Nome do Projeto
Quais são os conhecimentos, o saber-fazer, as competências e habilidades necessários para ensinar?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/11/2019 - 25/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto de pesquisa se refere a um estudo exploratório que tem por objetivo geral investigar os graduandos licenciados de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atuam na disciplina de Teoria e Prática Pedagógica (TPP), identificando o que sabem a respeito dos saberes necessários para dar conta da tarefa de ensinar antes e ao final da da disciplina. Em se tratando da disciplina TPP para a formação do futuro licenciado é imprescindível os fundamentos da sala de aula, pois possibilita a construção de sua identidade docente, muitas vezes pouco dialogadas em outras disciplinas do curso. Muitas vezes restrita as disciplinas pedagógicas ofertadas pelos institutos ou faculdades de educação. A pesquisa tem sua abordagem de natureza predominantemente qualitativa, categorizado como uma pesquisa de caráter exploratório. Para tanto, temos o seguinte questionamento: o que revelam os alunos a respeito dos saberes que servem de base ao ofício docente? Noutras palavras, quais são os conhecimentos, as competências e habilidades necessários para ensinar? O que sabem antes de iniciar a disciplina de TPP e depois. É fundamental identificar e refletir os saberes adquiridos de nossos estudantes que contribuem na constituição dos alunos como professores, na construção de seus saberes docentes e na perspectiva de situar essas experiências como fonte de aprendizagem, que poderão subsidiar e contribuir com o trabalho pedagógico e o processo de formação de futuros professores. Os sujeitos que farão parte desse estudo serão os alunos matriculados na disciplina de TPP de forma volntária, a amostra será selecionada de forma aleatória simples por sorteio de10 alunos por semestre ao longo dos dois anos de pesquisa. Como técnica de coleta de dados será dois questionários mistos, composto de perguntas abertas e fechadas, no início e ao final da disciplina, nas quais as perguntas irão compor um repertório que traduz os objetivos da pesquisa. Acredita-se que a pesquisa trará contribuições significativas, na medida em que os estudantes identificarão ações, práticas e saberes produzidos e, por meio da reflexão sobre o processo de sua aprendizagem pessoal, possa se preparar melhor para o desempenho profissional.

Objetivo Geral

O presente projeto de pesquisa se refere a um estudo exploratório que tem por objetivo geral investigar os graduandos licenciados de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atuam na disciplina de Teoria e Prática Pedagógica, identificando o que sabem a respeito dos saberes necessários para dar conta da tarefa de ensinar antes e ao final da da disciplina.
Para tanto, também foram assumidos como objetivos específicos da pesquisa:
I) Analisar alguns discursos sobre a formação de professores;
II) Identificar o que pensam a respeito de como um aluno aprende e o que dificulta e facilita aprendizagem?
III) Mapear e descrever tipos de práticas relatadas pelos estudantes pesquisados, identificando estratégias utilizadas para dar conta da docência, levando em conta as experiências esporádicas de formação que normalmente não tomam a dimensão do protagonismo e talvez essa situação não valoriza os saberes;
IV) Destacar as perspectivas e perfis (trajetórias) dos estudantes;
V) Identificar a compreensão dos saberes docentes antes e ao término da disciplina;
VI) Identificar e analisar fatos que contribuem na sua constituição como professores e na construção de seus saberes docentes na perspectiva de situar essas experiências como fonte de aprendizagem, que poderão subsidiar e contribuir com o trabalho pedagógico e o processo de formação de futuros professores à luz dos referenciais teóricos discutidos e apropriados ao longo da disciplina.
Contudo, a pesquisa contribuirá para descortinar aspectos didáticos, metodológicos e pedagógicos para contribuir com os estudos desta àrea da educacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRIELE DA SILVEIRA ORLANDO230/06/202030/09/2020
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG230/06/202030/09/2020
Ana Lucia Rodrigues de Oliveira230/06/202030/09/2020
BRUNA MOURA DA SILVA230/06/202031/12/2020
CAROLINA BORBA DOS SANTOS230/06/202030/09/2020
CAROLINE SILVA DOS SANTOS125/11/201925/11/2021
DANDARA LIMA CARDOSO230/06/202030/09/2020
DANIELA BARBOSA SOUSA230/06/202030/09/2020
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS425/05/202025/11/2021
DIEGO DOMINGOS GOULART230/06/202031/12/2020
DOUGLAS DUARTE DA SILVA230/06/202030/09/2020
ELISA DOS SANTOS VANTI425/11/201925/11/2021
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA230/06/202030/09/2020
EMANUELLE DE FARIAS XAVIER230/06/202030/09/2020
FATIMA CAVALHEIRO COSTA230/06/202031/12/2020
FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS230/06/202030/09/2020
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS230/06/202030/09/2020
GEICIELE RAATZ HARTWIG230/06/202031/12/2020
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL410/06/202025/11/2021
GUILHERME LUBKE QUEVEDO230/06/202031/12/2020
Josiele da Silva Silveira230/06/202030/09/2020
KAREN CAMPBELL LINK230/06/202030/09/2020
LAILLA MANUELE DE MOURA GONCALVES230/06/202030/09/2020
LARISSA DOS SANTOS NUNES230/06/202031/12/2020
LAURA BADO KUCHERT230/06/202030/09/2020
LETÍCIA BORGES SILVEIRA230/06/202031/12/2020
LIZIANE GUIMARAES SILVEIRA230/06/202030/09/2020
LUCIANA MENDES SILVA230/06/202030/09/2020
MICHELE BARCELOS CORRÊA230/06/202031/12/2020
NATANIELE DA ROSA PEREIRA230/06/202031/12/2020
NITIANE BITENCOURT DA SILVA225/05/202031/12/2020
RAQUEL SILVA DOS SANTOS230/06/202031/12/2020
ROBERLÂNIA PAULINO DE MOURA BARROS225/05/202031/12/2020
ROBERTA GULARTE RODRIGUES230/06/202030/09/2020
SABRINA DE SOUZA GUTERRES230/06/202030/09/2020
SUÉLEN STARKE230/06/202031/12/2020
THAIANY D'AVILA ROSA225/05/202031/12/2020
Thielen da Silva Sigales230/06/202031/12/2020
WANDER CATARINA DOS SANTOS230/06/202031/12/2020

Página gerada em 21/12/2024 13:54:55 (consulta levou 0.054109s)