Nome da Atividade
PRÁTICA ORIENTADA VI: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
CÓDIGO
17350175
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3

Ementa

Docência compartilhada nos Anos Iniciais, com ênfase no planejamento e trabalho colaborativo. Observação e participação na organização da rotina escolar e em atividades diversificadas relativas à docência em sala de aula. Reflexões coletivas sobre as dinâmicas de sala de aula e as possibilidades pedagógicas para os anos iniciais. Escolarização e organização do ensino nos anos iniciais. Registro e documentação do processo de inserção e análise do contexto de docência compartilhada. Elaboração de projeto de docência para os anos iniciais. Projetos de extensão relacionados: Falando em Educação: Fazendo história na
e com a FaE (4609); D´Generus: Núcleo de Estudos e Pesquisas Feministas e de Gênero (1837); Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (4062); Banco de dados e acervos de alfabetização (264); Jornadas Multilinguagens (1814).

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar aspectos teórico-metodológicos que sustentam a docência e as práticas educativas nos anos iniciais, refletindos sobre características e demandas dos sujeitos e contextos. Organizar conteúdos curriculares, metodologias e materiais pedagógicos. Realizar inserção em escola para desenvolver atividades de observação e análise de práticas com vistas ao planejamento do projeto de estágio.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRÉ, Marli. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar.11ª ed. Campinas: Papirus. 2004.
  • CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4ed. São Paulo: 2002.

Bibliografia Complementar:

  • ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMH, 2006.
  • FONTANA, Roseli A. C. Mediação pedagógica na sala de aula. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
  • PLATONE, Françoise; HARDY, Marianne (org.) Ninguém ensina sozinho: responsabilidade coletiva na creche, no ensino fundamental e no ensino médio. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
X1 2025 / 1 30 20 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA
Professor Regente

PATRICIA PEREIRA CAVA
Professor responsável pela turma

MARTA NORNBERG
Professor Regente

MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DOCÊNCIA COMPARTILHADA EI-AI-EJA Pedagogia (Licenciatura)

Página gerada em 09/05/2025 04:23:43 (consulta levou 0.134579s)