Nome da Atividade
				PRÁTICA ORIENTADA VI: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
				CÓDIGO
				17350220
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Docência compartilhada na Educação Infantil, com ênfase no planejamento e no trabalho colaborativo. Observação e participação na organização da rotina escolar e em atividades diversificadas relativas à docência em sala de aula. Reflexões sobre práticas de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas e realização de atividades de apoio ao trabalho pedagógico na creche e na pré-escola. Registro e documentação das experiências das crianças e da ação docente. Análise dos contextos de docência na Educação Infantil. Elaboração do Protocolo Orientador do Estágio, comprometido com uma abordagem pedagógica participativa, que vai embasar o estágio de docência na educação infantil em semestre posterior. Os projetos relacionados a esta PO são:
Memórias da alfabetização (301)
Banco de dados e acervos de alfabetização (264)
					Memórias da alfabetização (301)
Banco de dados e acervos de alfabetização (264)
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar aspectos teórico-metodológicos que sustentam a docência e as práticas educativas na educação infantil, refletindo sobre características e demandas dos sujeitos e contextos, metodologias e materiais pedagógicos. Realizar inserção em escola de educação infantil para desenvolver atividades de observação e análise de práticas com vistas ao planejamento do Protocolo Orientador do Estágio.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HORN, Maria da G. Souza. Sabores, Cores, Sons, Aromas: A organização dos espaços na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
 - GANDINI, Lella; HILL, Lynn; CADWELL, Louise; SCHWALL, Charles. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. 2ed. Porto Alegre: Penso, 2019.
 - KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
 
Bibliografia Complementar:
- RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
 - FREIRE, Madalena. A Paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
 - RAPOPORT, Andrea et al. O dia a dia na educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.
 - REGGIO CHILDREN; ESCOLAS E CRECHES DA INFÂNCIA DE REGGIO EMILIA. As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia. Trad. Guilherme Adami. Porto Alegre: Penso, 2020.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 30 | 21 | 
Pedagogia  (Licenciatura - Noturno)  Horários 					
  | 
					
ELISA DOS SANTOS VANTI Professor Regente MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE Professor responsável pela turma  | 
				
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| PRÁT.EDUC.VII-ESTÁG. DE RESP.EM GESTÃO ESCOLAR | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |