Nome do Projeto
VII Seminário de Inovação Pedagógica: gestão democrática da/na educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/07/2023 - 30/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A sétima edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) objetiva possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências democráticas e inovadoras de gestão educacional, articulando a relação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação; vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino-aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos, a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Nesse sentido, extensão, pesquisa e ensino se articulam, neste espaço-tempo de autoria dos/as participantes, em especial docentes e gestores da Educação Básica, estudantes e docentes universitários no registro de suas vivências com inovação pedagógica, no envolvimento com a leitura e releitura da escrita de seus pares e na socialização, em forma de rodas de ConversAção. O evento será realizado de forma híbrida (semipresencial), ocorrendo primeiro as rodas virtuais, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2023, seguida da escrita, leitura em pares, reescrita e qualificação dos textos pelo comitê científico, sendo finalizado com a realização das rodas presenciais, em 14 e 15 de junho de 2024. Projeta-se a participação de cerca de 200 acadêmicos/as e docentes da educação básica e superior de, pelo menos, dois estados da federação, assumindo-se um caráter regional, na realização do processo formativo proposto pelo evento. Os resultados positivos das edições anteriores, estimulam o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo de forma colaborativa e interinstitucional.
Objetivo Geral
Objetivo geral (70/300)
Socializar experiências, perspectivas e desafios na Gestão Democrática da/na Educação no viés da inovação pedagógica, num movimento de (re)escritas e leituras.
Objetivos específicos
- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências de inovação pedagógica na gestão da/na Educação Básica e Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação.
- Vivenciar os princípios da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos/as participantes, com registros escritos, leituras e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino e aprendizagem.
Socializar experiências, perspectivas e desafios na Gestão Democrática da/na Educação no viés da inovação pedagógica, num movimento de (re)escritas e leituras.
Objetivos específicos
- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências de inovação pedagógica na gestão da/na Educação Básica e Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação.
- Vivenciar os princípios da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos/as participantes, com registros escritos, leituras e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino e aprendizagem.
Justificativa
Após seis edições do evento, que já está consolidado entre acadêmicos/as da graduação e pós-graduação, docentes e profissionais da educação básico e superior, e considerando as avaliações dos/as participantes que destacaram a relevância social, a troca de conhecimentos e o protagonismo possível pelo formato do evento e a importância de ações colaborativas entre os/as participantes, visando a reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional, estamos propondo o VII Seminário de Inovação Pedagógica: Gestão Democrática da/na Educação, para 2023. Historicamente, tivemos a realização do I SIP na UNIPAMPA campus Uruguaiana, em 2017; do II SIP, em 2018, no campus Bagé; do III SIP, em 2019, no campus Uruguaiana. Com a pandemia da Covid-19, a realização das próximas edições passou a ser no formato remoto (síncrona e assíncrona): IV SIP em 2020, V SIP em 2021 e VI SIP em 2022. Neste ano de 2023, o VII SIP será realizado de forma híbrida, com Rodas de ConversAção virtuais e presenciais, aprofundando e fortalecendo o processo colaborativo de organização e de execução do evento, por meio da articulação de ações entre as quatro universidades parceiras na cogestão do VII SIP, a saber: Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia dos/as envolvidos/as. Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO; SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os/as professores/as e futuros docentes, autores/as das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, com foco na gestão democrática da/na educação, têm a possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição, serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição do presente projeto.
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia dos/as envolvidos/as. Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO; SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os/as professores/as e futuros docentes, autores/as das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, com foco na gestão democrática da/na educação, têm a possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição, serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição do presente projeto.
Metodologia
Na sétima edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP), evento híbrido (semipresencial)- com atividades virtuais e presenciais, trabalharemos de forma colaborativa entre instituições parceiras (UNIPAMPA, UFSM, UFPEL e UNISINOS), para possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assumimos como temática “Gestão Democrática da/na Educação”, uma dimensão de estudo dentro das ações-reflexões em inovação pedagógica assumida pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação – GRUPI, que há seis anos vem organizando e promovendo o SIP.
Criamos e implementamos essas inovações pedagógicas, em interação e parceria com outros colegas, redes de professores/as em formação acadêmico-profissional que se integram, para fazerem junto, um processo de formação acadêmico-profissional que possibilite a integração entre a Escola e a Universidade, tendo por foco a compreensão do participante de seu papel político que assume a autoria de sua prática em sala de aula e na gestão, em diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio do diálogo, escrita e leitura desenvolvida nas diferentes etapas (DORNELLES, 2021).
A partir do exposto, passa a ser além de um evento de extensão com Rodas de ConversAção para constituir-se como um processo de formação acadêmico-profissional, baseado na investigação e escrita de relatos sobre experiências educativas, com foco na inovação educacional, na forma de resumo expandido. O evento contará com realização das Rodas de ConversAção 1 e 2 no formato virtual, e a Roda 3 no formato presencial, destinadas à explanação teórico e dialógica sobre a temática do evento com profissionais da área convidados/as. Na sequência, os/as participantes trocarão suas vivências de inovação pedagógica, a serem registradas em resumo expandido, a ser postado no site do evento. A equipe executora distribuirá esses resumos entre os pares para realização de movimentos de leitura e qualificação dos textos que serão submetidos novamente após sua reescrita, a partir das contribuições recebidas.
Em mais uma etapa de seleção dos textos produzidos pelos/as participantes, os resumos serão encaminhados para o Comitê Científico constituído para o Evento, que expedirá o aceite para sua apresentação nas Rodas de ConversAção 4 e 5, sendo que os trabalhos serão organizados em eixos temáticos, para a leitura, apresentação e discussão no formato presencial. Antecipadamente, os/as participantes receberão os resumos da respectiva sala para lerem e discutirem no evento. Durante as Rodas, cada autor/a compartilhará sua escrita para discussão junto a seus pares. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas; posteriormente, os relatores de cada Roda socializarão na Inter-Roda Final (Roda de ConversAção 6), que também será realizada no formato presencial. Os resumos aceitos e apresentados serão publicados em Anais no formato e-book.
Criamos e implementamos essas inovações pedagógicas, em interação e parceria com outros colegas, redes de professores/as em formação acadêmico-profissional que se integram, para fazerem junto, um processo de formação acadêmico-profissional que possibilite a integração entre a Escola e a Universidade, tendo por foco a compreensão do participante de seu papel político que assume a autoria de sua prática em sala de aula e na gestão, em diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio do diálogo, escrita e leitura desenvolvida nas diferentes etapas (DORNELLES, 2021).
A partir do exposto, passa a ser além de um evento de extensão com Rodas de ConversAção para constituir-se como um processo de formação acadêmico-profissional, baseado na investigação e escrita de relatos sobre experiências educativas, com foco na inovação educacional, na forma de resumo expandido. O evento contará com realização das Rodas de ConversAção 1 e 2 no formato virtual, e a Roda 3 no formato presencial, destinadas à explanação teórico e dialógica sobre a temática do evento com profissionais da área convidados/as. Na sequência, os/as participantes trocarão suas vivências de inovação pedagógica, a serem registradas em resumo expandido, a ser postado no site do evento. A equipe executora distribuirá esses resumos entre os pares para realização de movimentos de leitura e qualificação dos textos que serão submetidos novamente após sua reescrita, a partir das contribuições recebidas.
Em mais uma etapa de seleção dos textos produzidos pelos/as participantes, os resumos serão encaminhados para o Comitê Científico constituído para o Evento, que expedirá o aceite para sua apresentação nas Rodas de ConversAção 4 e 5, sendo que os trabalhos serão organizados em eixos temáticos, para a leitura, apresentação e discussão no formato presencial. Antecipadamente, os/as participantes receberão os resumos da respectiva sala para lerem e discutirem no evento. Durante as Rodas, cada autor/a compartilhará sua escrita para discussão junto a seus pares. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas; posteriormente, os relatores de cada Roda socializarão na Inter-Roda Final (Roda de ConversAção 6), que também será realizada no formato presencial. Os resumos aceitos e apresentados serão publicados em Anais no formato e-book.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos atender as expectativas dos/as participantes no que se refere à possibilidade de dialogarem e socializarem, oralmente e por escrito, suas vivências de inovação pedagógica na gestão democrática, sustentadas por referencial teórico que qualifica a prática, na perspectiva da circularidade da ação-reflexão e nova ação qualificada; participando como protagonistas na escrita dos resumos e durante todo o evento, aproximando a universidade e a educação básica.
Temos a expectativa da participação de cerca de 200 participantes, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da educação básica e superior de pelo menos dois estados da federação, tendo em vista a parceria entre as quatro universidades envolvidas nesse processo formativo, a relevância da temática escolhida e a qualificação dos/as palestrantes e dialogadores/as convidados/as para esta edição do SIP.
Temos a expectativa da participação de cerca de 200 participantes, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da educação básica e superior de pelo menos dois estados da federação, tendo em vista a parceria entre as quatro universidades envolvidas nesse processo formativo, a relevância da temática escolhida e a qualificação dos/as palestrantes e dialogadores/as convidados/as para esta edição do SIP.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANALISA ZORZI | 5 | ||
Amanda Machado Barbosa | |||
Ana Cristina Ghisleni | |||
Ana Luiza Zappe Desordi Flores | |||
Andrielli da Silva Fontoura | |||
CLAUDETE DA SILVA LIMA MARTINS | |||
Cadidja Coutinho | |||
Carla Beatriz Spohr | |||
Carla Ireni Borges Rodrigues | |||
Cíntia Rochele Alves de Oliveira | |||
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 3 | ||
Dienuza Costa | |||
EDSON PONICK | 1 | ||
ELISA DOS SANTOS VANTI | 1 | ||
EUGENIA ANTUNES DIAS | 1 | ||
Eduarda Lima Ribeiro | |||
Elena Maria Billig Mello | |||
Fernanda de Lima Pinheiro | |||
Gabriela Rodrigues Noal | |||
HELENARA PLASZEWSKI | 1 | ||
Isabel Cristina de Macedo | |||
Isaphi Marlene Jardim Alvarez | |||
JACKSON LUIS MARTINS CACCIAMANI | |||
Júlia Jaques Leal | |||
Laura Habckost Dalla Zen | |||
Lucas da Silva Leivas | |||
Lurdes Zanchetta da Rosa | |||
Madjiguene Rodrigues Rangel | |||
Mayra da Silva Cutruneo Ceschini | |||
Natieli Luiza Branco | |||
Patrícia Altermann Batista da Rosa | |||
Pedro da Silva Borges Freitas | |||
Rita de Cássia Angeieski da Silveira | |||
Rita de Cássia Angeieski da Silveira | |||
Ronan Moura Franco | |||
Uilson Tuiuti de Vargas Gonçalves | |||
VERA LUCIA DUARTE FERREIRA |