Nome do Projeto
Diálogos Formativos: pesquisas e experiências docentes
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/08/2020 - 09/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Iniciamos assumindo a excepcionalidade do momento. Não sabemos o real impacto do que está acontecendo em termos de saúde pública no campo da educação. Teremos um "novo normal", como afirmam alguns? Teremos uma educação híbrida, como defendem outros? Não sabemos o que virá, mas podemos pensar e propor ações no sentido de mitigar possíveis impactos. Estamos premidos a ressignificar práticas, formulações teóricas, processos metodológicos, como também, rever os princípios epistemológicos que norteiam este campo do conhecimento, formação de professores.
Desta forma, pensamos em propor um trabalho colegiado que estimule a reflexão, formação e diálogo, entre as pessoas integrantes da Linha de formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPel, como também dos(as) integrantes dos grupos de pesquisas dos(as) professores(as) da respectiva Linha.
A proposta consubstancia-se em encontros virtuais quinzenais no período de agosto a dezembro. Serão: "Lives", discussões temáticas, apresentações de pesquisas e de experiências na/com a docência.
Objetivo Geral
Propor ações mediadoras que estimulem reflexões da comunidade acadêmica, especialmente aquela da Linha de formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UFPel, acerca do campo "Formação de Professores(as)".
Justificativa
A Importância em realizar atividades acadêmicas relacionadas aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, em período de excepcionalidade, como o atual, justifica-se por diversos motivos. A necessária inclusão de acadêmicos(as) dos diversos níveis (graduação, pós-graduação) nestas atividades acadêmicas. Estimular as relações interpessoais, favorecendo o acolhimento dos acadêmicos(as) e dos docentes. Especificamente no
tocante ao campo da formação de professores(as), destacamos a relevância em pensar a constituição deste campo diante dos urgentes desafios ora postos, buscando recursos teórico-metodológicos que contribuam para fundamentar nossas reflexões e ou ações em princípios científicos.
tocante ao campo da formação de professores(as), destacamos a relevância em pensar a constituição deste campo diante dos urgentes desafios ora postos, buscando recursos teórico-metodológicos que contribuam para fundamentar nossas reflexões e ou ações em princípios científicos.
Metodologia
* Diálogos e discussões temáticas propostas pelos integrantes da Linha de Formação de Professores, do PPGE, desta Instituição.
* Apresentações de pesquisas e de experiências na/com a docência.
* Análise e realização de "Lives".
* Apresentações de pesquisas e de experiências na/com a docência.
* Análise e realização de "Lives".
Indicadores, Metas e Resultados
Adensar ações acadêmicas diversas que contribuam para o campo da formação de professores(as) em contexto de excepcionalidade.
Acolhimento e incentivo da construção dialógica da pós-graduação em relação ao campo teórico da formação de professores(as).
(Re)construções teórico-metodológicas.
Acolhimento e incentivo da construção dialógica da pós-graduação em relação ao campo teórico da formação de professores(as).
(Re)construções teórico-metodológicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA LONDERO ALMEIDA | |||
ALINE QUANDT KLUG | |||
ANDRÉIA HAUDT DA SILVA | |||
ARITA MENDES DUARTE | |||
CAROLINA BARCELOS DUARTE | |||
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS | |||
CLEANDRO STEVÃO TOMBINI | |||
CÁTIA SIMONE RIBEIRO BARCELLOS | |||
DAIANE DA SILVA GOMES | |||
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO | |||
DARLISE NUNES FERREIRA | |||
DOUGLAS ORTIZ HAMERMÜLLER | |||
DÉBORA WENDLER DE ANDRADE | |||
FERNANDA PONS MADRUGA | |||
GEORGINA HELENA XAVIER LIMA | 2 | ||
GISELE RAMOS LIMA | |||
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA | |||
IGOR RADTKE BEDERODE | |||
JERUZA DA ROSA DA ROCHA | |||
JOICE MIRAPALHETE FABRA | |||
JOSIANE JARLINE JÄGER | |||
JULIANA ANDRADE LUND | |||
JULIANA BITTENCOURT GARCIA | |||
JULIANA MENDES OLIVEIRA JARDIM | |||
JÔNIA TÍRCIA PARENTE JARDIM ALBUQUERQUE | |||
KATLEN BOHM GRANDO | |||
LELIA NEGRINI DINIZ | 2 | ||
LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL | |||
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | |||
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ | |||
LUIS FÉLIX DE BARROS VIEIRA ROCHA | |||
LUIZA KERSTNER SOUTO | |||
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE | 4 | ||
MARA BEATRIZ NUNES GOMES | |||
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ | |||
MARCIO NASCIMENTO DA SILVA | |||
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO | 4 | ||
MARIA ISABEL DA CUNHA | |||
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 4 | ||
MARTA NORNBERG | 4 | ||
MAURICIO CARDOSO DIAS | |||
MICHELE TELLES BAPTISTA | |||
MILENA VENZKE KAADT | |||
NILTON JOSÉ NEVES CORDEIRO | |||
PATRÍCIA PORTO RAMOS | |||
REBECA PEREIRA SAN MARTINS | |||
RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA | |||
ROSELI DE FATIMA RECH PILONETTO | |||
SHAIANE PIZANI SILVEIRA | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 2 | ||
SIMONE TEIXEIRA BARRIOS | |||
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES | |||
TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
VALDIRENE HESSLER BREDOW | |||
VALÉRIA ALESSANDRA COELHO ISLABÃO | |||
VIVIANE COSTA RODRIGUES | |||
VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA |