Nome do Projeto
VII Seminário de Inovação Pedagógica: gestão democrática da/na educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/07/2023 - 30/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A sétima edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) objetiva possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências democráticas e inovadoras de gestão educacional, articulando a relação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação; vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino-aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos, a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Nesse sentido, extensão, pesquisa e ensino se articulam, neste espaço-tempo de autoria dos/as participantes, em especial docentes e gestores da Educação Básica, estudantes e docentes universitários no registro de suas vivências com inovação pedagógica, no envolvimento com a leitura e releitura da escrita de seus pares e na socialização, em forma de rodas de ConversAção. O evento será realizado de forma híbrida (semipresencial), ocorrendo primeiro as rodas virtuais, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2023, seguida da escrita, leitura em pares, reescrita e qualificação dos textos pelo comitê científico, sendo finalizado com a realização das rodas presenciais, em 14 e 15 de junho de 2024. Projeta-se a participação de cerca de 200 acadêmicos/as e docentes da educação básica e superior de, pelo menos, dois estados da federação, assumindo-se um caráter regional, na realização do processo formativo proposto pelo evento. Os resultados positivos das edições anteriores, estimulam o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo de forma colaborativa e interinstitucional.
Objetivo Geral
Objetivo geral (70/300)
Socializar experiências, perspectivas e desafios na Gestão Democrática da/na Educação no viés da inovação pedagógica, num movimento de (re)escritas e leituras.
Objetivos específicos
- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências de inovação pedagógica na gestão da/na Educação Básica e Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação.
- Vivenciar os princípios da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos/as participantes, com registros escritos, leituras e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino e aprendizagem.
Socializar experiências, perspectivas e desafios na Gestão Democrática da/na Educação no viés da inovação pedagógica, num movimento de (re)escritas e leituras.
Objetivos específicos
- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências de inovação pedagógica na gestão da/na Educação Básica e Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação.
- Vivenciar os princípios da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos/as participantes, com registros escritos, leituras e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino e aprendizagem.