Nome do Projeto
Pedagogia da Presença: redes de desenvolvimento humano em tempos de pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2020 - 20/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Esta proposta tem a intenção de fortalecer as redes de desenvolvimento junto a profissionais da educação em tempos de pandemia através de encontros e construção de estratégias para a promoção de saúde mental, bem-estar e formação continuada de professores. A necessidade de isolamento social mudou a configuração do trabalho docente e ampliou suas demandas por formação humana, uma vez que o professor já não atua somente nos ambientes escolares, mas é solicitado a orientar as rotinas das famílias de modo que a educação das crianças e jovens possa ocorrer, agora, de forma remota. Estas mudanças não somente sobrecarregam o trabalho docente como também afetam seu desenvolvimento emocional. Neste contexto, o projeto exercita uma pedagogia da presença mediante práticas de reflexão e cuidado de si. Além disso, fomenta o planejamento de um retorno ao trabalho presencial pós-pandemia, baseado em outras estratégias de acolhimento para as crianças e relação entre os pares.

Objetivo Geral

Fomentar processos de (auto)formação e desenvolvimento emocional, ressignificando memórias e concepções sobre o trabalho docente para as necessidades humanas em cenários de pandemia e pós-pandemia.

Justificativa

Esta proposta será desenvolvida no contexto do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LABForma), permitindo o fortalecimento da relação escola-universidade e a ampliação dos processos formativos dos profissionais de Educação, assim como dos estudantes do curso de Pedagogia. Neste momento de pandemia, é premente a necessidade de diálogo sobre o sentido do fazer humano e as perspectivas para o trabalho docente pós-pandemia. Isso promove uma pedagogia da presença que qualifica tanto os aspectos profissionais, quanto os movimentos subjetivos e intersubjetivos, trazendo a todos saúde mental, bem-estar, senso de compaixão e pertencimento.

Metodologia

A proposta vincula-se a uma perspectiva hermenêutica-reconstrutiva, que considera a historicidade dos sujeitos e dos acontecimentos para uma compreensão mais ampliada e situada contextualmente. A proposta efetiva-se em circuitos de encontros semanais/quinzenais, de 2h, com diálogos e atividades lúdicas sobre a capacidade humana de ampliar a resiliência, a tolerância e a consciência de si e do outro na relação pedagógica. A intenção é desenvolver uma maquinaria de afetos e habilidades para lidar em um novo cenário educacional, reconhecendo em si e no outro a diversidade que nos aproxima e fortalece nossa humanidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Aproximação com as instituições de ensino e grupos de professores, especialmente de Educação Infantil.
Desenvolvimento emocional dos professores e qualificação das relações humanas e pedagógicas durante e após a pandemia.
Qualificação dos processos de formação profissional inicial e continuada dos professores através de uma escuta sensível de si.
Fortalecimento de imagens positivas do ser professor, rompendo com mitos sobre a redenção social através da docência.

Página gerada em 18/05/2025 11:34:04 (consulta levou 0.226428s)