Nome do Projeto
A Pedagogia do Ateliê na Formação Docente: Diálogo com o Feminino
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 30/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Projeto de Ensino intitulado: “Pedagogia do Ateliê na Formação Docente: diálogos com o feminino” inclui atividades práticas de ateliê na produção de materiais pedagógicos, centradas na criação e no protagonismo dos/as acadêmicos/as, além de um diálogo com aspectos teórico práticos das autoras da Pedagogia da Infância: Emmi Pikler, Elinor Goldschmied, Anne Marie Holm e Maria Montessori.

Objetivo Geral

Partindo do pressuposto de que o conjunto de atividades realizadas pelo/as acadêmicos/as, fora da estrutura curricular contribui significativamente para o seu processo de formação profissional, apresenta-se este projeto de Ensino que se propõem a contribuir com a ampliação de conhecimentos, a partir de propiciar a criação e/ou experienciar metodologias pedagógicas com diferentes linguagens para as aulas.

Justificativa

Visando uma educação de qualidade, ressalta-se a preocupação com a formação do futuro docente, para que assumam uma atitude crítica e reflexiva em relação a prática de ensino. Para tanto, atividades práticas são momentos em que a universidade deveria, mais do que nunca, ser provedora de espaços de formação qualificada e significativa, que permitam a criação e o protagonismo dos/as acadêmicos/as, além de um diálogo com aspectos teórico práticos de autoras da Pedagogia da Infância como Emmi Pikler, Elinor Goldschmied, Anne Marie Holm e Maria Montessori. Foram escolhidas autoras mulheres para que essa imersão possa intensificar o reconhecimento identitário positivo e de inspiração feminista favorável a emancipação da mulher na sociedade ontem e na atualidade.

Metodologia

A metodologia primará por espaço de reflexão e produção de materiais instrucionais para desenvolver práticas pedagógicas criativas, interativas e dinâmicas:
• Grupo de estudo, discussão e planejamento;
• A produção dos materiais
• Prática Pedagógica em Ateliê/Oficina


Indicadores, Metas e Resultados

• Fomentar o processo de produção;
• Problematizar sobre o que sabe e faz o professor em formação na perspectiva de uma articulação entre elementos teóricos (epistemológicos) e práticos (metodologias de ensino);
• Qualificar a formação do licenciado e do curso;
• Socialização das experiências.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE BRAGA DA SILVA
AMANDA BIELEMANN DA SILVA
ANDRESSA SILVEIRA LUZ
CAMILA XAVIER VIEIRA
CAMILY ALVES SAN MARTIN
CARLA BEDUHN WEBER
CASSIANA SILVA DE FREITAS
ELISA DOS SANTOS VANTI2
EMYLY JORDANA CUNHA COSTA
HELENA COLMAN PAIS
HELENARA PLASZEWSKI2
HELLEN BICHET SOARES
ISADORA CRUZ DOS SANTOS DOS SANTOS
JESSICA DE PAULA LONDERO
JULIA WARNKE RAMM
LIVIA OLIVEIRA DA ROSA
LUANA LEMES BEDUHN
MARIANA NOBRE SALTAO
NATANIELE DA ROSA PEREIRA
RAYNARA DE FREITAS NUNES
VANICE VALIM GARCIA

Página gerada em 20/04/2024 01:17:40 (consulta levou 0.373888s)