Nome do Projeto
Pedagogia da Presença: redes de desenvolvimento humano em tempos de pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2020 - 20/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Esta proposta tem a intenção de fortalecer as redes de desenvolvimento junto a profissionais da educação em tempos de pandemia através de encontros e construção de estratégias para a promoção de saúde mental, bem-estar e formação continuada de professores. A necessidade de isolamento social mudou a configuração do trabalho docente e ampliou suas demandas por formação humana, uma vez que o professor já não atua somente nos ambientes escolares, mas é solicitado a orientar as rotinas das famílias de modo que a educação das crianças e jovens possa ocorrer, agora, de forma remota. Estas mudanças não somente sobrecarregam o trabalho docente como também afetam seu desenvolvimento emocional. Neste contexto, o projeto exercita uma pedagogia da presença mediante práticas de reflexão e cuidado de si. Além disso, fomenta o planejamento de um retorno ao trabalho presencial pós-pandemia, baseado em outras estratégias de acolhimento para as crianças e relação entre os pares.
Objetivo Geral
Fomentar processos de (auto)formação e desenvolvimento emocional, ressignificando memórias e concepções sobre o trabalho docente para as necessidades humanas em cenários de pandemia e pós-pandemia.