Nome do Projeto
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetização
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/08/2019 - 30/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
A necessidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas turmas do ciclo de alfabetização do município do Capão do Leão gerou o presente projeto. Trata-se de uma parceria entre a FaE-UFPel e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), no sentido de aprofundar conhecimentos teórico-práticos sobre o trabalho realizado no ciclo de alfabetização, bem como no sentido de uma melhor compreensão dos sujeitos envolvidos neste processo. Para tanto, serão desenvolvidas duas ações, uma de extensão através de um curso de formação continuada, e outra de pesquisa, que analisará a realidade das escolas da rede no que diz respeito a organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização.

Objetivo Geral

Aprofundar conhecimentos teórico-práticos relativos ao processo de organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização.

Justificativa

A necessidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas turmas do ciclo de alfabetização gerou o presente projeto. O projeto visa desenvolver com as professoras a compreensão acerca do processo de alfabetização, bem como sobre a importância do planejamento do mesmo, visando o desenvolvimento de ações que sejam adequadas para promover a compreensão do sistema de escrita alfabética.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em duas ações. Uma de extensão e outra de pesquisa. A ação de extensão será na modalidade de curso e os encontros serão desenvolvidos a partir de estudos e aprofundamento conceitual por meio de leituras, oficinas pedagógicas, atividades de planejamento, relatos de experiências, registro e documentação pedagógica. A ação de pesquisa será de natureza qualitativa, com investigação de campo e utilização de instrumentos para coleta de dados. Alguns dados serão coletados de forma quantitativa através de questionários, com o intuito de atingir todos os professores participantes do curso de extensão. Mesmo sendo coletados e descritos quantitativamente, a análise será feita de maneira qualitativa, respeitando as características da pesquisa e seu objetivo central. Será investigado o contexto educacional das escolas da rede pública municipal do Capão do Leão. Todos os dados coletados através dos questionários serão descritos quantitativamente e analisados qualitativamente. Depois de catalogados, os dados serão inventariados, contextualizados e confrontados dentro de uma perspectiva metodológica de análise de conteúdo. Paralelo a coleta e a análise dos dados será desenvolvida a pesquisa bibliográfica sobre apoio escolar e sobre exclusão social e escolar.

Indicadores, Metas e Resultados

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
Compreender a função e a importância da realização de avaliação diagnóstica para subsidiar o planejamento da alfabetização.
Caracterizar os diferentes níveis de escrita, de forma a possibilitar a compreensão acerca dos processos envolvidos na consolidação da base alfabética.
Retomar a importância de relacionar o planejamento aos níveis de desenvolvimento psicogenético de cada aluno.
Refletir sobre as modalidades organizativas do trabalho pedagógico.
Caracterizar a sequência didática como importante estratégia para organizar o trabalho pedagógico.
Compreender o contexto educacional, econômico e social da rede municipal de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA CORRÊA CARDOSO DE AGUIAR
ANA CARLA ISQUIERDO DA SILVA
ANA LÚCIA BALDASSARI SOARES
ANDRÉA FONSECA DA SILVA
ANTONIO CARLOS PORCIUNCULA SOLER
CARLA PATRICIA TREICHA NOGUES
CATIA ROSANA FERNANDES RODRIGUES
CLAUDIA RAMOS LOUZADA
CRISMARA VALERIO GAIA
CRISTIANA BORGES RODRIGUES
Carla da Silva Cassais
DAIANE SANTIN FRANCO
Dalila Molina Noremberg
EUGENIA ANTUNES DIAS10
FERNANDA ARNDT MESENBURG
GILCEANE CAETANO PORTO12
Giane Trovo Belmonte
Giovanna Allegretti
JANAÍNA SOARES MARTINS LAPUENTE
JAQUELINE DE FATIMA CASTRO BATISTA
JESSICA NUNES PEREIRA
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES3
JOSE MABEL PEREIRA LOPES DAS NEVES
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA
KAREN DE OLIVEIRA SALTÃO
LAIS RIBEIRO SOLER
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA
LETÍCIA SCHNEIDER FERRARI
LIDIANE DA SILVA HIRDES
LUANA FURTADO BEZERRA
LUZIANE FERNANDES MÜLLER
MANOELA ESCOUTO SOARES
MARA ELIANE ALDRIGHI LAUTENSCHLAGER
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO
MARIA MANUELA ALVES GARCIA
MARITANE PINTO MEDEIROS
MARITZA FLORES F. FREITAS
MARTA NORNBERG5
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO10
MAYRA PRATES ALBUQUERQUE
MELISSA DOS SANTOS CAJÉ
Maicon Dourado Bravo
NATASHA STORCH HOLZ
NATÁLIA ROMANO WEIRICH
PATRICIA CABRAL DUARTE
PATRICIA PEREIRA CAVA5
PAULA DE MORAES COELHO COI
Paula Ribeiro Prestes
PÂMELA RENATA MACHADO ARAUJO
RAFAELA CARDOSO DA FONSECA
RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA
RENATA AIRES DE FREITAS
ROBERLÂNIA PAULINO DE MOURA
SIMONE GONÇALVES DA SILVA
SIMONE GUIMARÃES DA SILVA
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA
VALDELAINE DA ROSA MENDES
VANESSA GOIS ALVES

Página gerada em 26/01/2021 16:27:19 (consulta levou 0.176727s)