Nome do Projeto
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetização
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/08/2019 - 30/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
A necessidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas turmas do ciclo de alfabetização do município do Capão do Leão gerou o presente projeto. Trata-se de uma parceria entre a FaE-UFPel e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), no sentido de aprofundar conhecimentos teórico-práticos sobre o trabalho realizado no ciclo de alfabetização, bem como no sentido de uma melhor compreensão dos sujeitos envolvidos neste processo. Para tanto, serão desenvolvidas duas ações, uma de extensão através de um curso de formação continuada, e outra de pesquisa, que analisará a realidade das escolas da rede no que diz respeito a organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização.
Objetivo Geral
Aprofundar conhecimentos teórico-práticos relativos ao processo de organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização.
Justificativa
A necessidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas turmas do ciclo de alfabetização gerou o presente projeto. O projeto visa desenvolver com as professoras a compreensão acerca do processo de alfabetização, bem como sobre a importância do planejamento do mesmo, visando o desenvolvimento de ações que sejam adequadas para promover a compreensão do sistema de escrita alfabética.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em duas ações. Uma de extensão e outra de pesquisa. A ação de extensão será na modalidade de curso e os encontros serão desenvolvidos a partir de estudos e aprofundamento conceitual por meio de leituras, oficinas pedagógicas, atividades de planejamento, relatos de experiências, registro e documentação pedagógica. A ação de pesquisa será de natureza qualitativa, com investigação de campo e utilização de instrumentos para coleta de dados. Alguns dados serão coletados de forma quantitativa através de questionários, com o intuito de atingir todos os professores participantes do curso de extensão. Mesmo sendo coletados e descritos quantitativamente, a análise será feita de maneira qualitativa, respeitando as características da pesquisa e seu objetivo central. Será investigado o contexto educacional das escolas da rede pública municipal do Capão do Leão. Todos os dados coletados através dos questionários serão descritos quantitativamente e analisados qualitativamente. Depois de catalogados, os dados serão inventariados, contextualizados e confrontados dentro de uma perspectiva metodológica de análise de conteúdo. Paralelo a coleta e a análise dos dados será desenvolvida a pesquisa bibliográfica sobre apoio escolar e sobre exclusão social e escolar.
Indicadores, Metas e Resultados
Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
Compreender a função e a importância da realização de avaliação diagnóstica para subsidiar o planejamento da alfabetização.
Caracterizar os diferentes níveis de escrita, de forma a possibilitar a compreensão acerca dos processos envolvidos na consolidação da base alfabética.
Retomar a importância de relacionar o planejamento aos níveis de desenvolvimento psicogenético de cada aluno.
Refletir sobre as modalidades organizativas do trabalho pedagógico.
Caracterizar a sequência didática como importante estratégia para organizar o trabalho pedagógico.
Compreender o contexto educacional, econômico e social da rede municipal de ensino.
Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
Compreender a função e a importância da realização de avaliação diagnóstica para subsidiar o planejamento da alfabetização.
Caracterizar os diferentes níveis de escrita, de forma a possibilitar a compreensão acerca dos processos envolvidos na consolidação da base alfabética.
Retomar a importância de relacionar o planejamento aos níveis de desenvolvimento psicogenético de cada aluno.
Refletir sobre as modalidades organizativas do trabalho pedagógico.
Caracterizar a sequência didática como importante estratégia para organizar o trabalho pedagógico.
Compreender o contexto educacional, econômico e social da rede municipal de ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANNE DA SILVA ROXO | |||
ADÉLIA DE SOUZA CARDOSO | |||
AIDA REGINA NUNES PRIMEIRO | |||
ALINE OREQUES NIENCZESKI | |||
ALISSON SAMPAIO DIAS | |||
AMANDA CORRÊA CARDOSO DE AGUIAR | |||
ANA CARLA ISQUIERDO DA SILVA | |||
ANA CECI MULLER DA ROSA | |||
ANA LÚCIA BALDASSARI SOARES | |||
ANA MARIA FEIJÓ BÓRIO XAVIER | |||
ANDREIA XAVIER FERNANDES | |||
ANDRÉA FONSECA DA SILVA | |||
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG | |||
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA | |||
ARNALDO ANTÔNIO DUARTE DE DUARTE JUNIOR | |||
Amanda de Lima Medeiros | |||
Ana Maria Moreira Maciel | |||
Ana Paula Teixeira de Oliveira | |||
Antonio Carlos Porciuncula Soler | |||
BRUNA SOUZA DOS SANTOS | |||
CAMILA DA COSTA FONSECA | |||
CARLA PATRÍCIA TREICHA NOGUES | |||
CAROLINA DA MOTTA TAVARES | |||
CATIA GISSEIA VARGAS ANTUNES | |||
CATIA MARIA BONEMANN BORGES | |||
CATIA ROSANA FERNANDES RODRIGUES | |||
CINARA TONELLO POSTRINGER | |||
CLAUDIA RAMOS LOUZADA | |||
CLAUDINE NEITZKE KIESOW | |||
CRISMARA VALERIO GAIA | |||
CRISTIANA BORGES RODRIGUES | |||
Carla da Silva Cassais | |||
Cláudia de Souza Rosler | |||
DAIANE SANTIN FRANCO | |||
DANIELA MARQUES DE OLIVEIRA | |||
DANIELI DIAS DA SILVA | |||
DARLY DOUGLAS DE SOUZA ANTUNES | |||
DEBORA DIONEIA EISFELD DE SOUZA | |||
DEBORA MONTEIRO DA SILVA | |||
Dalila Molina Noremberg | |||
Danubia dos Santos Guerreiro | |||
Deise Luana Dallmann Schimmelpfennig | |||
EUGENIA ANTUNES DIAS | 17 | ||
FERNANDA ARNDT MESENBURG | |||
FERNANDA ARNDT MESENBURG | |||
FRANCIELE BECKER CAMES | |||
FRANCINE BILHALVA CUNHA | |||
Fabiane Fonseca Soares | |||
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS | |||
GILCEANE CAETANO PORTO | 18 | ||
GIULIANE NASCENTE FARIA | |||
Giane Trovo Belmonte | |||
Giovanna Allegretti | |||
HOSANE MENDES DA COSTA | |||
Helen Rodrigues Lacerda | |||
ISABEL GRILLO DE AZEVEDO | |||
Isabel Cristina Vilela Rojas | |||
JANAINA ALVES MARTINS | |||
JANAÍNA SOARES MARTINS LAPUENTE | |||
JAQUELINE DE FATIMA CASTRO BATISTA | |||
JESSICA NUNES PEREIRA | |||
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES | |||
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES | 4 | ||
JOSE MABEL PEREIRA LOPES DAS NEVES | |||
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA | |||
JULIA BARRETO DE ALMEIDA | |||
JULIANA MENDES OLIVEIRA JARDIM | |||
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves | |||
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA | |||
KAREN DE OLIVEIRA SALTÃO | |||
KAUANE GARCIA VALIM | |||
KIMBERLY RODRIGUES BALSE | |||
LAIS RIBEIRO SOLER | |||
LARISSA DE OLIVEIRA PEDRA | |||
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA | |||
LETÍCIA SCHNEIDER FERRARI | |||
LIDIANE DA SILVA HIRDES | |||
LILIAN CRISTINE MASTRANTONIO BIZARRO | |||
LIZANDRA OLIVEIRA DUARTE | |||
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ | |||
LUANA FURTADO BEZERRA | |||
LUCAS GONÇALVES SOARES | |||
LUCIA ELIANA DE AVILA CARDOSO | |||
LUCIANA BLUHM RADMANN | |||
LURDES DELAIR XAVIER LEITZKE | |||
LUZIANE FERNANDES MÜLLER | |||
Lisarb Barcelos Masseron | |||
Luzia Fernandes Muller | |||
MANOELA ESCOUTO SOARES | |||
MANOELLA BOETEGE MARTINS | |||
MARA ELIANE ALDRIGHI LAUTENSCHLAGER | |||
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO | |||
MARIA DO CARMO ALVES SCHMALFUSS DA ROSA | |||
MARIA MANUELA ALVES GARCIA | |||
MARITANE PINTO MEDEIROS | |||
MARLENE DOROTEA BARCELLOS GOZ | |||
MARTA NORNBERG | 10 | ||
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO | 14 | ||
MAYRA PRATES ALBUQUERQUE | |||
MELISSA DOS SANTOS CAJÉ | |||
MILCA VIEIRA VILELA | |||
MILENA VENZKE KAADT | |||
Maicon Dourado Bravo | |||
Micheli Buss Cardoso | |||
Márcia Cristina Nunes Vilela | |||
Márcia da Silva Lopes | |||
Mônica dos Anjos | |||
NAIRA MARIA ZANUSSO ANTUNES | |||
NATASHA STORCH HOLZ | |||
NATASKA PETER PEGORARO PINHEIRO | |||
NATÁLIA ROMANO WEIRICH | |||
NILVA CONRADO ISLABÃO | |||
Nara Rejane Freitas dos Santos | |||
PAOLA CASSURIAGA SANDIM | |||
PAOLA OLIVEIRA BRUNO | |||
PATRICIA ARIED VILELA MARTINS | |||
PATRICIA CABRAL DUARTE | |||
PATRICIA PEREIRA CAVA | 8 | ||
PAULA DE MORAES COELHO COI | |||
PRISCILA GARCIA DOS ANJOS | |||
Paula Ribeiro Prestes | |||
PÂMELA RENATA MACHADO ARAUJO | |||
RAFAELA CARDOSO DA FONSECA | |||
RAQUEL FENSTERSEIFER WEISSHEIMER | |||
RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA | |||
RENATA AIRES DE FREITAS | |||
ROBERLÂNIA PAULINO DE MOURA BARROS | |||
Renata Cristiane Manzolli Mailan Ávila | |||
SHIMENE DE MORAES TEIXEIRA | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 9 | ||
SIMONE GUIMARÃES DA SILVA | |||
SUÉLEN STARKE | |||
Simone Amaral da Rosa | |||
Suelen Valerão Vaniel | |||
TATIANA KONRAD DOS SANTOS | |||
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA | |||
TATIANE GONÇALVES BORGES | |||
TAÍS BORGES DE SOUZA | |||
Tatiana de Albuquerque Ferreira | |||
Taísa da Silva Bastos Assumpção | |||
VALDELAINE DA ROSA MENDES | |||
VANESSA GOIS ALVES | |||
VERA ANTÔNIA LÚCIO LIMA | |||
VITHÓRIA DE OLIVEIRA BRAGA | |||
VITÓRIA MAILAN ALDRIGHI | |||
Vera Rosangela Teixeira pereira |