Nome do Projeto
Educação para a Paz sob a perspectiva Montessoriana
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
27/10/2021 - 27/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Vivemos um período de estranhamento marcado por muitas angústias e situações constatados na sociedade, na família e na escola: a violência, a fragilidade dos direitos humanos, problemas nas esferas governamentais, dos processos de alienação e opressão, descaso pela sustentabilidade da vida em nosso planeta e a degradação das relações humanas; grande parte intensificado neste período de isolamento social em que vivemos. Nos quais exigem que busquemos na ciência uma referência, a fim de construir embasamento teórico-prático em prol da construção de um mundo de paz. Dessa forma, em se tratando da educacão, a realização de pesquisas que intencionem uma reflexão acurada sobre um tema é condição fundamental para contribuir na mudança da sociedade. Na esteira torna-se necessário revisitar fontes teóricas que nos auxiliem a problematizar diferentes tempos e espaços, para o processo de construção do conhecimento. Com essa intencionalidade, o presente projeto de pesquisa objetiva desenvolver um estudo de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico dos textos da obra da Maria Montessori fortalecendo o sentido social da ação educativa através da educação para a paz que propõe um educar através da autonomia, da autodeterminação, da criatividade e da tomada de decisão. Em se tratando da formação de futuros educadores esse diálogo com aportes teóricos sobre a educação para a paz reberverá como resultado a contribuição para a edificação de um ato educativo comprometido com adoção de novos paradigmas que privilegie uma postura e posicionamentos da cultura de violência para uma cultura de paz.
Objetivo Geral
Temos por objetivo geral desenvolver um estudo bibliográfico dos textos da obra da Maria Montessori buscando identificar sua teoria de modo a fortalecer o sentido social da ação educativa através da educação para a paz, que propõe um educar através da autonomia, da autodeterminação, da criatividade e da tomada de decisão.
Este objetivo desdobra-se nos seguintes objetivos específicos:
- analisar o sentido humanizador de conceitos montessorianos como auto disciplina, isolamento de atributos, controle do erro, descentralização da figura do professor, autonomia, criatividade e cooperação;
- redimensionar os estudos teórico-práticos com associação dos princípios inspiradores da educação montessoriana para a formação de um docente “preparado” com a experimentação de materiais montessorianos.
- possibilitar a ampliação de referenciais pedagógicos através da pesquisa que acaba por fortalecer a graduação e se reflete de forma direta na formação de professores;
- criar espaço de estudo, discussão e publicização dos achados da pesquisa sobre a educadora Maria Montessori enfocando as possibilidades e limites da proposta pedagógica montessoriana, a fim de contribuir na formação de futuros docentes.
Os objetivos acima elencados são interligados e desencadeiam novos olhares, percepções e sentidos.
Este objetivo desdobra-se nos seguintes objetivos específicos:
- analisar o sentido humanizador de conceitos montessorianos como auto disciplina, isolamento de atributos, controle do erro, descentralização da figura do professor, autonomia, criatividade e cooperação;
- redimensionar os estudos teórico-práticos com associação dos princípios inspiradores da educação montessoriana para a formação de um docente “preparado” com a experimentação de materiais montessorianos.
- possibilitar a ampliação de referenciais pedagógicos através da pesquisa que acaba por fortalecer a graduação e se reflete de forma direta na formação de professores;
- criar espaço de estudo, discussão e publicização dos achados da pesquisa sobre a educadora Maria Montessori enfocando as possibilidades e limites da proposta pedagógica montessoriana, a fim de contribuir na formação de futuros docentes.
Os objetivos acima elencados são interligados e desencadeiam novos olhares, percepções e sentidos.