necropolítica e o governo Bolsonaro - Atividade síncrona  22 de julho
Módulo 3 Profissão Docente: trabalho e formação 
Subtema: Políticas de formação docente - Atividade síncrona 29 de julho
Subtema: Trabalho docente em tempos de pandemia - Atividade síncrona 05 de agosto
Subtema: Gestão escolar em tempos de pandemia - Atividade síncrona  12 de agosto
Subtema: Os sindicatos e a educação básica - Atividade síncrona 19 de agosto
Módulo 4 Políticas Curriculares e Afirmativas 
Subtema: Política Nacional de Educação Ambiental: reflexos na formação de professores/as - Atividade síncrona 26 de agosto
Subtema: Justiça curricular em tempos de pandemia - Atividade síncrona  02 de setembro
Subtema: Base Nacional Comum Curricular - Atividade síncrona  09 de setembro
Subtema: Políticas Afirmativas e enfrentamento da desigualdade - Atividade síncrona  16 de setembro
Subtema: Atividade de Encerramento - Atividade síncrona  23 de setembro.

Importante registrar que o planejamento das ações poderá ser reavaliado no decorrer do projeto, considerando notadamente o cenário da pandemia e as condições efetivas de oferta.  
A inscrição ocorrerá por meio de formulário eletrônico e divulgada nos meios oficiais da UFPEL.
Serão certificados no curso aqueles que atingirem a carga horária mínima de 75%. Para aqueles que não atingirem a carga horária mínima, será certificada a atividade efetivamente realizada, com um mínimo de 8 horas. 
A avaliação será processual, mediante aferição da participação efetiva nas atividades propostas e preenchimento de instrumento final de avaliação do curso e da participação.  

Indicadores, Metas e Resultados

Capacitação direta de 150 alunos/as, com destaque para estudantes da UFPel e FaE;
Difusão de conhecimento através das redes sociais da UFPEL;
Ampliação do envolvimento da FaE com a rede pública básica municipal e estadual;
Ampliação do envolvimento da FaE com os movimentos sociais populares.

Página gerada em 12/08/2020 20:08:17 (consulta levou 0.144976s)