Nome do Projeto
A Pedagogia do Ateliê na Formação Docente: Diálogo com o Feminino
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 30/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Projeto de Ensino intitulado: “Pedagogia do Ateliê na Formação Docente: diálogos com o feminino” inclui atividades práticas de ateliê na produção de materiais pedagógicos, centradas na criação e no protagonismo dos/as acadêmicos/as, além de um diálogo com aspectos teórico práticos das autoras da Pedagogia da Infância: Emmi Pikler, Elinor Goldschmied, Anne Marie Holm e Maria Montessori.
Objetivo Geral
Partindo do pressuposto de que o conjunto de atividades realizadas pelo/as acadêmicos/as, fora da estrutura curricular contribui significativamente para o seu processo de formação profissional, apresenta-se este projeto de Ensino que se propõem a contribuir com a ampliação de conhecimentos, a partir de propiciar a criação e/ou experienciar metodologias pedagógicas com diferentes linguagens para as aulas.
Justificativa
Visando uma educação de qualidade, ressalta-se a preocupação com a formação do futuro docente, para que assumam uma atitude crítica e reflexiva em relação a prática de ensino. Para tanto, atividades práticas são momentos em que a universidade deveria, mais do que nunca, ser provedora de espaços de formação qualificada e significativa, que permitam a criação e o protagonismo dos/as acadêmicos/as, além de um diálogo com aspectos teórico práticos de autoras da Pedagogia da Infância como Emmi Pikler, Elinor Goldschmied, Anne Marie Holm e Maria Montessori. Foram escolhidas autoras mulheres para que essa imersão possa intensificar o reconhecimento identitário positivo e de inspiração feminista favorável a emancipação da mulher na sociedade ontem e na atualidade.
Metodologia
A metodologia primará por espaço de reflexão e produção de materiais instrucionais para desenvolver práticas pedagógicas criativas, interativas e dinâmicas:
• Grupo de estudo, discussão e planejamento;
• A produção dos materiais
• Prática Pedagógica em Ateliê/Oficina
• Grupo de estudo, discussão e planejamento;
• A produção dos materiais
• Prática Pedagógica em Ateliê/Oficina
Indicadores, Metas e Resultados
• Fomentar o processo de produção;
• Problematizar sobre o que sabe e faz o professor em formação na perspectiva de uma articulação entre elementos teóricos (epistemológicos) e práticos (metodologias de ensino);
• Qualificar a formação do licenciado e do curso;
• Socialização das experiências.
• Problematizar sobre o que sabe e faz o professor em formação na perspectiva de uma articulação entre elementos teóricos (epistemológicos) e práticos (metodologias de ensino);
• Qualificar a formação do licenciado e do curso;
• Socialização das experiências.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE BRAGA DA SILVA | |||
AMANDA BIELEMANN DA SILVA | |||
ANDRESSA SILVEIRA LUZ | |||
CAMILA XAVIER VIEIRA | |||
CAMILY ALVES SAN MARTIN | |||
CARLA BEDUHN WEBER | |||
CASSIANA SILVA DE FREITAS | |||
ELISA DOS SANTOS VANTI | 2 | ||
EMYLY JORDANA CUNHA COSTA | |||
ETIANE MESSA VALERIO | |||
HELENA COLMAN PAIS | |||
HELENARA PLASZEWSKI | 2 | ||
HELLEN BICHET SOARES | |||
IARA MARIA MORAES FERNANDES | |||
ISADORA CRUZ DOS SANTOS DOS SANTOS | |||
JESSICA CRISTINE TEIXEIRA FALCAO | |||
JESSICA DE PAULA LONDERO | |||
JOSIANE FERREIRA SOARES | |||
JULIA WARNKE RAMM | |||
LIVIA OLIVEIRA DA ROSA | |||
LUANA LEMES BEDUHN | |||
MARCELE ZANETTI SAMPAIO | |||
MARIA ANGELICA PEREIRA AMARAL | |||
MARIANA NOBRE SALTAO | |||
NATANIELE DA ROSA PEREIRA | |||
RAYNARA DE FREITAS NUNES | |||
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS | |||
VANICE VALIM GARCIA | |||
VERIDIANA RIBEIRO CELENTE |