Nome do Projeto
Quais são os conhecimentos, o saber-fazer, as competências e habilidades necessários para ensinar?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/11/2019 - 25/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto de pesquisa se refere a um estudo exploratório que tem por objetivo geral investigar os graduandos licenciados de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atuam na disciplina de Teoria e Prática Pedagógica (TPP), identificando o que sabem a respeito dos saberes necessários para dar conta da tarefa de ensinar antes e ao final da da disciplina. Em se tratando da disciplina TPP para a formação do futuro licenciado é imprescindível os fundamentos da sala de aula, pois possibilita a construção de sua identidade docente, muitas vezes pouco dialogadas em outras disciplinas do curso. Muitas vezes restrita as disciplinas pedagógicas ofertadas pelos institutos ou faculdades de educação. A pesquisa tem sua abordagem de natureza predominantemente qualitativa, categorizado como uma pesquisa de caráter exploratório. Para tanto, temos o seguinte questionamento: o que revelam os alunos a respeito dos saberes que servem de base ao ofício docente? Noutras palavras, quais são os conhecimentos, as competências e habilidades necessários para ensinar? O que sabem antes de iniciar a disciplina de TPP e depois. É fundamental identificar e refletir os saberes adquiridos de nossos estudantes que contribuem na constituição dos alunos como professores, na construção de seus saberes docentes e na perspectiva de situar essas experiências como fonte de aprendizagem, que poderão subsidiar e contribuir com o trabalho pedagógico e o processo de formação de futuros professores. Os sujeitos que farão parte desse estudo serão os alunos matriculados na disciplina de TPP de forma volntária, a amostra será selecionada de forma aleatória simples por sorteio de10 alunos por semestre ao longo dos dois anos de pesquisa. Como técnica de coleta de dados será dois questionários mistos, composto de perguntas abertas e fechadas, no início e ao final da disciplina, nas quais as perguntas irão compor um repertório que traduz os objetivos da pesquisa. Acredita-se que a pesquisa trará contribuições significativas, na medida em que os estudantes identificarão ações, práticas e saberes produzidos e, por meio da reflexão sobre o processo de sua aprendizagem pessoal, possa se preparar melhor para o desempenho profissional.
Objetivo Geral
O presente projeto de pesquisa se refere a um estudo exploratório que tem por objetivo geral investigar os graduandos licenciados de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atuam na disciplina de Teoria e Prática Pedagógica, identificando o que sabem a respeito dos saberes necessários para dar conta da tarefa de ensinar antes e ao final da da disciplina.
Para tanto, também foram assumidos como objetivos específicos da pesquisa:
I) Analisar alguns discursos sobre a formação de professores;
II) Identificar o que pensam a respeito de como um aluno aprende e o que dificulta e facilita aprendizagem?
III) Mapear e descrever tipos de práticas relatadas pelos estudantes pesquisados, identificando estratégias utilizadas para dar conta da docência, levando em conta as experiências esporádicas de formação que normalmente não tomam a dimensão do protagonismo e talvez essa situação não valoriza os saberes;
IV) Destacar as perspectivas e perfis (trajetórias) dos estudantes;
V) Identificar a compreensão dos saberes docentes antes e ao término da disciplina;
VI) Identificar e analisar fatos que contribuem na sua constituição como professores e na construção de seus saberes docentes na perspectiva de situar essas experiências como fonte de aprendizagem, que poderão subsidiar e contribuir com o trabalho pedagógico e o processo de formação de futuros professores à luz dos referenciais teóricos discutidos e apropriados ao longo da disciplina.
Contudo, a pesquisa contribuirá para descortinar aspectos didáticos, metodológicos e pedagógicos para contribuir com os estudos desta àrea da educacional.
Para tanto, também foram assumidos como objetivos específicos da pesquisa:
I) Analisar alguns discursos sobre a formação de professores;
II) Identificar o que pensam a respeito de como um aluno aprende e o que dificulta e facilita aprendizagem?
III) Mapear e descrever tipos de práticas relatadas pelos estudantes pesquisados, identificando estratégias utilizadas para dar conta da docência, levando em conta as experiências esporádicas de formação que normalmente não tomam a dimensão do protagonismo e talvez essa situação não valoriza os saberes;
IV) Destacar as perspectivas e perfis (trajetórias) dos estudantes;
V) Identificar a compreensão dos saberes docentes antes e ao término da disciplina;
VI) Identificar e analisar fatos que contribuem na sua constituição como professores e na construção de seus saberes docentes na perspectiva de situar essas experiências como fonte de aprendizagem, que poderão subsidiar e contribuir com o trabalho pedagógico e o processo de formação de futuros professores à luz dos referenciais teóricos discutidos e apropriados ao longo da disciplina.
Contudo, a pesquisa contribuirá para descortinar aspectos didáticos, metodológicos e pedagógicos para contribuir com os estudos desta àrea da educacional.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRIELE DA SILVEIRA ORLANDO | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
Ana Lucia Rodrigues de Oliveira | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
BRUNA MOURA DA SILVA | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
CAROLINA BORBA DOS SANTOS | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
CAROLINE SILVA DOS SANTOS | 1 | 25/11/2019 | 25/11/2021 |
DANDARA LIMA CARDOSO | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
DANIELA BARBOSA SOUSA | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 4 | 25/05/2020 | 25/11/2021 |
DIEGO DOMINGOS GOULART | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
DOUGLAS DUARTE DA SILVA | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
ELISA DOS SANTOS VANTI | 4 | 25/11/2019 | 25/11/2021 |
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
EMANUELLE DE FARIAS XAVIER | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
FATIMA CAVALHEIRO COSTA | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
GEICIELE RAATZ HARTWIG | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL | 4 | 10/06/2020 | 25/11/2021 |
GUILHERME LUBKE QUEVEDO | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
Josiele da Silva Silveira | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
KAREN CAMPBELL LINK | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
LAILLA MANUELE DE MOURA GONCALVES | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
LARISSA DOS SANTOS NUNES | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
LAURA BADO KUCHERT | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
LETÍCIA BORGES SILVEIRA | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
LIZIANE GUIMARAES SILVEIRA | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
LUCIANA MENDES SILVA | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
MICHELE BARCELOS CORRÊA | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
NATANIELE DA ROSA PEREIRA | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
NITIANE BITENCOURT DA SILVA | 2 | 25/05/2020 | 31/12/2020 |
RAQUEL SILVA DOS SANTOS | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
ROBERLÂNIA PAULINO DE MOURA BARROS | 2 | 25/05/2020 | 31/12/2020 |
ROBERTA GULARTE RODRIGUES | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
SABRINA DE SOUZA GUTERRES | 2 | 30/06/2020 | 30/09/2020 |
SUÉLEN STARKE | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
THAIANY D'AVILA ROSA | 2 | 25/05/2020 | 31/12/2020 |
Thielen da Silva Sigales | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |
WANDER CATARINA DOS SANTOS | 2 | 30/06/2020 | 31/12/2020 |