Nome do Projeto
VII Seminário de Inovação Pedagógica: gestão democrática da/na educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/07/2023 - 30/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A sétima edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) objetiva possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências democráticas e inovadoras de gestão educacional, articulando a relação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação; vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino-aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos, a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Nesse sentido, extensão, pesquisa e ensino se articulam, neste espaço-tempo de autoria dos/as participantes, em especial docentes e gestores da Educação Básica, estudantes e docentes universitários no registro de suas vivências com inovação pedagógica, no envolvimento com a leitura e releitura da escrita de seus pares e na socialização, em forma de rodas de ConversAção. O evento será realizado de forma híbrida (semipresencial), ocorrendo primeiro as rodas virtuais, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2023, seguida da escrita, leitura em pares, reescrita e qualificação dos textos pelo comitê científico, sendo finalizado com a realização das rodas presenciais, em 14 e 15 de junho de 2024. Projeta-se a participação de cerca de 200 acadêmicos/as e docentes da educação básica e superior de, pelo menos, dois estados da federação, assumindo-se um caráter regional, na realização do processo formativo proposto pelo evento. Os resultados positivos das edições anteriores, estimulam o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo de forma colaborativa e interinstitucional.

Objetivo Geral

Objetivo geral (70/300)
Socializar experiências, perspectivas e desafios na Gestão Democrática da/na Educação no viés da inovação pedagógica, num movimento de (re)escritas e leituras.

Objetivos específicos
- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências de inovação pedagógica na gestão da/na Educação Básica e Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação.
- Vivenciar os princípios da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos/as participantes, com registros escritos, leituras e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino e aprendizagem.

Justificativa

Após seis edições do evento, que já está consolidado entre acadêmicos/as da graduação e pós-graduação, docentes e profissionais da educação básico e superior, e considerando as avaliações dos/as participantes que destacaram a relevância social, a troca de conhecimentos e o protagonismo possível pelo formato do evento e a importância de ações colaborativas entre os/as participantes, visando a reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional, estamos propondo o VII Seminário de Inovação Pedagógica: Gestão Democrática da/na Educação, para 2023. Historicamente, tivemos a realização do I SIP na UNIPAMPA campus Uruguaiana, em 2017; do II SIP, em 2018, no campus Bagé; do III SIP, em 2019, no campus Uruguaiana. Com a pandemia da Covid-19, a realização das próximas edições passou a ser no formato remoto (síncrona e assíncrona): IV SIP em 2020, V SIP em 2021 e VI SIP em 2022. Neste ano de 2023, o VII SIP será realizado de forma híbrida, com Rodas de ConversAção virtuais e presenciais, aprofundando e fortalecendo o processo colaborativo de organização e de execução do evento, por meio da articulação de ações entre as quatro universidades parceiras na cogestão do VII SIP, a saber: Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia dos/as envolvidos/as. Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO; SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os/as professores/as e futuros docentes, autores/as das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, com foco na gestão democrática da/na educação, têm a possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição, serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição do presente projeto.

Metodologia

Na sétima edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP), evento híbrido (semipresencial)- com atividades virtuais e presenciais, trabalharemos de forma colaborativa entre instituições parceiras (UNIPAMPA, UFSM, UFPEL e UNISINOS), para possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assumimos como temática “Gestão Democrática da/na Educação”, uma dimensão de estudo dentro das ações-reflexões em inovação pedagógica assumida pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação – GRUPI, que há seis anos vem organizando e promovendo o SIP.
Criamos e implementamos essas inovações pedagógicas, em interação e parceria com outros colegas, redes de professores/as em formação acadêmico-profissional que se integram, para fazerem junto, um processo de formação acadêmico-profissional que possibilite a integração entre a Escola e a Universidade, tendo por foco a compreensão do participante de seu papel político que assume a autoria de sua prática em sala de aula e na gestão, em diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio do diálogo, escrita e leitura desenvolvida nas diferentes etapas (DORNELLES, 2021).
A partir do exposto, passa a ser além de um evento de extensão com Rodas de ConversAção para constituir-se como um processo de formação acadêmico-profissional, baseado na investigação e escrita de relatos sobre experiências educativas, com foco na inovação educacional, na forma de resumo expandido. O evento contará com realização das Rodas de ConversAção 1 e 2 no formato virtual, e a Roda 3 no formato presencial, destinadas à explanação teórico e dialógica sobre a temática do evento com profissionais da área convidados/as. Na sequência, os/as participantes trocarão suas vivências de inovação pedagógica, a serem registradas em resumo expandido, a ser postado no site do evento. A equipe executora distribuirá esses resumos entre os pares para realização de movimentos de leitura e qualificação dos textos que serão submetidos novamente após sua reescrita, a partir das contribuições recebidas.
Em mais uma etapa de seleção dos textos produzidos pelos/as participantes, os resumos serão encaminhados para o Comitê Científico constituído para o Evento, que expedirá o aceite para sua apresentação nas Rodas de ConversAção 4 e 5, sendo que os trabalhos serão organizados em eixos temáticos, para a leitura, apresentação e discussão no formato presencial. Antecipadamente, os/as participantes receberão os resumos da respectiva sala para lerem e discutirem no evento. Durante as Rodas, cada autor/a compartilhará sua escrita para discussão junto a seus pares. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas; posteriormente, os relatores de cada Roda socializarão na Inter-Roda Final (Roda de ConversAção 6), que também será realizada no formato presencial. Os resumos aceitos e apresentados serão publicados em Anais no formato e-book.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos atender as expectativas dos/as participantes no que se refere à possibilidade de dialogarem e socializarem, oralmente e por escrito, suas vivências de inovação pedagógica na gestão democrática, sustentadas por referencial teórico que qualifica a prática, na perspectiva da circularidade da ação-reflexão e nova ação qualificada; participando como protagonistas na escrita dos resumos e durante todo o evento, aproximando a universidade e a educação básica.
Temos a expectativa da participação de cerca de 200 participantes, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da educação básica e superior de pelo menos dois estados da federação, tendo em vista a parceria entre as quatro universidades envolvidas nesse processo formativo, a relevância da temática escolhida e a qualificação dos/as palestrantes e dialogadores/as convidados/as para esta edição do SIP.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANALISA ZORZI5
Amanda Machado Barbosa
Ana Cristina Ghisleni
Ana Luiza Zappe Desordi Flores
Andrielli da Silva Fontoura
CLAUDETE DA SILVA LIMA MARTINS
Cadidja Coutinho
Carla Beatriz Spohr
Carla Ireni Borges Rodrigues
Cíntia Rochele Alves de Oliveira
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS3
Dienuza Costa
EDSON PONICK1
ELISA DOS SANTOS VANTI1
EUGENIA ANTUNES DIAS1
Eduarda Lima Ribeiro
Elena Maria Billig Mello
Fernanda de Lima Pinheiro
Gabriela Rodrigues Noal
HELENARA PLASZEWSKI1
Isabel Cristina de Macedo
Isaphi Marlene Jardim Alvarez
JACKSON LUIS MARTINS CACCIAMANI
Júlia Jaques Leal
Laura Habckost Dalla Zen
Lucas da Silva Leivas
Lurdes Zanchetta da Rosa
Madjiguene Rodrigues Rangel
Mayra da Silva Cutruneo Ceschini
Natieli Luiza Branco
Patrícia Altermann Batista da Rosa
Pedro da Silva Borges Freitas
Rita de Cássia Angeieski da Silveira
Rita de Cássia Angeieski da Silveira
Ronan Moura Franco
Uilson Tuiuti de Vargas Gonçalves
VERA LUCIA DUARTE FERREIRA

Página gerada em 21/12/2024 13:09:06 (consulta levou 0.182080s)