Nome do Projeto
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetização
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/08/2019 - 30/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
A necessidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas turmas do ciclo de alfabetização do município do Capão do Leão gerou o presente projeto. Trata-se de uma parceria entre a FaE-UFPel e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), no sentido de aprofundar conhecimentos teórico-práticos sobre o trabalho realizado no ciclo de alfabetização, bem como no sentido de uma melhor compreensão dos sujeitos envolvidos neste processo. Para tanto, serão desenvolvidas duas ações, uma de extensão através de um curso de formação continuada, e outra de pesquisa, que analisará a realidade das escolas da rede no que diz respeito a organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização.

Objetivo Geral

Aprofundar conhecimentos teórico-práticos relativos ao processo de organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização.

Justificativa

A necessidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas turmas do ciclo de alfabetização gerou o presente projeto. O projeto visa desenvolver com as professoras a compreensão acerca do processo de alfabetização, bem como sobre a importância do planejamento do mesmo, visando o desenvolvimento de ações que sejam adequadas para promover a compreensão do sistema de escrita alfabética.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em duas ações. Uma de extensão e outra de pesquisa. A ação de extensão será na modalidade de curso e os encontros serão desenvolvidos a partir de estudos e aprofundamento conceitual por meio de leituras, oficinas pedagógicas, atividades de planejamento, relatos de experiências, registro e documentação pedagógica. A ação de pesquisa será de natureza qualitativa, com investigação de campo e utilização de instrumentos para coleta de dados. Alguns dados serão coletados de forma quantitativa através de questionários, com o intuito de atingir todos os professores participantes do curso de extensão. Mesmo sendo coletados e descritos quantitativamente, a análise será feita de maneira qualitativa, respeitando as características da pesquisa e seu objetivo central. Será investigado o contexto educacional das escolas da rede pública municipal do Capão do Leão. Todos os dados coletados através dos questionários serão descritos quantitativamente e analisados qualitativamente. Depois de catalogados, os dados serão inventariados, contextualizados e confrontados dentro de uma perspectiva metodológica de análise de conteúdo. Paralelo a coleta e a análise dos dados será desenvolvida a pesquisa bibliográfica sobre apoio escolar e sobre exclusão social e escolar.

Indicadores, Metas e Resultados

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
Compreender a função e a importância da realização de avaliação diagnóstica para subsidiar o planejamento da alfabetização.
Caracterizar os diferentes níveis de escrita, de forma a possibilitar a compreensão acerca dos processos envolvidos na consolidação da base alfabética.
Retomar a importância de relacionar o planejamento aos níveis de desenvolvimento psicogenético de cada aluno.
Refletir sobre as modalidades organizativas do trabalho pedagógico.
Caracterizar a sequência didática como importante estratégia para organizar o trabalho pedagógico.
Compreender o contexto educacional, econômico e social da rede municipal de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA PATRICIA TREICHA NOGUES
EUGENIA ANTUNES DIAS10
FERNANDA ARNDT MESENBURG
GILCEANE CAETANO PORTO12
Giane Trovo Belmonte
Giovanna Allegretti
JANAÍNA SOARES MARTINS LAPUENTE
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES3
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA
MANOELA ESCOUTO SOARES
MARTA NORNBERG5
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO10
PATRICIA PEREIRA CAVA5

Página gerada em 22/11/2019 16:07:59 (consulta levou 0.096441s)