Nome do Projeto
Pedagogia da Presença: redes de desenvolvimento humano em tempos de pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2020 - 20/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Esta proposta tem a intenção de fortalecer as redes de desenvolvimento junto a profissionais da educação em tempos de pandemia através de encontros e construção de estratégias para a promoção de saúde mental, bem-estar e formação continuada de professores. A necessidade de isolamento social mudou a configuração do trabalho docente e ampliou suas demandas por formação humana, uma vez que o professor já não atua somente nos ambientes escolares, mas é solicitado a orientar as rotinas das famílias de modo que a educação das crianças e jovens possa ocorrer, agora, de forma remota. Estas mudanças não somente sobrecarregam o trabalho docente como também afetam seu desenvolvimento emocional. Neste contexto, o projeto exercita uma pedagogia da presença mediante práticas de reflexão e cuidado de si. Além disso, fomenta o planejamento de um retorno ao trabalho presencial pós-pandemia, baseado em outras estratégias de acolhimento para as crianças e relação entre os pares.

Objetivo Geral

Fomentar processos de (auto)formação e desenvolvimento emocional, ressignificando memórias e concepções sobre o trabalho docente para as necessidades humanas em cenários de pandemia e pós-pandemia.

Justificativa

Esta proposta será desenvolvida no contexto do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LABForma), permitindo o fortalecimento da relação escola-universidade e a ampliação dos processos formativos dos profissionais de Educação, assim como dos estudantes do curso de Pedagogia. Neste momento de pandemia, é premente a necessidade de diálogo sobre o sentido do fazer humano e as perspectivas para o trabalho docente pós-pandemia. Isso promove uma pedagogia da presença que qualifica tanto os aspectos profissionais, quanto os movimentos subjetivos e intersubjetivos, trazendo a todos saúde mental, bem-estar, senso de compaixão e pertencimento.

Metodologia

A proposta vincula-se a uma perspectiva hermenêutica-reconstrutiva, que considera a historicidade dos sujeitos e dos acontecimentos para uma compreensão mais ampliada e situada contextualmente. A proposta efetiva-se em circuitos de encontros semanais/quinzenais, de 2h, com diálogos e atividades lúdicas sobre a capacidade humana de ampliar a resiliência, a tolerância e a consciência de si e do outro na relação pedagógica. A intenção é desenvolver uma maquinaria de afetos e habilidades para lidar em um novo cenário educacional, reconhecendo em si e no outro a diversidade que nos aproxima e fortalece nossa humanidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Aproximação com as instituições de ensino e grupos de professores, especialmente de Educação Infantil.
Desenvolvimento emocional dos professores e qualificação das relações humanas e pedagógicas durante e após a pandemia.
Qualificação dos processos de formação profissional inicial e continuada dos professores através de uma escuta sensível de si.
Fortalecimento de imagens positivas do ser professor, rompendo com mitos sobre a redenção social através da docência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE VIEIRA GRIMM
ALESSANDRA LONDERO ALMEIDA
ALESSANDRA LONDERO ALMEIDA
ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM
BRUNA IVANIR MORO
CAROLINE GARCIA LAFUENTE
Cintia Rio Branco Pereira
DAIANE LILGE VIEIRA
DANDARA LIMA CARDOSO
DYULIA AMANDA DE SOUZA PINHEIRO
ELISA DOS SANTOS VANTI8
ERIKA LEITE CARDOSO
ESTEFÂNIA ALVES KONRAD
FRANCINE DE VARGAS DA SILVA
GABRIELLA VETROMILLA MARTINS
INDIARA DA FONSECA GONÇALVES
IZADORA FEIJO DA SILVA
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE5
JULIANA ALOY BERNY
JULIANA MARQUES DE FARIAS
Janaina Martins Corrêa
Juliana Lemes Ribeiro
LAIS RIBEIRO SOLER
LAIS RIBEIRO SOLER
LARISSA DOS SANTOS NUNES
LARISSA SOARES PRIEBE
LARISSA SOARES PRIEBE
LIANE LEMOS MORALES DAS NEVES
LUCAS DA COSTA LAGE
Laís da Rosa Pedrozo
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE12
MARIO AUGUSTO LANA NOVAIS
MIRIAN DOS SANTOS CARVALHO
PAOLA CASSURIAGA SANDIM
RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA
RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS5
ROGERIO COSTA WURDIG2
SHAIANE PIZANI SILVEIRA
TAMARA INSAURIAGA BUENO
TAMARA INSAURIAGA BUENO
TAMARA INSAURIAGA BUENO
TATIANE MENA SILVEIRA MELGARES
VANESSA RIBEIRO DIOGO

Página gerada em 24/10/2021 19:55:46 (consulta levou 0.131264s)