Nome do Projeto
				Pedagogia da Presença: redes de desenvolvimento humano em tempos de pandemia
				
								Ênfase
				Extensão
				
								Data inicial - Data final
				02/06/2020 - 20/12/2022
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Humanas				
								Eixo Temático (Principal - Afim)
				Educação / Cultura
				
								Linha de Extensão
				Temas específicos / Desenvolvimento humano 
				
								Resumo
				Esta proposta tem a intenção de fortalecer as redes de desenvolvimento junto a profissionais da educação em tempos de pandemia através de encontros e construção de estratégias para a promoção de saúde mental, bem-estar e formação continuada de professores. A necessidade de isolamento social mudou a configuração do trabalho docente e ampliou suas demandas por formação humana, uma vez que o professor já não atua somente nos ambientes escolares, mas é solicitado a orientar as rotinas das famílias de modo que a educação das crianças e jovens possa ocorrer, agora, de forma remota. Estas mudanças não somente sobrecarregam o trabalho docente como também afetam seu desenvolvimento emocional. Neste contexto, o projeto exercita uma pedagogia da presença mediante práticas de reflexão e cuidado de si. Além disso, fomenta o planejamento de um retorno ao trabalho presencial pós-pandemia, baseado em outras estratégias de acolhimento para as crianças e relação entre os pares.
				
				
				
			Objetivo Geral
Fomentar processos de (auto)formação e desenvolvimento emocional, ressignificando memórias e concepções sobre o trabalho docente para as necessidades humanas em cenários de pandemia e pós-pandemia.
						Justificativa
Esta proposta será desenvolvida no contexto do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LABForma), permitindo o fortalecimento da relação escola-universidade e a ampliação dos processos formativos dos profissionais de Educação, assim como dos estudantes do curso de Pedagogia. Neste momento de pandemia, é premente a necessidade de diálogo sobre o sentido do fazer humano e as perspectivas para o trabalho docente pós-pandemia. Isso promove uma pedagogia da presença que qualifica tanto os aspectos profissionais, quanto os movimentos subjetivos e intersubjetivos, trazendo a todos saúde mental, bem-estar, senso de compaixão e pertencimento.
						Metodologia
A proposta vincula-se a uma perspectiva hermenêutica-reconstrutiva, que considera a historicidade dos sujeitos e dos acontecimentos para uma compreensão mais ampliada e situada contextualmente. A proposta efetiva-se em circuitos de encontros semanais/quinzenais, de 2h, com diálogos e atividades lúdicas sobre a capacidade humana de ampliar a resiliência, a tolerância e a consciência de si e do outro na relação pedagógica. A intenção é desenvolver uma maquinaria de afetos e habilidades para lidar em um novo cenário educacional, reconhecendo em si e no outro a diversidade que nos aproxima e fortalece nossa humanidade.
						Indicadores, Metas e Resultados
Aproximação com as instituições de ensino e grupos de professores, especialmente de Educação Infantil.
Desenvolvimento emocional dos professores e qualificação das relações humanas e pedagógicas durante e após a pandemia.
Qualificação dos processos de formação profissional inicial e continuada dos professores através de uma escuta sensível de si.
Fortalecimento de imagens positivas do ser professor, rompendo com mitos sobre a redenção social através da docência.
						Desenvolvimento emocional dos professores e qualificação das relações humanas e pedagógicas durante e após a pandemia.
Qualificação dos processos de formação profissional inicial e continuada dos professores através de uma escuta sensível de si.
Fortalecimento de imagens positivas do ser professor, rompendo com mitos sobre a redenção social através da docência.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ADRIANE LEROA IRIGONHÉ | |||
| ADRIANE VIEIRA GRIMM | |||
| ALESSANDRA LONDERO ALMEIDA | |||
| ALESSANDRA LONDERO ALMEIDA | |||
| ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM | |||
| BRUNA IVANIR MORO | |||
| CAMILA CARDOSO NEVES | |||
| CAROLINA BARCELOS DUARTE | |||
| CAROLINE FLORES DE OLIVEIRA | |||
| CINTIA RIO BRANCO PEREIRA | |||
| DAIANE LILGE VIEIRA | |||
| DANDARA LIMA CARDOSO | |||
| DYULIA AMANDA DE SOUZA PINHEIRO | |||
| ELISA DOS SANTOS VANTI | 12 | ||
| ERIKA LEITE CARDOSO | |||
| ERIKA LEITE CARDOSO | |||
| ESTEFÂNIA ALVES KONRAD | |||
| FRANCINE DE VARGAS DA SILVA | |||
| GABRIELLA VETROMILLA MARTINS | |||
| INDIARA DA FONSECA GONÇALVES | |||
| IZADORA FEIJÓ DA SILVA | |||
| JANAINA MARTINS CORRÊA | |||
| JANETE DOS SANTOS CASARIN | |||
| JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE | 5 | ||
| JULIANA ALOY BERNY | |||
| JULIANA LEMES RIBEIRO | |||
| JULIANA MARQUES DE FARIAS | |||
| LAIS RIBEIRO SOLER | |||
| LAIS RIBEIRO SOLER | |||
| LARISSA DOS SANTOS NUNES | |||
| LARISSA SOARES PRIEBE | |||
| LARISSA SOARES PRIEBE | |||
| LAÍS DA ROSA PEDROZO | |||
| LIANE LEMOS MORALES DAS NEVES | |||
| MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE | 18 | ||
| MARCELO OLIVEIRA DA SILVA | 1 | ||
| MARIA DE NAZARE GOMES DOS SANTOS | |||
| MARIO AUGUSTO LANA NOVAIS | |||
| MIRIAN DOS SANTOS CARVALHO | |||
| NARACI PARACY RIBAS | |||
| NICOLE SAN MARTIN SOARES | |||
| PAOLA CASSURIAGA SANDIM | |||
| RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS | 8 | ||
| ROGERIO COSTA WURDIG | 2 | ||
| SHAIANE PIZANI SILVEIRA | |||
| TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
| TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
| TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
| TAMIRES LACERDA MACHADO | |||
| TATIANE MENA SILVEIRA MELGARES |